O grupo de 400 mulheres que compõem o Infra Women Brazil (IWB) surgiu em 2020 e tem como proposta promover a presença feminina no setor, trabalhando em prol do desenvolvimento da infraestrutura no Brasil. O objetivo do grupo é:
- Promover, defender, incentivar, dar visibilidade e fortalecer a presença de mulheres no setor de infraestrutura;
- Promover o contato entre seus membros e entidades governamentais e/ou setoriais privadas envolvidas em atividades relacionadas à infraestrutura;
- Disseminar conhecimento técnico e de mercado através da produção de conteúdo, organização e participação em iniciativas e eventos que discutam o setor de infraestrutura, entre outros;
- Promover a troca de experiências, capacitação e mentoria entre seus membros;
- Organizar e participar de feiras, convenções, seminários e eventos que discutam o futuro do setor de infraestrutura, disseminando os impactos positivos da presença das mulheres no setor.
Isadora Cohen (Presidente), Viviane Moura, Ana Cândida e Márcia Ferrari (Diretoras) do IWB
Foram criados grupos de lideranças setoriais nos subsegmentos:
AEROPORTOS – Bruna Bouissou, Sócia na Azevedo Sette Advogados
ENERGIA – Heloisa Scaramucci, Sócia na Scaramucci Gentil Advogados
FACILITY MANAGEMENT – Marcia Ferrari, Diretora e co-fundadora do IWB e Diretora de Certificação ABRAFAC
FERROVIÁRIO – Rute Araujo, Diretora de Gente e Serviços na VLI
FINANCIAMENTO, GARANTIA MERCADO DE CAPITAIS – Tatiana Cymbalista, Doutora em Direito
INFRA SOCIAL – Marcela Felicio, Presidente da Comissão de PPPs na OAB/SC
MEDIÇÃO E ARBITRAGEM – Cristina Mastrobuono, Advogada e Árbitra
MOBILIDADE, RODOVIÁRIO – Marina Schneider, Sócia na Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados Associados e Renata Dantas, Diretora na Artesp
PROJETOS MUNICIPAIS – Aurea Carvalho, Administradora Pública
SANEAMENTO – Karla Bertocco – Conselheira de Administração e Consultora
TELECOM – Mathê Vilela, Business Partner na Wave Cor
Os objetivos, através das lideranças, setoriais são:
- Mapear as demandas específicas da representatividade feminina em cada subsegmento e desenvolver ações adequadas para aumento dessa representatividade;
- Organizar eventos e discussões;
- Fomentar produção de conhecimento específico em
cada setor.
O grupo que lidera o setor de Facility Management, por exemplo, quer entender como é o escopo de FM em rodovias, ferrovias, saneamento, portos, aeroportos, transportes etc., ou seja, infraestrutura de modo geral nas cidades e nas localidades remotas de todo o país.
Exemplos de ações do IWF
Brasília/DF
Protocolo de Intenção assinado em 14 de setembro de 2020 em Brasilia/DF pelo Ministro Tarcisio Gomes de Freitas, Roberto Rodrigues Loyola (Chefe de Gabinete), Isadora Cohen (Presidente IWB) Ana Cândida (Vice Presidente do IWB) e Marcia Ferrari (Diretora do IWB).
Objetivo: Construir programas e ações federais a serem executadas de forma descentralizada pelo Brasil, os quais possam disseminar conhecimentos técnicos, capacitação de profissionais e colaboradores para a promoção de melhores práticas no Setor. Já realizado com MINFRA Ciclo de Seminários com tema “Arbitragem e Mediação”.
Teresina/PI
Protocolo de Intenção assinado, em 01 de outubro de 2020 em Teresina/PI, pelo Governador Wellington Dias e pela Vice-Governadora, Maria Regina Sousa, com a presença de Isadora Cohen, Presidente IWB e Viviane Moraes Moura Diretora, IWB.
Objetivo: Incentivar a inclusão de mulheres no setor de infraestrutura do Estado do Piauí, sobretudo, através de arranjos promovidos pelas Concessionárias que atuam no âmbito do Programa de PPP do Governo. A proposta é melhorar, tanto qualitativamente quanto quantitativamente, a participação da mulher nesse segmento, tornando-o diverso, plural e equitativo.
CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.
Fotos: Divulgação