Desde o início de sua carreira, o economista André Mantovani, graduado pela Unicamp e mestre em Ciências da Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, teve como meta impactar positivamente o ambiente à sua volta e agregar valor aos seus parceiros e clientes.
Depois de passar quatro anos como consultor de grandes empresas, sugerindo soluções para a saída de suas crises financeiras, ele pode sentir germinar a sua veia humanitária de empreendedor. Foi na extinta MTV Brasil que o empresário teve liberdade de colocar em prática toda a sua criatividade e ousadia produzindo conteúdos que marcaram uma geração e faziam o telespectador pensar sua função como cidadão, mais consciente de seu papel e de suas responsabilidades, sejam ambientais, sociais, sexuais ou políticas.
Foi ele o criador da campanha audaciosa, porém acertada, da MTV Brasil, que convidava os telespectadores a desligarem a TV e lerem um livro. "Quando eu apresentei essa ideia, o pessoal quase caiu da cadeira e me disse que eu era louco, que iria acabar com a TV", relembra Mantovani. A campanha, considerada o maior recall da história da emissora, rendeu prêmios e reconhecimento até no Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos.
E os prêmios não pararam por aí: Caboré, GP da Fundação Ayrton Senna, Veículo do Ano da Associação Brasileira de Propaganda, ANER - Capa do Ano da Revista MTV, Prêmio Colunistas, APCA e Prêmio Esso de Jornalismo. Foi sob a direção geral de Mantovani que a emissora triplicou sua audiência e faturamento e foi reconhecida nacional e internacionalmente como autoridade junto ao público jovem. O empresário ainda acumula passagens pela TVA Sistemas de Televisão, Canais Abril e Fundação Padre Anchieta/TV Cultura.
Reviravolta
Apesar dos 20 anos dedicados à televisão brasileira, André Mantovani decidiu deixar seu viés empreendedor e transformador falar mais alto. "Comecei a procurar alguma coisa que pudesse gerar impacto na sociedade. Como sempre tive uma independência muito grande no meu trabalho, percebi que era a hora de abrir o meu próprio negócio", explica.
Segundo o empreendedor, durante sua permanência na MTV, despertou-se uma ebulição criativa no país. "Depois que eu passei por isso e vi o fruto do meu trabalho ser tão reconhecido e ter tanto impacto, fui buscar algo que também gerasse impacto e que me realizasse". Foi aí que Mantovani partiu para o segmento da sustentabilidade. Abriu uma empresa de compostagem que coletava resíduos orgânicos de restaurantes, em São Paulo, e montava hortas urbanas ao redor destes estabelecimentos.
Neste momento, conheceu o trabalho do engenheiro agrônomo Rui Signori, que cuidava do telhado verde do Shopping Eldorado. O trabalho meticuloso chamou a atenção de Mantovani, ainda mais por ter identificado que o engenheiro tinha um perfil totalmente participativo nos projetos que desenvolvia. Estavam criadas as condições para juntar ambos os projetos e formar uma sociedade: surgia a Arueira Ambiental, em novembro de 2015.
A parceria entre André Mantovani e Rui Signori tem gerado excelentes resultados para seus clientes e isso inclui a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos dos edifícios por meio da destinação correta de seus resíduos, até o aumento da qualidade de vida dos usuários e funcionários dos empreendimentos.
A partir das soluções desenvolvidas pela Arueira, a economia em um edifício comercial em São Paulo pode chegar a 80%. Esta redução nas despesas do condomínio se dá porque o prédio deixa de gastar com a contratação de empresas especializadas para a coleta, já que a lei municipal exige que a responsabilidade pela destinação correta do resíduo seja do gerador, e passa a vender seu material reciclável. Em um edifício corporativo, a implantação de um projeto faz, via de regra, com que 50% de todo o lixo gerado seja reciclado.
Os sócios da Arueira já desenvolveram projetos de gestão de resíduos em condomínios empresariais e residenciais, colégios e shoppings e têm a expectativa de ampliar seus negócios e, assim, continuar contribuindo efetivamente com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos cidadãos.
Adicionalmente, perceber que a sociedade é a maior beneficiária de suas ações, graças ao seu espírito empreendedor e capacidade criativa, permite que Mantovani se identifique como agente transformador e ciente de que pode oferecer e criar muito mais.