Sorteio Nespresso
 

O que temos pela frente?

Mercado de facilities crescerá apesar dos desafios. Confira a visão de dez grandes players sobre o setor em 2019

Notícia publicada em 10 de janeiro de 2019

Por Léa Lobo, com colaboração de Paula Caires


O ano de 2018 foi, sem dúvida, intimidador. Seguido de um ano de crise, ele foi marcado por uma greve dos caminhoneiros que parou o País, Copa do Mundo e uma eleição com alta (e quente!) mobilização social.

No contexto global, a era do conhecimento é caracterizada por informação veloz, mudanças contínuas e startups de crescimentos exponenciais, e essas particularidades fazem com que manter-se no mercado e, principalmente, crescer seja um grande desafio. Em contraposição, para superá-lo, mapeamento de cenários, planejamento a médio e longo prazos, capacidade de adaptação e de mudança são fundamentais.

É nesse cenário que o mercado de facilities management mantem-se ativo, de pé e até com índices de crescimento. O que está por trás dessa evolução e o que vem pela frente para que ela continue e se aprimore cada vez mais? Inovação parece ser a resposta em comum do mercado, mas que se traduz em diferentes interpretações, focos e práticas. Confira a seguir a visão de dez grandes players.

CBRE Serviços do Brasil

Na visão de Thomaz Catunda, Diretor Executivo da CBRE Serviços do Brasil, o mercado de Property e Facilities Management está passando por uma grande transformação, principalmente, decorrente da velocidade das mudanças originadas pelas novas tecnologias utilizadas nas atividades de gestão e pelo impacto de grandes volumes de serviços geridos globalmente por empresas como a CBRE, a qual atende corporações em todos os continentes, proporcionando benefícios de escala e resultados os quais somente uma empresa com esta capacidade global poderia oferecer.

Catunda observa que "diante de um mercado o qual sugere novas soluções com velocidade nunca vista anteriormente, as decisões e resultados obtidos são testados quase que diariamente, exigindo permanente aperfeiçoamento dos processos e dos profissionais".

O Diretor Executivo reforça ainda que a multiplicidade de soluções aplicadas por Facilities Management nas corporações, muitas vezes, exigem quebra de paradigmas. "Propor soluções como compartilhamento de estações de trabalho objetivando redução de custos de ocupação; e também, utilização de aplicativo para locomoção ao trabalho de forma compartilhada e assim dimuindo a necessidade de vagas de garagem; e ainda, utilização de tecnologias de video conferencia visando a redução de custos de transporte; ações sustentáveis gerando beneficios quantitativos e qualitativos à comunidade, entre outras", reforça.

A CBRE fornece plataforma completa de gestão de serviços visando gerar valor e benefícios tangíveis aos clientes, seja no mercado local ou globalmente. "No Brasil, nossos serviços de Property, Facilities e Project Management estão integrados e combinam capital humano e soluções customizadas visando apoiar os objetivos de nossos clientes com soluções inovadoras, redução de custos operacionais e maximização dos resultados financeiros. Ademais, nossas políticas de Compliance garantem operações com alta confiabilidade aos nossos clientes", resume Catunda.

"O Brasil passou por tempos difíceis no periodo recente, resultando em demandas e desafios ainda maiores pelos clientes, porém, através de ações sustentáveis, revisão dos processos, treinamento intensivo de nossos profissionais e aumento da tecnologia aplicada, superamos as expectativas dos clientes", finaliza o Diretor Executivo.

Grupo Brasanitas Facilities Services

O Grupo Brasanitas tem a gestão unificada de soluções em todos os setores de atuação como mote de seu business e a busca constante pela excelência em multisserviços como princípio. A empresa vê a integração dos serviços como um caminho sem volta, para ganhar em custo, em sinergia de operação e ter uma interlocução única, estando em linha com os tomadores de serviços, que também enxugaram suas estruturas de gestão. Para o Diretor do Grupo, Marcello Salvatore, "o mercado está passando por um momento de transição, de um volume de contratos de facilities muito incipiente, já que contratava e geria os serviços separadamente, para o conceito de Facility Management, que o mercado começou a demandar, influenciado pela necessidade de redução nos seus custos e também por influência do mercado externo, onde o Total Facility Management (TFM) já é uma realidade há muito tempo.

Por essa razão, a estratégia do grupo é seguir para o conceito de Total Facility Management. "Esse é um caminho que traz sinergia entre as atividades, ganho de escala e produtividade. E é isso que todo o mercado está buscando atualmente. Além de outra coisa que é muito importante: estabelecer um canal único de comunicação, pois a empresa (clientes) não tem mais pessoas nem tempo suficientes para diversos interlocutores", explica Salvatore.

Por outro lado, a empresa não vai abrir mão da especialidade, através de suas unidades de negócios, onde cada uma delas tem uma área técnica específica. "Esse é o nosso diferencial! Somos um provedor de solução integrada e, para isso, essas especialidades têm de ser muito atuantes".

Dentro do conceito de TFM outros serviços poderão ser agregados... Continuar lendo...

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP