Black Friday - Congresso 2025
 

Gestão de resíduos como profissão

Após bem-sucedida carreira à frente da MTV e TV Cultura, o executivo André Mantovani se especializa em reciclagem e vira agente transformador para condomínios corporativos


Desde o início de sua carreira, o economista André Mantovani, graduado pela Unicamp e mestre em Ciências da Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, teve como meta impactar positivamente o ambiente à sua volta e agregar valor aos seus parceiros e clientes.

Depois de passar quatro anos como consultor de grandes empresas, sugerindo soluções para a saída de suas crises financeiras, ele pode sentir germinar a sua veia humanitária de empreendedor. Foi na extinta MTV Brasil que o empresário teve liberdade de colocar em prática toda a sua criatividade e ousadia produzindo conteúdos que marcaram uma geração e faziam o telespectador pensar sua função como cidadão, mais consciente de seu papel e de suas responsabilidades, sejam ambientais, sociais, sexuais ou políticas.

Foi ele o criador da campanha audaciosa, porém acertada, da MTV Brasil, que convidava os telespectadores a desligarem a TV e lerem um livro. "Quando eu apresentei essa ideia, o pessoal quase caiu da cadeira e me disse que eu era louco, que iria acabar com a TV", relembra Mantovani. A campanha, considerada o maior recall da história da emissora, rendeu prêmios e reconhecimento até no Banco Mundial, em Washington, nos Estados Unidos.

E os prêmios não pararam por aí: Caboré, GP da Fundação Ayrton Senna, Veículo do Ano da Associação Brasileira de Propaganda, ANER - Capa do Ano da Revista MTV, Prêmio Colunistas, APCA e Prêmio Esso de Jornalismo. Foi sob a direção geral de Mantovani que a emissora triplicou sua audiência e faturamento e foi reconhecida nacional e internacionalmente como autoridade junto ao público jovem. O empresário ainda acumula passagens pela TVA Sistemas de Televisão, Canais Abril e Fundação Padre Anchieta/TV Cultura.

Reviravolta

Apesar dos 20 anos dedicados à televisão brasileira, André Mantovani decidiu deixar seu viés empreendedor e transformador falar mais alto. "Comecei a procurar alguma coisa que pudesse gerar impacto na sociedade. Como sempre tive uma independência muito grande no meu trabalho, percebi que era a hora de abrir o meu próprio negócio", explica.

Segundo o empreendedor, durante sua permanência na MTV, despertou-se uma ebulição criativa no país. "Depois que eu passei por isso e vi o fruto do meu trabalho ser tão reconhecido e ter tanto impacto, fui buscar algo que também gerasse impacto e que me realizasse". Foi aí que Mantovani partiu para o segmento da sustentabilidade. Abriu uma empresa de compostagem que coletava resíduos orgânicos de restaurantes, em São Paulo, e montava hortas urbanas ao redor destes estabelecimentos.

Neste momento, conheceu o trabalho do engenheiro agrônomo Rui Signori, que cuidava do telhado verde do Shopping Eldorado. O trabalho meticuloso chamou a atenção de Mantovani, ainda mais por ter identificado que o engenheiro tinha um perfil totalmente participativo nos projetos que desenvolvia. Estavam criadas as condições para juntar ambos os projetos e formar uma sociedade: surgia a Arueira Ambiental, em novembro de 2015.

A parceria entre André Mantovani e Rui Signori tem gerado excelentes resultados para seus clientes e isso inclui a redução do impacto ambiental, diminuição dos custos dos edifícios por meio da destinação correta de seus resíduos, até o aumento da qualidade de vida dos usuários e funcionários dos empreendimentos.

A partir das soluções desenvolvidas pela Arueira, a economia em um edifício comercial em São Paulo pode chegar a 80%. Esta redução nas despesas do condomínio se dá porque o prédio deixa de gastar com a contratação de empresas especializadas para a coleta, já que a lei municipal exige que a responsabilidade pela destinação correta do resíduo seja do gerador, e passa a vender seu material reciclável. Em um edifício corporativo, a implantação de um projeto faz, via de regra, com que 50% de todo o lixo gerado seja reciclado.

Os sócios da Arueira já desenvolveram projetos de gestão de resíduos em condomínios empresariais e residenciais, colégios e shoppings e têm a expectativa de ampliar seus negócios e, assim, continuar contribuindo efetivamente com o meio ambiente e com a qualidade de vida dos cidadãos.

Adicionalmente, perceber que a sociedade é a maior beneficiária de suas ações, graças ao seu espírito empreendedor e capacidade criativa, permite que Mantovani se identifique como agente transformador e ciente de que pode oferecer e criar muito mais.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP