Black Friday - Congresso 2025
 

Parede de musgo se alimenta de poluição

Desenvolvida na Alemanha, a CityTree equivale a 275 árvores naturais, requer apenas 6 horas para ser instalada e tem fácil manutenção

Retangular, plana, sem tronco e com folhas de musgo. Essas são as características da "CityTree, a árvore da cidade", uma estrutura móvel criada pelo grupo alemão Green City Solutions, que tenta combater um dos problemas ambientais mais graves do Planeta: a poluição do ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta é a causa de até sete milhões de mortes por ano.

Equivalente a 275 árvores naturais, a City Tree ocupa 99% menos espaço e pode absorver 250 gramas de partículas por dia e armazenar 240 toneladas métricas de CO2 por ano. Sua instalação leva cerca de seis horas e é fácil manutenção (possível até mesmo à distância, pelo computador), uma vez que a sua estrutura possui sensores embutidos que controlam a umidade do solo, a temperatura do ar e a qualidade de água. Eles também conseguem medir a qualidade do ar e avaliar sua eficiência. 

"O musgo consegue armazenar todas as partículas da poluição e usá-las como nutrientes", afirma Liang Wu, cofundador da Green City Solutions. A promessa é reduzir em 30% da poluição local em um raio de cinquenta metros.

Mas tudo tem um custo. Plantar e manter uma árvore tradicional custa cerca de R$ 3 mil por década enquanto uma CityTree custa cerca de R$ 90 mil.

A estrutura já está presente em 25 cidades, com instalações permanentes em Oslo (Noruega), Paris (França), Dresden, Klingenthal (ambas na Alemanha) e Hong Kong (China). Será que teremos em breve um exemplar no Brasil?

Confira o vídeo de apresentação da Green City Solutions.

Fotos: Green City Solutions

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP