3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Ranking foi revelado no Connected Smart Cities & Mobility 2022

As cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil ganharam destaque no primeiro dia do Connected Smart Cities & Mobility, evento que reúne empresas, poder público, academia, associações e especialistas em torno da discussão sobre como aumentar a eficiência das cidades na gestão de seus serviços e recursos.

Na cerimônia de abertura, Paula Faria, CEO da Necta disse que é uma grande satisfação ser a realizadora de uma da plataforma Connected Smart Cities & Mobility, que ganhou grande dimensão engajando a iniciativa privada e o poder público em torno do desenvolvimento contínuo das cidades e seus stakeholders.

Participou da cerimônia de abertura o country manager da ENEL X, Francisco Scroffa, que fez uma apresentação sobre as iniciativas da empresa no campo da eletrificação. "Temos a missão de descarbonizar cada um de nossos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, e hoje desenvolvemos os maiores projetos em aplicação de frotas eletrificadas em diversos países, conseguindo atacar os maiores poluentes hoje no mundo, com custos operacionais bastante promissores", disse. Segundo ele, o foco da ENEL X está direcionado para a construção de cidades inteligentes e, para participar desse processo, a empresa definiu alguns objetivos. "Queremos ser os maiores operadores em iluminação pública e fornecedores de soluções de transporte com ônibus elétricos".

A outra participação ficou por conta do superintendente do Sebrae São Paulo, Marco Vinholi. "Uma série de projetos que estão expostos aqui no evento fomentam a iniciativa pública, e o empreendedor, a se manterem ao passo das inovações que estão sendo adotadas pelas cidades em seu processo por implementar. A transformação digital é um caminho sem volta. Vemos cada vez mais possibilidades para que, nos próximos anos, possamos colher os frutos e que as cidades tenham em seus marcos regulatórios a possibilidade de acolher essas iniciativas", avaliou.

VInholi mencionou que o desenvolvimento das cidades depende de avanços na definição do marco legal das startups, sand boxes regulatórios e de contratos públicos. "Com o programa para fortalecer as capacidades técnicas dos gestores e atores nos territórios nas principais temáticas de desenvolvimento do empreendedorismo local, visamos preparar as prefeituras para acolher e fomentar o ecossistema das startups. Atuamos nas frentes da modernização administrativa, desenvolvimento de lideranças locais, com foco em inovação e sustentabilidade, compras governamentais, desburocratização e inclusão produtiva", disse o superintendente do Sebrae São Paulo.

Ranking Connected Smart Cities & Mobility 2022

Ainda na parte da manhã foi revelado o resultado do Ranking Connected Smart Cities & Mobility edição 2022. A grande vencedora do ano foi a cidade de Curitiba (PR). Depois de figurar na terceira colocação em 2021, a cidade superou São Paulo (SP) e este ano assumiu a liderança, passando a ser, em 2022, a cidade mais conectada e inteligente do país. Na segunda colocação ficou Florianópolis (SC) e na terceira, a capital paulista.

Os curitibanos podem celebrar também outras conquistas da cidade: além da liderança geral, Curitiba ocupa a primeira posição entre as cidades da região Sul do Brasil e entre as que têm população superior a 500 mil habitantes. Outra conquista neste ano é a primeira colocação entre os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes mapeados pelo ranking no eixo de Empreendedorismo. 

A cidade ganhou destaque também no eixo de Tecnologia e Inovação e ocupa a segunda posição. A liderança nesta categoria foi da cidade de Fortaleza (CE). Já quando o recorte é Urbanismo, categoria liderada pela cidade de Santos (SP), Curitiba ficou na terceira posição, logo após Jaguariúna (SP).

Presente ao evento, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo (DEM), afirmou que a cidade aposta na inovação como processo social. "As ações são todas colaborativas e se sustentam nas ações interligadas da prefeitura, secretarias da educação e da inovação, o Instituto das Cidades Inteligentes e a Companhia de Urbanização de Curitiba, para formar um conjunto de sinapses sociais que vão iluminando o caminho do desenvolvimento. Temos inúmeros projetos, como instrumentalizar as escolas e queremos instalar painéis solares em todas as linhas de transporte público e eletrificar a frota de ônibus. Obviamente, temos uma 'espinha na garganta' que é a angústia de não saber se a próxima gestão continuará esse processo", disse.

Destaques Ranking Connected Smart Cities 2022

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas: seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, uma do Centro-Oeste e outra do Nordeste também são destaques. 

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está São Caetano do Sul (SP). Acima de 500 mil habitantes, novamente, Curitiba é a líder.

Vencedores por eixo temático

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Santos (SP); Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba (PR); Economia: São Paulo (SP); Tecnologia e Inovação: Fortaleza (CE); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: São Caetano do Sul (SP); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Balneário Camboriú (SC).

Por fim, a Necta, realizadora do evento, desenvolve plataformas que conectam pessoas, criando ecossistemas de negócios nos segmentos de aeroportos, aviação, PPPs, infraestrutura, cidades, mobilidade, segurança pública e inovação social. A equipe é formada por profissionais das áreas de marketing, comercial, comunicação, designer, web, mídia social, pesquisa e estratégia. A Necta cria plataformas de conteúdo para clientes e parceiros, e também desenvolve projetos próprios, como o Connected Smart Cities & Mobility; Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, Air Conected, Feira Virtual de Construção Sustentável, PMU - Parque da Mobilidade Urbana.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP