Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Localiza avança com geração de energia limpa nas filiais

Projeto Solar conta com três fazendas solares no Brasil

Comprometida com princípios de sustentabilidade, a Localiza tem atuado para ter uma matriz energética mais limpa, usando cada vez mais energia solar como fonte de abastecimento das operações. A Companhia encerrou o 1º trimestre de 2021 com mais de 730 mil kwh de crédito de energia limpa nas filiais, representando um avanço de 88% em relação ao mesmo período no ano.

Em janeiro de 2020, a empresa contava com 57 agências/lojas abastecidas por energia solar proveniente das fazendas ou de placas instaladas nos tetos das unidades elegíveis. Em dezembro do mesmo ano, esse número saltou para 106. O excelente resultado é fruto do Projeto Solar da Companhia, que conta com três fazendas solares no Brasil, além do avanço na geração por meio de placas fotovoltaicas nos telhados das filiais.

As fazendas ficam nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco e, juntas, ocupam uma área de mais de 23.000 m2 e têm cerca de 3.520 placas no total. A estimativa de geração total das fazendas é de mais de 1,8 milhões de kWh/ano. Este ano a Localiza continua avançando com o projeto de instalação de placas solares nas unidades próprias e já ultrapassa a marca de 130 filiais beneficiárias/geradoras.

"A Localiza tem princípios sólidos de sustentabilidade e uma destas vertentes é contribuir para uma matriz energética mais limpa. Desde 2017 temos ampliado a adoção de energia solar e no último ano, avançamos mais neste sentido", explica Daniel Linhares, diretor executivo de Gente da Localiza.

No ano passado a Localiza definiu um novo indicador para o projeto, o Índice de Cobertura, que mede o percentual de energia limpa do total de energia consumida pela empresa. Considerando o consumo da plataforma, exceto a matriz que está no mercado livre de energia com fonte limpa, a Companhia encerrou 2020 com 16,79% nesse índice, montante 2.23 pontos percentuais acima do indicador de 2019, que foi de 14,65%.

Iniciativas contribuem para maior eficiência energética

Além disso, em todas as unidades são realizadas ações de conscientização e políticas para uso adequado da energia elétrica, como migração de lâmpadas comuns para tecnologia LED, metas sobre consumo energético em contrato de gestão dos colaboradores, troca do equipamento de ar-condicionado das filiais por modelos com tecnologia Inverter e uso de timers para acendimento e desligamento automático da iluminação externa. Para alcançar os colaboradores, a empresa faz campanhas contra o desperdício de energia por uso prolongado e utilizamos fonte renovável para compensação de consumo de energia elétrica.

Outra frente que contribui para reforçar o caminho de sustentabilidade trilhado pela Companhia é a higienização a seco em toda a rede. A iniciativa reduziu o consumo médio de 30 litros de água para até 200ml em cada operação. Além de maior controle dos resíduos e efluentes gerados nas filiais. Os produtos utilizados neste processo de lavagem são, em grande maioria, biodegradáveis.

O uso consciente da água para evitar desperdícios é uma prática constante na sede e em todas as unidades de locação ou nas lojas de seminovos. E isso resultou no final de 2020 numa redução do consumo de água por frota de 24,4% em comparação ao indicador de 2019.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP