Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Ingredion participa do desafio AgWater e fortalece compromisso do uso sustentável da água

Compromisso é fortalecer, ainda mais, a proteção da água doce em cadeias de abastecimento agrícola

A Ingredion, empresa global líder em soluções de ingredientes de origem natural, a fim de celebrar o Dia da Água (comemorado nesta segunda, 22/03), está entre as dez empresas participantes do Desafio AgWater, realizado pelas ONGs mundiais Ceres e World Wildlife Fund (WWF). A Ceres é uma organização sem fins lucrativos que trabalha com temas de sustentabilidade em grandes corporações em conjunto com o WWF, a principal instituição de conservação global. A partir deste ano, com a participação no programa, a Ingredion se compromete a desenvolver ações rigorosas de proteção da água doce em cadeias de abastecimento agrícola para tornar a vida melhor. Focando esses valores em sua produção principal, a companhia pretende adotar essas medidas em 404 hectares de suas safras até 2030.

"Para se juntar ao WWF e ao Ceres no Desafio AgWater assumimos o compromisso de fortalecer, ainda mais, o uso sustentável da água. Para isso, adotaremos medidas sustentáveis em nossas safras principais em todas as unidades até 2025 trabalhando dentro das metas do plano All Life da Ingredion. Como parte desse pacto, vamos promover e adotar princípios de agricultura sustentável localmente relevantes que melhorem os resultados relacionados à água", explica Jorge Elias, presidente da Ingredion América do Sul.

O executivo reforça  a importância da participação no programa corporativo voltado para o uso sustentável da água por meio do Desafio AgWater. "Estamos entre as dez principais companhias do setor, todas ligadas ao segmento de alimentos e bebidas, que juntas, assumiram um conjunto de 25 compromissos para trabalhar a redução da sua pegada hídrica ao longo de toda sua cadeia de suprimento. Ampliar a participação social na gestão hídrica é um desafio de todos", diz.

Os esforços acordados englobam análises de riscos hídricos, formulação de políticas e mudanças na alinhamento dos riscos que a quantidade e a qualidade da água trazem para suas cadeias de suprimentos e para as comunidades onde suas operações estão localizadas. 

O Desafio AgWater visa envolver empresas líderes em alimentos e bebidas com cadeias de abastecimento agrícolas significativas na gestão da água. O projeto estimula as empresas a firmarem compromissos fortes e transparentes, com prazos mensuráveis que protejam melhor os limitados recursos de água doce no planeta. Desde a sua criação em 2016, nove empresas se juntaram ao Desafio AgWater, assumindo fortes compromissos para proteger a água doce em suas cadeias de abastecimento agrícolas. E a partir deste ano, a Ingredion estará entre as dez maiores empresas do segmento no mundo.

​Para fazer parte do seleto grupo, a Ingredion passou pela análise criteriosa na aplicação de princípios de agricultura sustentável localmente relevantes que melhorem os resultados relacionados à água, com ênfase na saúde do solo e nas práticas de gestão de nutrientes, para commodities agrícolas essenciais produzidas em alto risco bacias hidrográficas. Além de desenvolver ou expandir o compromisso de adotar esses princípios de agricultura sustentável, as empresas serão solicitadas a fornecer detalhes sobre como planejam avaliar o impacto potencial de suas metas e como planejam implementar suas respectivas metas por meio do apoio, engajamento e ação coletiva de bacias hidrográficas, que pode incluir o engajamento de políticas.

Com o projeto, a Ingredion se compromete com o desenvolvimento de ações rigorosas de proteção da água doce em suas cadeias de abastecimento agrícola. Dessa forma, a empresa pretende adotar medidas sustentáveis em suas safras principais (milho, tapioca, batata, leguminosas e stevia) em todas as unidades até 2025. Como parte dessa ação, a líder mundial de mercado de soluções para ingredientes, busca promover princípios de agricultura sustentável localmente relevantes que melhorem os resultados em relação à água. 

Um dos cuidados da empresa é também com o Rio Mogi Guaçu, que se localiza em uma das cidades onde atua, e seu entorno. Com equipamentos de alta qualidade e profissionais capacitados para o tratamento, a Ingredion demonstra o cuidado em todo seu processo produtivo. 

Além das oportunidades de ganhar reconhecimento como líder na resposta aos desafios da água da cadeia de abastecimento agrícola. Como uma das empresas participantes do Desafio AgWater, a Ingredion poderá ter acesso aos principais especialistas em duas das principais organizações sem fins lucrativos de sustentabilidade e conservação, Ceres e WWF. Além disso, a aprendizagem ponto a ponto sobre as melhores práticas para a gestão de riscos e desafios hídricos com definição de metas significativas e o acesso a diálogos de investidores e acionistas sobre a água fazem parte do programa. Inclusive, como empresa cadastrada, a Ingredion receberá reconhecimento de compromisso e progresso no próximo relatório de benchmarking corporativo de água da Ceres, além da visão de especialistas em comunicação sobre como contar com eficácia sua história sobre a água para uma série de partes interessadas.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking