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Transformando a história em inovação no maior escritório da Hotmart em BH

Profissional com mais de uma década à frente da gestão de propriedades e grandes operações compartilha insights.

Por Raquel Carmo

Transformando a história em inovação no maior escritório da Hotmart em BH

Este ano completei 26 anos de carreira, sendo mais de uma década desta jornada à frente da gestão de propriedades e grandes operações. Ao receber o convite da Revista Infra FM para participar da celebração do marco de seus 25 anos, não só me senti honrada, como também pude perceber que trilhamos nossas jornadas no mesmo período. 

Com grande alegria e orgulho compartilho com vocês um dos projetos mais desafiadores e grandiosos da minha carreira. Há 5 anos na Hotmart, onde atuo como Global Real Estate & Workplace Solutions Manager, tive o privilégio de implantar vários escritórios da empresa no Brasil e ao redor do mundo. Porém, realizar o projeto de retrofit e implantação do maior escritório da empresa, localizado em Belo Horizonte, foi sem dúvida uma experiência inesquecível na minha trajetória pessoal e profissional.

A Hotmart é uma empresa global de tecnologia, referência na Economia dos Criadores de Conteúdo e, em 2019, identificou a necessidade de ampliar seu espaço físico como uma oportunidade não apenas de expansão e modernização, mas também de refletir sua vocação, sua cultura inovadora e seu compromisso com o bem-estar dos colaboradores. Minha missão e do meu time, foi criar um escritório incrível que suportasse o acelerado crescimento da companhia, integrando a operação das duas unidades da empresa, uma localizada no bairro Serra e outra no bairro Savassi. Era preciso que a nova infraestrutura atendesse as especificidades do negócio, bem como a eficiente atuação dos cerca de 1.500 colaboradores vinculados ao escritório de BH, possibilitando a melhor experiência possível. O escritório deveria materializar a nossa cultura, fomentar a criatividade, a inovação e potencializar a interação de nossas equipes e clientes.

Para atender este grande desafio, o empreendimento escolhido foi um prédio emblemático de Belo Horizonte, que carrega uma grande carga histórica e afetiva para o mercado da Comunicação e das artes cênicas na cidade. O edifício TV Alterosa/Palácio do Rádio encontrava-se desativado há alguns anos e necessitaria de uma revitalização completa para atender todo o plano definido. Assim, uma equipe multidisciplinar de profissionais, que tive a honra de liderar, mergulhou em um universo de estudos e referências, onde a criatividade se fundiu com a funcionalidade e com a experiência da marca Hotmart.

1. Contexto Histórico
O edifício da antiga TV Alterosa/Palácio do Rádio é um marco arquitetônico de Belo Horizonte. Com sua imponente estrutura e significado histórico foi o escolhido para sediar o novo escritório da empresa. Construído nas décadas de 1950 e 1960, o prédio testemunhou momentos importantes da história da comunicação e da cultura em Minas Gerais. No entanto, com o passar dos anos, parte de seu esplendor original foi perdido, deixando-o em estado de desuso e decadência.

Chegamos ao endereço com respeito e admiração, em especial, pela memória do prédio que passaríamos a ocupar. O legado de empreendedorismo e inovação nas comunicações, que marcaram a história do edifício encomendado por Assis Chateaubriand, foi uma fonte de inspiração para irmos além, unindo tecnologia, comunicação e conhecimento de forma pioneira para impulsionar a economia criativa e uma nova ocupação do espaço icônico.

2. O desafio do retrofit e a magnitude do novo layout
Diante do desafio de revitalizar esse patrimônio histórico, assumimos a missão de transformar o antigo prédio da TV Alterosa no maior escritório da Hotmart, respeitando a história do local e abrindo espaço para escrever ali um novo capítulo impulsionado pela inovação da Economia dos Criadores de Conteúdo.

O projeto de retrofit envolveu a revitalização completa do edifício, mantendo sua fachada original e integrando-a com uma nova infraestrutura moderna e funcional. Cada um dos ambientes foi desenhado para trazer a melhor combinação entre espaço de trabalho e um local com várias conveniências para realização de eventos e áreas de lazer.

O projeto, que fora aprovado em meados de 2019, teve sua construção iniciada em janeiro de 2020. Já com as obras em andamento, fomos surpreendidos pela pandemia da COVID-19 e o respectivo lockdown global. Este cenário, obviamente, gerou impactos não previstos nas equipes envolvidas nas obras, bem como a paralisação do setor industrial, refletida na falta ou atrasos de insumos essenciais, na medida do possível, as mudanças foram incorporadas e absorvidas pelos cronogramas das obras.

O projeto aconteceu em duas fases, com o período de construção e reforma completa somando 14 meses no total.  O empreendimento até então possuía 4 andares, passou a contar com 7 pisos, distribuídos em uma área de 14.000m², com estúdios de gravação, camarins e salas técnicas; áreas de lazer, rooftop para confraternizações, restaurante com 280 assentos, biblioteca, sala de massagem, sala de impressão 3D, manicure, barbearia, sala para lactação e espaço kids.

Em um projeto dessa magnitude, eu e minha equipe atuamos ativamente em todas as etapas. Ao todo, foram 12 imersões para definição do projeto arquitetônico, escolha e aprovação dos materiais. Mais de 250 horas de reuniões semanais de alinhamento, cerca de 120 visitas técnicas para acompanhamento e validação da evolução dos cronogramas.

E, para além do cronograma executivo da obra, fizemos ainda o redesenho de todo o formato da operação para atendimento das normas e protocolos de saúde durante a pandemia, bem como o redimensionamento de todos os contratos para o novo porte da operação e a desmobilização e devolução das duas sedes anteriores. 

O espaço do novo escritório renasceu com uma vocação atualizada, fazendo uma ponte entre o passado e o futuro. O antigo auditório, que abrigou o famoso Teatro Alterosa, palco de grandes espetáculos culturais na capital mineira nas décadas de 80 e 90, foi modernizado em integração com o prédio e passou a se chamar Supernova Studio. Com capacidade de 280 lugares, o local agora é a sede de inúmeros eventos internos e externos da empresa, creators e parceiros.

Já o rooftop com mais de 1.000 m², oferece uma vista deslumbrante da capital mineira e da Serra do Curral, e tem sido usado como um espaço multifuncional para atividades ao ar livre, confraternizações e eventos especiais.

O projeto de implantação do maior escritório da Hotmart sediado em Belo Horizonte é um exemplo inspirador de como é possível unir história e inovação reforçando a experiência da marca e da cultura Hotmart. Contribuindo de maneira concreta para a melhoria do espaço urbano da cidade e o desenvolvimento econômico da comunidade local.


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