Congresso 2025 - Visitas Técnicas
 

As possibilidades infinitas do mercado de FM

Case de empresa exemplifica o potencial da área de Facilities Services.

Por Mateus Murozaki

As possibilidades infinitas do mercado de FM

Foto: Cabva.com/Natali_mis


Há 25 anos, quando a InfraFM foi fundada, Facilities Services era um termo praticamente desconhecido. Muitos profissionais da época que atuavam nessa área, hoje se encaixariam na descrição, mas eram rotulados com outras denominações similares, mas não exatas. 

A Sapore é uma empresa de 32 anos que começou focada em catering e foods. Porém, ao perceber um movimento no mercado de FM por volta de 2018, abriu, de maneira tímida, uma divisão de Facilities Services. No primeiro ano, após a aquisição de uma empresa de pequeno porte, o faturamento foi de R$ 10 milhões. Decente, mas nada muito expressivo para o tamanho da companhia. Em 2019, houve um salto instantâneo, com os números fechando em R$ 18 milhões. 

Elezir Jr., CEO da empresa, explica esses primeiros anos no mercado de serviços de Facilities: “Na época, a gente estava faturando R$ 1,8 bilhões, um pouco mais da metade do que é hoje. Uma empresa faturando R$ 1,8 bi e o outro segmento faturando 10, 18 milhões realmente acabava não recebendo atenção”. 

Quando passaram a dar essa atenção, porém, viram o potencial que havia escondido no setor. Em 2021, contrataram Sandra Passos como diretora de Foo e também de Facilities para começar uma reestruturação da área. No ano seguinte, começaram com a estratégia de vendas cruzadas, oferecendo os serviços de Facilities para clientes do segmento de foods. 

Com isso, hoje, a área de FM está prevista para fechar o ano com faturamento de R$ 200 milhões, tamanho o crescimento. “Nós desenhamos uma estratégia para onde queríamos ir, qual era a nossa ambição, nosso go-to market, e como a gente ia chegar lá. Quais os clientes-alvo, as cidades estratégicas, os subsegmentos que queríamos atuar, e de que forma?”, explica Passos. 

Elezir comenta que a área se estabeleceu de tal maneira que, em alguns casos, o caminho é inverso: eles entram em um cliente através dos serviços de Facilities e, em seguida, conseguem a venda de foods. 

O CEO também faz a previsão, baseada na média de crescimento dos últimos anos, de que o segmento vai bater o bilhão em dois anos. “O espaço de crescimento em Facilities é muito maior. Você pode pegar jardinagem, recepção, limpeza, manutenção. E dentro dos clientes, geram-se também muitas oportunidades de crescimento. Do jeito que a gente continua, pode bater na casa de R$ 415 milhões já no próximo ano. Imagina, mais do que dobrar o faturamento da divisão de negócios de FM”. 

O case da Sapore é emblemático por ser reflexo de uma faceta importantíssima de Facilities Management: é uma área próspera pois é essencial. Enquanto houverem clientes, haverá pessoas para cuidar, logo, haverá uma demanda por serviços.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP