Expo
 

Raia olímpica da USP ganha projeto de corredor verde

Estrutura de vidro usada para separar a Cidade Universitária da Marginal Pinheiros, ganha novo projeto que visa integrar os espaços através de um corredor verde

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A manutenção das áreas verdes sempre fez parte do escopo das atividades de Facility Management, com o objetivo de integrar pessoas e espaços em um ambiente acolhedor, garantindo assim um equilíbrio microclimático, diminuindo a incidência de doenças respiratórias, contribuindo para o alívio mental de estresse e depressão, entre outros fatores.

Um novo projeto que tem o propósito aumentar o conceito de sustentabilidade ambiental e substituir os vidros quebrados ao longo da estrutura que separa a raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP) da Marginal Pinheiros, o corredor verde será instalado com vegetação nativa e ocupará tanto o lado externo, quanto a parte interna da raia.

Apresentado pela arquiteta e urbanista Raquel Rolnik, nova prefeita do campus da USP, "ele será multifuncional, com funções de estética, de drenagem de contenção de encostas da raia e de minimização da poluição acústica e atmosférica", afirmou em entrevista ao jornal da USP. Sob a gestão da universidade, o novo projeto será realizado com o auxílio de empresas, e irá utilizar toda a estrutura local existente. Ou seja, cerca dos 800 vidros instalados serão mantidos e receberão uma película para evitar mortes de pássaros por choque contra o muro; também haverá a instalação de gradis em locais que os vidros não foram colocados ou estão quebrados e todos serão recobertos por vegetação.

Com a promessa de mudar a paisagem da raia olímpica, a obra do corredor verde começará com a instalação de gradil em 45 espaços abertos. O material adquirido ao custo de R$ 160 mil deve ter obra inicial concluída dentro de um mês. A finalização do projeto está prevista para dezembro.

Importante para manter o equilíbrio climático das cidades, os corredores verdes atuam minimizando as ilhas de calor; na absorção de águas de chuvas, melhorando as condições de drenagem; além de constituir abrigo para a fauna e incidir de forma positiva para uma paisagem urbana mais agradável.


Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP