3º Fórum InfraFM Indústrias
 

EATON comemora 65 anos de Brasil

Transição energética, sustentabilidade e digitalização são os principais focos da empresa

A EATON celebra 65 anos de Brasil com uma trajetória que teve início em São José dos Campos (SP) com a inauguração da primeira fábrica da multinacional fora dos Estados Unidos. A introdução no setor elétrico, segmento em que a empresa já tinha sólida atuação globalmente, aconteceu em 1979 com a aquisição da Cutler-Hammer e o portfólio completo de dispositivos de energia.

Atualmente, uma planta industrial em Porto Feliz e um escritório em São Paulo se dedicam ao mercado elétrico e outras quatro plantas do país (Caxias do Sul, Mogi Mirim, São José dos Campos e Valinhos) desenvolvem e produzem soluções para o setor automotivo. Ao longo das últimas décadas, a EATON cresceu em solo brasileiro conquistando marcos relevantes e fornecendo suas tecnologias para os mais diversos clientes, como concessionárias de energia, redes de fast food, estádios, hospitais, emissoras de TV, usinas, mineradoras, shoppings, hotéis e centros de pesquisa. No segmento automotivo e do agronegócio, grandes montadoras de veículos comerciais, vocacionais, carros de passeio e máquinas agrícolas são clientes da empresa.

Para acompanhar um mercado que está em constante evolução, uma estratégia sólida focada em três importantes macrotendências: transição energética, sustentabilidade e digitalização está norteando os negócios da multinacional a nível global e local. "Como uma empresa de gerenciamento inteligente de energia, a EATON tem o compromisso de impactar a vida de pessoas e empresas fornecendo soluções eficientes e sustentáveis. Para isso, ao longo dos anos, expandimos nosso conhecimento e portfólio integrando competências por meio de novos desenvolvimentos e aquisições estratégicas para o setor elétrico, sempre com a visão de suportar nossos clientes nas fases de transição da indústria e atender as novas demandas em digitalização e sustentabilidade", comenta Gustavo Schmidt, vice-presidente e gerente geral do setor Elétrico da EATON para a América Latina.

O Grupo Elétrico é dividido em seis frentes de atuação: Power Distribution e Bussmann Series (Distribuição, controle e automação de sistemas de energia elétrica como disjuntores, fusíveis, contatores, comando e sinalização, CLP, entre outros ); Power Systems (religadores, equipamentos de proteção de redes subterrâneas, capacitores e automação de redes de distribuição); Life & Safety (iluminação de emergência e sistemas de alarme de incêndio); Residencial (dispositivos de proteção residenciais); Crouse-Hinds Series (Iluminação LED e Plugues para aplicações em atmosferas explosivas) e, por fim, CPDI ((UPS/Nobreaks, softwares de gerenciamento de energia e data center, conectividade, baterias, serviços de manutenção e estudos elétricos).

Com foco em ter um portfólio completo e abrangente, empresas importantes do setor elétrico foram adquiridas. Após a Cutler-Hammer, em 1994, as aquisições da Westinghouse, Blindex e Marine&Daminelli garantiram um passo relevante para ampliação da atuação da EATON no país, com um portfólio de componentes para distribuição, controle e automação de energia elétrica, além de painéis elétricos. Em 2004, a aquisição da Powerware contribuiu para a estrutura atual de CPDI, enquanto em 2008, com a compra da Moeller, a multinacional trouxe um conjunto de soluções totalmente voltado ao mercado brasileiro, seguindo todas as normas técnicas locais - hoje formam o portfólio IEC. Já em 2012, a compra da Cooper Industries possibilitou o retorno ao segmento de concessionárias de energia elétrica em toda América Latina, com o portfólio da Power Systems e a entrada em novos mercados e soluções para as frentes de Life&Safety, Bussmann e Crouse-Hinds. A CPDI - antiga Power Quality - passou por essa mudança devido a um alinhamento estratégico para prover mais produtos e serviços através de aquisições de empresas como Optimum Path Systems e TrippLite.

A expertise global e o padrão de excelência da EATON no setor elétrico renderam certificação World Class para a operação de Porto Feliz, conquistas e cases de destaque no Brasil. A atuação da EATON também é totalmente consolidada no âmbito de transmissão eficiente de energia, afinal todas as concessionárias de energia que atuam no país, inclusive em áreas rurais, possuem produtos EATON em suas malhas elétricas e utilizam tecnologias de controle e gerenciamento.

Além disso, um exemplo recente de solução apresentada ao mercado que unifica a expertise da EATON em gerenciamento inteligente de energia é o Brightlayer. A solução consolida produtos com conectividade aliados à plataforma digital, software, colaboração e análise, permitindo uma experiência e gestão elevada para clientes diversos. "Temos uma estratégia de transformação digital a nível global, que contempla fatores importantes como novos modelos de negócio, experiência digital do cliente e aumento de produtividade. Iniciativas como o Projeto Digital Office tem o objetivo de automatizar informações em tempo real, levando nossos negócios a um novo patamar", finaliza Schmidt.

​Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP