Algumas tendências para a área de facilities na retomada ao trabalho presencial

Inteligência Artificial para realizar manutenções preditivas é uma delas

Ainda que estejamos em meio a uma situação complexa, não restam dúvidas de que as coisas serão bem diferentes no pós-pandemia. E a área facilities será (já é) uma das mais impactadas nesse sentido, dada a relevância do papel que vem desempenhando em meio à crise desencadeada pela Covid-19 para proporcionar segurança, funcionalidade e conforto às equipes, em empresas e organizações, por meio da integração de processos, colaboradores e ferramentas tecnológicas.

O fato é que essa integração (e, por consequência, a disponibilização de informações em tempo real) foi essencial para facilitar uma tomada de decisões ágil diante dos desafios que surgiram - e têm surgido - nesse período tão conturbado. Todavia, é necessário considerar que, diante da retomada do trabalho presencial (e, evidentemente, da necessidade de observar protocolos como distanciamento físico e uso de máscaras e álcool gel - entre outras ações imprescindíveis), surgirão diversas tendências que refletirão diretamente na área de facilities. Aqui estão algumas delas, segundo a DigiExpress Soluções Inteligentes:

Tecnologia para garantir distanciamento físico no ambiente de trabalho

Manter o distanciamento físico no ambiente de trabalho é fundamental para garantir a segurança dos colaboradores - e, nesse sentido, a utilização de sensores inteligentes para controlar a ocupação das mesas e o espaço necessário às estações de trabalho, o uso dos banheiros e as atividades de limpeza - além de monitorar a temperatura e a umidade do ar para evitar a disseminação do novo coronavírus - será cada vez mais comum nas empresas. 

Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas

A utilização de Inteligência Artificial (AI) para realizar manutenções preditivas é outra tendência que deverá ganhar corpo. Assim, será possível eliminar ou reduzir, de maneira mais assertiva e confiável, a possibilidade de problemas de infraestrutura por meio da análise dos padrões e modos de falha ao longo da vida dos ativos. 

Aumento da demanda por terceirização

A demanda por terceirização na área de facilities também deverá aumentar no pós-pandemia, uma vez que empresas especializadas estão preparadas para atender de maneira adequada às necessidades das organizações, com todas as estratégias técnicas atualizadas. Outros fatores relevantes para essa tendência consistem na qualidade do trabalho, considerável redução de custos - e, ainda, em permitir que os administradores possam manter seu foco no core business da companhia. 

Valorização da employee experience

Empresas com funcionários engajados são mais produtivas. Por essa razão, a retomada no pós-pandemia trará uma valorização ainda maior da experiência do colaborador em empresas e organizações - e a gestão de facilities.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP