A rede de hotéis de alto padrão Four Seasons, que possui empreendimentos em outros 41 países, terá a primeira operação no Brasil. O projeto de uso misto e de larga escala com 82 mil m² tem inauguração prevista para 2017 e está localizado no Parque da Cidade, na Zona Sul da capital paulista.
Com uma arquitetura moderna e elegante, de responsabilidade da Iron House – Grupo Cornélio Brennand, que desenvolve o empreendimento, a torre de 30 andares terá 17 pavimentos destinados ao hotel, 13 às unidades residenciais de luxo e mais seis andares de subsolos para áreas técnicas e estacionamento. Serão 254 quartos de alto luxo, restaurante, lobby bar, spa, fitness center e 1.500 m² de espaço para eventos e salas de conferências, e 84 residências de 92 m2 a 214 m². Com projeto arquitetônico assinado pelos renomados escritórios norte-americano HKS Architects e o brasileiro Aflalo/Gasperini Arquitetos, que estão envolvidos com mais de 70 empresas, localizados em 13 diferentes regiões no mundo em oito fusos horários.
O maior desafio do projeto
A Iron House, empresa brasileira com foco em desenvolvimento, investimento e gestão de ativos imobiliários, tem o desafio de desenvolver e entregar uma obra no elevado padrão de qualidade Four Seasons, envolvendo em tempo real todos os profissionais alocados em diversas partes do mundo.
Como parceiros estratégicos para atender às demandas de tempo, custo e qualidade, a Iron House contratou a empresa de consultoria BIM (Building Information Modeling) Gehry Technologies, que foi responsável por analisar as necessidades do cliente, sugerir e gerenciar as melhores ferramentas e processos BIM e de desenvolvimento de projetos, realizar o treinamento dos profissionais para uso das tecnologias e auxiliar no acompanhamento do projeto.
Plataforma de colaboração on-line em tempo real
A centralização dos projetos e toda documentação de design em um único ambiente aumentou o nível de segurança, a velocidade e a comunicação entre a equipe. Parte essencial desse sucesso foi a escolha pelo Trimble Connect, uma plataforma on-line em nuvem que permite a visualização de documentos e modelos BIM, elaborados em diversos softwares, com a colaboração entre todos os stakeholders. Esse processo permite compilar digitalmente um ou mais modelos virtuais precisos de uma construção, bem como todos os documentos e projetos da edificação, mitigando risco de utilização de versões desatualizadas por apresentar um projeto único, em tempo real e acesso on-line. A plataforma suporta arquivos 2D e 3D, faz verificação de conflitos de geometria, aponta quantidades de elementos (como vigas, portas e volume de concreto), e permite visualizações e comentários mesmo por quem não possui softwares específicos instalados em seu computador. Tudo na forma mais amigável e ágil possível.
“O Trimble Connect permitiu à Iron House um maior controle sobre o desenvolvimento dos projetos, aprimorando qualidade, tempo e custo. Aliado a isso, a sinergia gerada entre as equipes envolvidas foi fator decisivo para uma redução de mais de 20% no custo da obra, mantendo a qualidade inicial e cumprindo os elevados padrões para um Hotel Four Seasons. Nós chegamos a ter mais de 150 pessoas trabalhando ao mesmo tempo no projeto. Essas pessoas estavam em 13 regiões ao redor do mundo e em oito fusos horários diferentes. A solução Trimble Connect nos ajudou a organizar essa comunicação e troca de informações, facilitando os trabalhos”, ressalta Octavio Moraes, Coordenador de Engenharia da Iron House.
Para Pedro Alvito, Consultor da Trimble: “Um dos maiores legados da Trimble à Iron House é o núcleo BIM em funcionamento, incluindo tecnologia e equipe, que pode ser utilizado em outros empreendimentos liderados pela empresa independentemente do acompanhamento da consultoria. A tecnologia e o planejamento estão cada vez mais presentes nos projetos de construção, e em iniciativas como essa, são nítidos os ganhos estratégicos e financeiros”.