Condor
 

Usina de lixo sem incineração

Projeto pioneiro no Brasil será instalado em Boa Esperança, no Sul de Minas, a partir da tecnologia de gaseificação

O município de Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, deverá receber em breve a primeira usina do Brasil a gerar energia elétrica a partir do lixo dos moradores. A expectativa é que as obras para a implantação do projeto, que é comandado por Furnas Centrais Elétricas, se iniciem no segundo semestre deste ano, com operação apenas em 2019.

A primeira fase, desenvolvida nos últimos cinco anos, foi concentrada em realizar pesquisas e testes realizados em uma planta experimental em Mauá, no interior de São Paulo. A próxima etapa consiste em avaliar se a energia gerada é suficiente para comercialização e no início das obras, previstas para o segundo semestre deste ano em um terreno de 7,8 mil m2 cedido pela prefeitura de Boa Esperança.

O grande deferencial do projeto, fruto de um investimento de R$ 32 milhões, é a utilização da gaseificação a leito fluidizado, uma tecnologia 100% nacional que emite menos poluentes que outros processos já existentes. "A taxa de poluentes é muito baixa. É uma tecnologia que a gente entende que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos de uma maneira geral e através do gás produzido, gerar a energia elétrica", diz Nélson Araújo dos Santos, Pesquisa e Desenvolvimento de Furnas.

Em um primeiro momento, a energia será utilizada apenas em prédios públicos do município. Com as duas primeiras etapas concluídas, a terceira será responsável por comercializar o produto final, lembrando que trata-se de um trabalho de pesquisa, sem característica comercial. Somente após a conclusão das três etapas é que a energia será transmitida pela rede da  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Vale informar ainda que, com a instalação da usina, todo o lixo depositado no aterro sanitário da cidade e outros resíduos recolhidos no município servirão de combustível para a geração de energia elétrica.

Foto: Divulgação Furnas Centrais Elétricas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP