Sorteios 11ª Expo
 

Pós-venda é um dos pontos nos quais as Facilities Services Companies precisam estar atentas

José João Fiasco, especialista em Facility e Property Management, analisa o cenário do mercado pós-pandemia. Garanta insights valiosos.

Por Léa Lobo

José João Fiasco

A pandemia de COVID-19 marcou um ponto de virada significativo para o setor de serviços de Facilities, provocando uma reavaliação profunda de sua importância e funcionamento. Conforme relatado por José João Fiasco, Partner na Spherus Consultoria e Gestão, a crise sanitária global evidenciou a essencialidade desses serviços, não apenas como suporte operacional, mas como elementos centrais na estratégia de negócios das empresas. Esta transformação demanda uma reflexão sobre as práticas atuais e o futuro do setor, considerando especialmente a arte do pós-venda e a revolução tecnológica em curso. “A pandemia redefiniu as expectativas em relação aos Facilities Services, destacando a necessidade de adaptabilidade, inovação tecnológica e uma nova filosofia de pós-venda. A transição de um papel secundário para uma função estratégica sublinha a importância de repensar a entrega e gestão desses serviços”, pontuou.

No cenário atual, onde os serviços de Facilities tornaram-se fundamentais, o investimento em treinamento qualificado e supervisão eficaz emerge como diferencial competitivo. Este enfoque não apenas eleva o padrão de serviço, mas também fortalece o relacionamento com os clientes, oferecendo uma base sólida para a fidelização e satisfação. “A abordagem ao pós-venda nos serviços de Facilities enfrenta uma lacuna significativa, com grande potencial para se tornar um diferencial de mercado. A atenção contínua e personalizada ao cliente pode transformar a experiência de serviço, adaptando-se às necessidades em constante evolução e destacando-se em um mercado competitivo”, ressalva Fiasco.

Fiasco pontua também que os condomínios, sejam residenciais, corporativos ou logísticos, enfrentam desafios únicos em adaptar-se às novas realidades operacionais e climáticas. A flexibilidade e inovação nos serviços de Facilities são vitais para enfrentar essas mudanças, garantindo a segurança, conforto e eficiência. E ainda, completa, “a tecnologia desempenha um papel crucial na transformação dos serviços de Facilities, possibilitando a otimização de custos e a melhoria contínua da qualidade do serviço. A adoção de soluções inovadoras permite uma gestão mais eficiente e uma resposta mais rápida às necessidades dos clientes.

Destacou ainda que a integração e comunicação efetiva entre as diversas áreas de serviço (segurança, limpeza, manutenção e todos os outros Facilities Services) é fundamental para melhorar a eficiência operacional e a satisfação do cliente. Uma abordagem holística aos serviços de Facilities, aqui denominado IFM – Integrated Facilities Services, pode significativamente elevar o padrão de qualidade e eficiência.

Por fim, concluiu que a pandemia acelerou uma transformação indispensável no setor de serviços de Facilities, ressaltando a importância da inovação, qualificação profissional e de uma estratégia de pós-venda integrada e atenta. Este período de mudanças representa uma oportunidade única para redefinir os padrões de excelência, preparando o terreno para o sucesso sustentável em um mundo pós-pandêmico.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP