Workplace inclusivo

CI&T recebe premiação na sede da ONU, nos EUA, por Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência

Notícia publicada em 12 de dezembro de 2018

Durante um evento, em Nova Iorque na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12), a CI&T, multinacional especializada em transformação digital de grandes marcas com presença mundial, recebeu o Prêmio Reconhecimento Global: "Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência - 2018", com destaque na categoria "Protagonismo" por sua iniciativa: o Instituto CI&T.

A premiação na ONU traduz a construção de um futuro promissor às pessoas com deficiência e uma geração de empresas mais bem preparadas e empenhadas na promoção de ambientes inclusivos de trabalho. "Buscamos criar projetos sustentáveis para que as pessoas com deficiência possam ter plenas condições de trabalhar e de se desenvolver em nossos ambientes de trabalho, de forma inclusiva e autônoma", disse Marília Honório, gerente de pessoas da CI&T, nos Estados Unidos.

"Além do Include Day, que é o nosso evento com desafio tecnológico para capacitação e contratação de pessoas com deficiência, criamos o Instituto CI&T, voltado ao aprendizado de tecnologias para esses profissionais. Somos uma companhia afortunada e composta por profissionais especialmente qualificados em tecnologia e, com o Instituto, usamos nossas habilidades para influenciar vidas positivamente ao desenvolver pessoas e empoderá-las em suas carreiras. Ensinamos tecnologia para quem não teria essa oportunidade, em um outro lugar", completou.

Time da CI&T que recebeu o Prêmio da ONU

De acordo com Marília Honório, o Instituto nasceu do desejo da CI&T de ampliar as práticas de inclusão de pessoas com deficiência na companhia. "Muitos dos nossos colaboradores, contagiados pela missão da CI&T de desenvolver pessoas, tinham o desejo de apoiar projetos como este que engajam a sociedade. O Instituto traduz a cultura e os valores da CI&T: Colaboração, Inovação e Transformação. É impossível inovar sem diversidade e inclusão. Vivemos em uma época de grandes e positivas transformações na sociedade. Não há dúvidas de que este será o século da diversidade, onde o redesenho do comportamento humano resultará em uma sociedade que não apenas aceita, mas se inspira nas diferenças", destacou.

A CI&T está constantemente contratando pessoas para suportar seu crescimento contínuo no mercado global. Atualmente, tem mais de 60 vagas abertas, incluindo inúmeras oportunidades para pessoas com deficiência. A companhia oferece um ambiente de trabalho inovador e multicultural, com respeito independentemente da expressão de gênero, idade, deficiência, raça e religião. "Este ano cerca de 40 pessoas com deficiência foram contratadas. Elas podem se candidatar para diversos cargos na companhia, incluindo os de liderança, desenvolvimento e testes de softwares, suporte à análises de dados, designers, entre outros. Para ocupar essas posições, propomos uma combinação entre as habilidades dos candidatos aprovados e as oportunidades disponíveis", comentou Patrícia Delsoto, gerente de recursos humanos da CI&T no Brasil.

Prêmio na ONU: apoio a um futuro promissor às pessoas com deficiência

Esta é a segunda edição da premiação que, de iniciativa da SEDPcD/SP (Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência), e realização da SEDPcD e do CTI (Centro de Tecnologia e Inovação), ambas as instituições do Governo do Estado de São Paulo, atuando em parceira com a Missão Permanente do Brasil junto à ONU. O reconhecimento é um incentivo às empresas, nacionais e estrangeiras, que ampliam seu quadro de colaboradores por meio de estratégias de criação e manutenção participativa, produtiva e oportunidades igualitárias em seu ambiente de trabalho pautadas por valores humanos para pessoas com deficiência. 

O prêmio considerou boas práticas baseadas nos seguintes critérios: acessibilidade, cultura organizacional, gestão, recrutamento e seleção, e protagonismo. Além disso, avaliou o tempo de implantação e a viabilidade, o impacto e alcance da prática, a promoção da política para o processo de inclusão de profissionais com deficiência na empresa, bem como o potencial de multiplicação da iniciativa. 
Neste contexto, o Instituto CI&T foi destaque na categoria "Protagonismo". Desde a implantação, o Instituto já beneficiou 50 pessoas com deficiência. Ao longo deste ano, foram seis turmas com foco em treinamentos de tecnologias, realizados nas cidades de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).

Instituto CI&T

A CI&T lançou, em dezembro de 2017, um programa para a formação de talentos: o Instituto CI&T. O projeto tem foco no ensino de tecnologias, visando aperfeiçoar o aprendizado de pessoas com deficiência que tenham interesse em atuar na área. Os cursos têm inscrição gratuita e são realizados no Prisma, sede da CI&T em Campinas (SP) e também na filial da multinacional brasileira, em Belo Horizonte (MG).

As aulas são ministradas pelos próprios colaboradores voluntários da CI&T, que produzem o material de ensino. Uma delas, por exemplo, foi criada especificamente para pessoas com autismo que aprenderam sobre garantia da qualidade (Quality Assurance) em projetos de tecnologia."Ao longo deste ano, o Instituto CI&T buscou realizar seis cursos para capacitar cerca de 50 pessoas, totalizando aproximadamente 100 horas de capacitação. Além de ser reconhecido com um certificado, o aluno participa de uma formatura junto com seus familiares para celebrar essa conquista", enfatizou Patrícia Delsoto.

Assista ao Vídeo na TV Facility.

Fotos: Divulgação: CI&T


Líderes de audiência

Workplace

O que muda quando diferenças culturais entram no projeto de um escritório

Na implantação da sede brasileira da Yuwell, Henrique Tso, gerente de Recursos Humanos para a América Latina, precisou conciliar referências da matriz chinesa com custos, fornecedores, prazos e formas de trabalho locais

Mercado

De Itaú a Amazon: quem ocupa os maiores escritórios de São Paulo

Itaú lidera a lista com 91,4 mil m² no Esther Towers. O ranking mostra onde estão as grandes empresas e por que áreas corporativas extensas se tornaram mais disputadas

Operações

Seu prédio usa água potável onde não precisa?

Nova resolução nacional define critérios para o reúso não potável e recoloca em debate onde essa água pode ser usada nos edifícios

Operações

Mercado Livre terá a maior locação de galpão do Brasil. Como manter 464 mil m²?

O novo complexo próximo a Viracopos ajuda a explicar por que, em ativos logísticos de grande escala, manutenção deixa de ser uma lista de ordens de serviço e passa a ser gestão de risco operacional

Mercado

Itaú ocupa 91 mil m² e recoloca o longo prazo no centro da estratégia imobiliária

A maior locação corporativa já registrada no segmento especulativo no Brasil ocorre quando políticas híbridas amadurecem e grandes áreas de alto padrão ficam mais escassas em São Paulo

Operações

Microsoft trata água no próprio campus e reduz dependência da rede pública

Projeto em Mountain View integra reúso, águas pluviais e operação predial e mostra como a resiliência hídrica começa a entrar no desenho dos grandes campus corporativos

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea