Condor
 

Concluída obra do Hospital da Unimed em Campo Grande

Construído de maneira sustentável, empreendimento saiu de 3 mil m² para 23 mil m², e a capacidade de leitos subiu de 50 para 202

Os clientes da Unimed Campo Grande ganharam, no último dia 18/8, um hospital novinho em folha. A unidade ocupa uma área total de 22.819,76 m² distribuídos em nove andares e contempla 172 leitos, além de centro cirúrgico com dez salas e maternidade com UTI neonatal com 20 quartos de internação. A estrutura abriga ainda sete elevadores para transportar macas.

A obra teve início em fevereiro de 2015 e o principal desafio, a Thá Engenharia (que assina o trabalho), foi construir um hospital em cima de outro em funcionamento, sem interrupção no atendimento aos clientes.

"A expansão foi feita a partir do complexo já existente e com o hospital em pleno funcionamento. Algumas soluções de engenharia foram realizadas para minimizar os transtornos para os pacientes e funcionários. Foi construída paralelamente uma UTI 'provisória', mas afastada da torre principal; as paredes de alvenaria foram substituídas pelas paredes em drywall, tornando o processo de construção mais rápido e reduzindo a geração de resíduos durante o processo construtivo", conta o engenheiro responsável, Bruno Amadori, do Grupo Thá.

Entre as principais mudanças na concepção do novo hospital, a área construída e o número de leitos chamam a atenção: o empreendimento saiu de 3 mil m² para 23 mil m², e a capacidade de leitos subiu de 50 para 202. Além disso, o centro cirúrgico cresceu de quatro para dez salas e os cinco leitos de UTI se transformaram em 30.

Tecnologias prediais

Um detalhe que merece destaque na obra foi execução da estrutura metálica. "Esta foi uma das etapas de construção que mais tomou a atenção da equipe de engenharia. O sistema metálico multiandares, comparado a outras soluções de estruturas mais convencionais, reduziu significativamente o prazo de execução desta etapa, melhorando a relação custo x beneficio. Ainda tivemos um menor carregamento sobre as fundações do prédio, reduzindo também o custo de execução das fundações profundas e superficiais", conta o engenheiro.

O novo hospital da Unimed Campo Grande irá contar com o sistema de aquecimento solar da água dos chuveiros e torneiras, composto por 79 placas solares localizadas no terraço. "Como estamos em uma região de intensa insolação, em nossos primeiros testes realizados no sistema, o uso do gás GLP para ajudar no aquecimento da água praticamente não existiu", conclui Amadori.

O empreendimento foi construído de forma sustentável - com isolamento acústico e térmico, o que reduz o consumo de energia elétrica. O hospital também terá heliporto, equipamentos de alta tecnologia e oferecerá área de imagem com tomografia computadorizada de 128 canais, ultrassom, raio-x com tecnologia totalmente digital e hemodinâmica. Além disso, prevê espaço físico para ampliação de serviços, como ressonância magnética e mamografia.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP