Condor
 

Construção civil lidera demandas de empresas de containers e módulos

Estruturas se mostram opção econômica, versátil e ambientalmente correta para canteiros de obras

Apesar do momento difícil pelo qual passa a construção civil, este ainda é o maior mercado para as empresas de containers e módulos habitáveis. Na NHJ do Brasil, uma das maiores empresas do setor, por exemplo, os contratos voltados para construção respondem por cerca de 70% do faturamento. "Mesmo com a crise, este ainda é nosso foco e é de onde chega boa parte dos nossos clientes. Em função da tradicional aplicação em canteiros de obras, a demanda neste segmento se mantém expressiva", pontua Claudia Rodrigues, gerente comercial da NHJ.

Substituindo estruturas em alvenaria nos canteiros, como escritórios, vestiários e banheiros, os módulos e containers são indicados especialmente para obras rápidas ou que exigem espaço ou ainda para intervenções que desmobilizam equipes gradativamente. "Uma obra com determinadas atividades como fundação pede canteiros que não ocupem áreas fixas. É preciso remanejar as estruturas do canteiro para movimentar os equipamentos, por exemplo. Nesses casos, os módulos são boas opções pela sua característica de mobilidade. Grandes obras, que vão sendo cumpridas em etapas e, portanto, vão reduzindo seus canteiros gradativamente, também se beneficiam, pois com módulos as estruturas de apoio também podem ser desfeitas gradualmente", explica. "Além disso, sai mais barato alugar um container do que construir as estruturas de apoio do canteiro, podendo custar até 50% menos".

Outro ponto forte é a sustentabilidade, já que a adoção de containers e módulos diminui a geração de resíduos sólidos no canteiro, pois os processos de montagem e desmontagem são limpos. E uma mesma estrutura pode ser utilizada em diversas obras, por muitos anos. Sem falaar que tais estruturas são mais facilmente adequáveis às rigorosas exigências do Ministério do Trabalho.

Segundo Weslley Gimenes, engenheiro civil, os módulos têm ainda a vantagem de poderem ser montados como lego, sendo ampliados com acoplamento e empilhamento. Há estruturas de até três andares e que podem ser preparadas para qualquer uso, com isolamento térmico, climatização, isolamento acústico, preparação para água e esgoto e para eletricidade.

No caso da construção civil, Weslley explica que o mais comum é o aluguel das unidades. "Embora seja possível comprar módulos e containers para uso em canteiros de obra, o aluguel acaba sendo um negócio melhor, pois o cliente não precisa se preocupar com o espaço para manter as estruturas enquanto não estiverem em uso", destaca.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP