11ª Expo InfraFM
 

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina

Em tempos de pós pandemia onde empresas e organizações buscam se sobressair na recuperação econômica, segue também o desafio de pensar nos novos modelos de trabalho.

Por Léa Lobo

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina

Foto: Divulgação


Em tempos de pós pandemia onde empresas e organizações buscam se sobressair na recuperação econômica, segue também o desafio de pensar nos novos modelos de trabalho. Essa questão gera interesse por parte dos colaboradores e até mesmo de alguns empregadores, visando a ser tendência no mercado imobiliário, e isso acarreta não só a discussão sobre o futuro dos escritórios e novos espaços de trabalho no modelo híbrido, mas também qual é o custo dos projetos.

A consultoria imobiliária Newmark realizou levantamento avaliando os custos para implementação de projetos de escritórios em 2022 nos principais países da América Latina. O Brasil, a despeito da desvalorização cambial, aumentos de custos de matérias-primas e de mão-de-obra qualificada, é o país com o menor custo por metro quadrado (veja quadro ao lado). A consultoria avaliou valores de honorários, obra, acessórios e mobiliários novos, assim como custos com TI - servidores, PCs, monitores.

A categoria Premium inclui área de escritórios com iluminação ajustável, carpetes de alta qualidade e teto com placas de alto isolamento acústico, sistemas de envidraçamento de alumínio e portas altas de vidro, tetos em placas de gesso nos corredores internos, com iluminação embutida e difusores lineares e refeitório com bancadas e acabamentos de alta especificação. Nos halls e recepção, pisos de pedra importada, painéis acústicos, revestimento em pedra, metal e madeira com iluminação integrada. E, por fim, salas de reuniões com fachadas com vidros duplos, painéis acústicos personalizados com equipamentos para apresentações de última geração totalmente integrados, entre outros.

A pesquisa da Newmark também aponta que o futuro dos escritórios se conecta com uma conjugação de eficiência, bem-estar, tecnologia e sustentabilidade. “As pessoas não querem mais trabalhar para uma empresa que apresenta um impacto ambiental negativo”, diz o levantamento.

Comparativo de custos por país e categoria

Foto: Divulgação

Uma outra pesquisa fornecida pela Office for National Statistics, em 2021, revelou que até 85% da força de trabalho é a favor do modelo híbrido que consiste em ir alguns dias ao escritório e outros trabalhar remotamente. Com o mesmo ideal, cerca de 55% dos empregadores esperam que seus funcionários trabalhem de casa ou remotamente por pelo menos parte da semana.

Ainda mais recente, em outubro de 2022, uma pesquisa foi realizada com exclusividade pela Revista InfraFM com a participação de 224 profissionais que atuam em Facility, Property & Workplace Management. Essa pesquisa afirmou que neste ano de 2023, o regime híbrido nas empresas tende a ser prevalecido, conforme mostra o gráfico:

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina - gráfico 1

Foto: Divulgação


Foi perguntado também aos profissionais sobre os espaços de trabalho da empresa, independente do home office. 42,6% dos entrevistados responderam que pretendem ao longo dos próximos 12 meses readequar seus espaços atuais.

Brasil tem menor custo para projetos de escritórios na América Latina - gráfico 2

Foto: Divulgação


A partir deste ano, empresas tendem a discutir mais sobre o assunto, diferente de antes da pandemia, onde o foco estava em saber como tornar o escritório um lugar melhor para trabalhar, hoje em dia, a visão passa ser em ver a natureza mutável do trabalho e como isso influencia o design do escritório e do local de trabalho de forma mais ampla, não perdendo a essência de ainda querer frequentar esses espaços.

Em 2022, o design de escritórios foi tendência a se concentrar em como os locais de trabalho estão se adaptando a um ambiente pós-Covid-19, e a partir disso, achar formas de trabalhar sobre algo que englobe uma mistura de anywhere office e trabalho presencial no escritório.

Por fim, há por parte das empresas uma contínua transformação em seus “layouts” nos espaços de trabalho e isso traz um custo para as organizações e ter uma base do quanto é este valor por m2, conforme aponta a pesquisa da Newmark, é sempre uma fonte de referência comparativa para valores praticados no mercado.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Incêndios: prevenção, contenção, reação e muito mais

Acompanhe a entrevista com o profissional Ignácio De La Rosa, da Carrier Fire & Security e veja os principais insights que ele considera como fundamentais no processo de gestão de hospitais para o controle de incêndios.

Como anda sua saúde mental?

Com o tema "A vida pede equilíbrio!", a campanha Janeiro Branco de 2023 comemora sua 10ª edição do movimento brasileiro pela Saúde Mental

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP