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Vivante adota smartglasses para serviços de manutenção

Ferramentas de telemonitoramento dão apoio a técnicos que precisam realizar manutenção de equipamentos in loco

A Vivante, uma das principais referências em manutenção, gestão integrada de facilities e utilidades no Brasil, iniciou o uso de smartglasses (óculos inteligentes) em serviços de manutenção.

Com o intuito de oferecer mais ferramentas aos técnicos de campo, a empresa adquiriu três unidades do produto, que vão aprimorar a manutenção de equipamentos mais complexos e serviços que requerem intervenções críticas. Batizados de Vivante Manutenção Assistida, esses dispositivos são compostos por uma haste, lentes de acrílico e um aparelho que projeta imagens em uma mini tela acoplada, além de possuírem WiFi, Bluetooth, microfones, câmera e sensor ambiental para comandos por voz e gestos.

Para Luis Paulo Farias, coordenador de Análises Estratégicas da Vivante, os benefícios vão desde o aumento do grau de segurança, já que todas as intervenções críticas poderão ser registradas, até a possibilidade de se criar um canal entre o técnico operador em campo e estâncias superiores da empresa, com graus de especialização para o atendimento de determinado equipamento.

Essa nova ferramenta favorece e aprimora os serviços oferecidos pela empresa. Ela proporciona mais agilidade e integração no trabalho, custos reduzidos (no que diz respeito ao deslocamento dos funcionários), criação de evidências por meio de gravações e otimização do tempo, além de deixar as mãos livres para a execução das rotinas.

O projeto está na fase piloto. "Compramos três unidades do modelo intermediário, e com projeto para aquisição de mais dois", afirma Farias.  As possibilidades, no entanto, são promissoras. "Porém, nosso maior desafio neste primeiro momento, é conseguir a estabelecer uma conexão consistente entre o operador de campo e a central da empresa, pois a infraestrutura de telecomunicações do país é instável", aponta o executivo.

O benchmarking com empresas estrangeiras do segmento apontam a tendência de expansão deste conjunto de tecnologias, com projetos que abarcam realidade aumentada, big data, machinelearning e BIM (BuildingInformationModeling). "Para o desenvolvimento do projeto piloto, consultamos a instituição de maior destaque na área, a Augmented Reality Organization (www.augmentadreality.org), que acompanha o 'estado da arte' desta tecnologia no mundo. Estamos ainda numa fase embrionária no país se comparado a outros países, mas entendemos que o futuro da manutenção está intimamente ligado ao avanço tecnológico, principalmente no que tange à transformação digital", afirma Farias.

Comentário(s):

Danilo Horta - [email protected]
Hoje a tecnologia tem trazido excelentes ganhos na operação da manutenção, a pouco tempo o sistema mobile estava sendo implantado nas operações do dia a dia, hoje é uma realidade que tem grande integração com outros sistemas. A tecnologia do smartglasses terá um impacto muito positivo para operações/manutenções de sistemas críticos, uma vez que poderá ser assistida pelos fabricantes dos equipamentos.

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