NEOWRK
 

Trabalho remoto: novas medidas provisórias reforçam necessidade de modernização do RH

Adoção de tecnologia auxilia na desburocratização de processos e permite a adequação às exigências das MPs

São Paulo, abril de 2022 - A regulamentação do teletrabalho foi instituída pela reforma trabalhista (lei 13.467/17), e foi uma das principais medidas adotadas pelos empregadores para enfrentamento do estado de calamidade durante a pandemia da Covid-19. Recentemente, foram publicadas as medidas provisórias (MP) 1.108/22 e 1.109/22, que modificaram consideravelmente o texto original da reforma trabalhista quanto ao teletrabalho, com o intuito de conferir mais segurança jurídica a esta modalidade de contratação.

Entre as alterações, está a possibilidade de contratação em regime de teletrabalho por jornada e por produção ou tarefa. O texto original do artigo 62, III, da CLT, inserido pela reforma trabalhista, excluía todos os empregados em regime de teletrabalho do controle de jornada. Com a nova redação dada pela MP ao artigo 62, III, da CLT, apenas os empregados em regime de teletrabalho que prestarem serviços por produção ou por tarefa estão expressamente excluídos do regime legal de jornada.

Já o trabalhador em regime de teletrabalho (ou trabalho remoto), que prestar serviços por jornada, via de regra, deverá ter o seu horário de trabalho controlado pelo empregador e, consequentemente, fará jus ao recebimento de horas extras típicas sempre que a sua jornada laboral exceder os limites legais previstos na CLT.

"Por isso, os gestores precisam ficar muito atentos às regras presentes em cada modalidade de contrato adotada para seus trabalhadores. Contudo, um ponto positivo é que, no caso da marcação de ponto, por exemplo, já há soluções tecnológicas que permitem às empresas controlar a jornada do colaborador de forma simples e descomplicada", explica Glaucia Afonso, gerente de Produtos da ADP.

A ADP, por exemplo, já disponibiliza atualmente aos clientes, integrado ao ADP eXpert, sistema de gestão de folha de pagamento da companhia, o serviço de ponto digital. Os funcionários das empresas atendidas pela solução conseguem acessar - por meio de celulares, notebooks ou PCs - o Service Place, um portal que disponibiliza todas as informações importantes ao colaborador. Permite, ainda, a marcação do ponto de forma bem rápida.

A executiva salienta, ainda, que as MPs reforçam a necessidade das empresas de adotar tecnologias que permitam a sua adequação às novas formas de trabalho, que vêm se consolidando de modo ainda mais acelerado no período pós-pandemia.

Outra solução inovadora disponibilizada pela ADP, desenvolvida para atender exatamente às novas demandas trazidas pelo trabalho remoto, é a admissão digital. Por meio dessas soluções, o novo funcionário realiza os procedimentos de entrega e assinatura de todos os documentos necessários para admissão online, de forma rápida, descomplicada e segura. Para os recrutadores, as inovações asseguram mais eficiência, uma vez que eliminam o trabalho burocrático. 

Foto: Divulgação.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP