Sorteio Nespresso
 

Top 10 curiosidades sobre energia solar

Fonte ultrapassou a marca de 1 TW de potência instalada no mundo

O uso da energia solar vem crescendo substancialmente nos últimos anos, tendo ultrapassado a marca de 1 terawatt (TW) de potência instalada no mundo todo recentemente, de acordo com estudo da Solar Europe, no entanto, muitas pessoas ainda não sabem exatamente como a fonte funciona e nem suas particularidades.

Foi pensando nisso que a SolarVolt Energia, maior integradora solar de Minas Gerais e uma das principais do Brasil, elaborou um top 10 com as principais curiosidades sobre a fonte que muitas pessoas ainda desconhecem.

1. Funcionam à noite e em dias nublados: as placas fotovoltaicas funcionam normalmente durante o dia todo e também nos dias nublados, tendo em vista que os módulos solares precisam de radiação solar (luz) para gerar energia. Além disso, no momento da geração de energia, podemos armazená-la em baterias para ser utilizada durante a noite.

2. Não é gerada pelo calor: erroneamente, muitas pessoas acham que a energia solar funciona por causa do calor gerado pelo sol, mas, na verdade,  a luz  e a radiação solar na atmosfera são os principais responsáveis pela produção de energia fotovoltaica.

3. Podem durar mais de 25 anos: após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos para geração de energia solar podem durar mais de 25 anos e provavelmente com 80% de seu desempenho.

4. Conta de luz mais barata: em meio aos constantes aumentos nas tarifas de energia e as mudanças de bandeiras tarifárias, a instalação de um sistema solar fotovoltaico é uma alternativa que pode trazer grandes economias na conta de luz, chegando a até 95% de desconto nas tarifas.

5. China é o país com a maior capacidade instalada de energia solar do mundo: de acordo com dados de 2021 da Absolar, o país asiático é o maior produtor de energia fotovoltaica do mundo, com  uma capacidade instalada anual de 253,8 GW, seguido pelos Estados Unidos (73,8 GW) e Japão (68,6 GW). O Brasil ocupa a 15ª posição do ranking, com mais de 10 GW de potência.

6. Veículos movidos a energia solar já são uma realidade: estudos e protótipos comprovam que existe a possibilidade de veículos movidos a energia solar, e o que antes não passava de teoria, hoje começa a se tornar realidade.  Há alguns anos, grandes marcas têm criado protótipos de carros abastecidos por painéis fotovoltaicos para participar do famoso Desafio Solar Mundial (World Solar Challenge) realizado na Austrália para desafiar os limites da tecnologia limpa.  A Ford, inclusive, é uma das fabricantes que concorrem no desafio.

7. Além disso, a SolarVolt Energia, aponta que ainda existe outra forma de atuação da energia fotovoltaica para quem tem carros elétricos. De acordo com a integradora mineira, por meio de uma infraestrutura solar para recarga elétrica veicular ou da instalação de carregadores de parede do tipo Wallbox é possível  abastecer os veículos de qualquer lugar.

8. Monitoramento pela internet: outra grande curiosidade sobre energia solar é que alguns equipamentos possibilitam conexão com a internet e podem fornecer informações sobre o desempenho e a produção do sistema pelo celular, tablet ou computador de qualquer lugar do mundo a partir de uma conexão Wi-Fi.

9. Fácil instalação: a instalação de sistemas fotovoltaicos não exige a realização de obras complexas ou a aplicação de materiais que exijam grandes mudanças na estrutura do local, principalmente quando são feitas em telhados. Na maioria das vezes são necessários apenas os painéis solares, cabos de ligação e um equipamento central, conhecido como inversor de tensão.

10. Manutenção simples: a estrutura dos painéis solares é muito simples e não conta com partes móveis ou encaixes flexíveis que exijam manutenção com regularidade. Os cuidados são simples, limitando-se à limpeza das placas para evitar a perda de eficiência. Normalmente, quando há muita sujeira, a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam garantir o serviço. Caso isso não aconteça, a limpeza pode ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano.

NASA utiliza energia solar no espaço: uma grande curiosidade sobre energia solar é que a própria NASA utiliza o sistema no espaço em uma de suas estações por esta ser considerada a melhor alternativa para a geração de eletricidade no local. Além disso, também é muito comum ver as placas solares ao redor dos satélites, seja em imagens geoespaciais e filmes relacionados ao tema.

"A energia solar é a fonte do futuro. Além dos seus diferenciais em relação às outras fontes quanto ao preço e a facilidade de instalação, ela possui rápido retorno nos investimentos e uma maior facilidade na obtenção de financiamentos. Com as altas das tarifas de energia dos últimos anos e o aquecimento global, investir em um sistema fotovoltaico pode ser uma ótima medida para economizar e contribuir para uma maior sustentabilidade do planeta", comenta Gabriel Guimarães, sócio-fundador e diretor Comercial da SolarVolt.

Foto: Divulgação. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP