PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Usina de lixo sem incineração

Projeto pioneiro no Brasil será instalado em Boa Esperança, no Sul de Minas, a partir da tecnologia de gaseificação

O município de Boa Esperança, no Sul de Minas Gerais, deverá receber em breve a primeira usina do Brasil a gerar energia elétrica a partir do lixo dos moradores. A expectativa é que as obras para a implantação do projeto, que é comandado por Furnas Centrais Elétricas, se iniciem no segundo semestre deste ano, com operação apenas em 2019.

A primeira fase, desenvolvida nos últimos cinco anos, foi concentrada em realizar pesquisas e testes realizados em uma planta experimental em Mauá, no interior de São Paulo. A próxima etapa consiste em avaliar se a energia gerada é suficiente para comercialização e no início das obras, previstas para o segundo semestre deste ano em um terreno de 7,8 mil m2 cedido pela prefeitura de Boa Esperança.

O grande deferencial do projeto, fruto de um investimento de R$ 32 milhões, é a utilização da gaseificação a leito fluidizado, uma tecnologia 100% nacional que emite menos poluentes que outros processos já existentes. "A taxa de poluentes é muito baixa. É uma tecnologia que a gente entende que consegue dar destino para todos os resíduos sólidos de uma maneira geral e através do gás produzido, gerar a energia elétrica", diz Nélson Araújo dos Santos, Pesquisa e Desenvolvimento de Furnas.

Em um primeiro momento, a energia será utilizada apenas em prédios públicos do município. Com as duas primeiras etapas concluídas, a terceira será responsável por comercializar o produto final, lembrando que trata-se de um trabalho de pesquisa, sem característica comercial. Somente após a conclusão das três etapas é que a energia será transmitida pela rede da  Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Vale informar ainda que, com a instalação da usina, todo o lixo depositado no aterro sanitário da cidade e outros resíduos recolhidos no município servirão de combustível para a geração de energia elétrica.

Foto: Divulgação Furnas Centrais Elétricas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP