Black Friday - Congresso 2025
 

O despertar de novas tecnologias para FM

Por Graziele M. Nardi
No atual cenário de transformação digital, as inovações tecnológicas trazidas pela Indústria 4.0 tem mostrado grandes e importantes mudanças para o mundo Corporativo. A era de novas tecnologias vem crescendo exponencialmente e é preciso se adaptar a essas tendências para que o negócio continue a prosperar, e nesse contexto, Facility Management (FM) também está inserido. A integração de processos e programas está transformando a maneira de gerenciar o dia a dia da área, incrementando a forma de tomada de decisões (mais assertivas e ágeis), trazendo resultados on time, eficazes e de qualquer lugar. Este artigo tem como objetivo fazer o gestor de FM pensar, avaliar e elencar suas atividades diárias e vincular a uma ou mais tecnologias passíveis de aplicação. Houve o entendimento que seria importante detalhar o que é FM e suas atividades principais, para poder observar onde e como podem ser aplicadas tecnologias e entender como essa transformação digital poderá contribuir para a área. A metodologia usada foi pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica, através da consulta a livros, periódicos, artigos, dissertações, revistas do setor e principalmente sites na internet de empresas ligadas ao setor de FM. Foi realizado também uma pesquisa de campo para entender se a área de FM nas empresas brasileiras já estão usando alguma tecnologia. O resultado dessa pesquisa mostra que as empresas Prestadoras de Serviços é que estão investindo em algumas tecnologias, mas que ainda há profissionais que desconhecem o que o mercado de tecnologia. A provocação final foi dar alguns exemplos diante das inúmeras possibilidades e aguçar a curiosidade do profissional de FM na busca de melhorias em seus processos.

Quando comparamos possibilidades advindas do uso de novas tecnologias em substituição a processos tradicionais percebemos nítidas vantagens, como exemplificamos na sequência. Todavia, há que se considerar que isso é uma decisão ESTRATÉGICA, pois implica, num investimento inicial não somente em recursos materiais, mas principalmente em mudanças culturais, senão vejamos alguns exemplos:

- Usar a tecnologia de bioluminescência para monitorar a eficácia da limpeza em ambientes controlados traz resultados mais eficazes.

- Na manutenção de áreas verdes, pode-se utilizar para o corte de relva desde um pequeno cortador de grama (indicado para pequenos jardins) até um trator com um implemento de corte e recolha automática de grama, com produção de 30.000 metros/hora. Nesses casos, além do ganho de produtividade, há maior segurança para quem opera.

- A utilização de uma smart machine (máquina inteligente) para entrega de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) permite rastreabilidade e controle de entrega (uso de digital).

- Sistemas de câmeras também podem ser utilizadas para mensurar o fluxo de pessoas. Assim, áreas ou andares com maior densidade recebem maior atenção na manutenção e limpeza: as equipes passam mais vezes onde há mais circulação.

- Equipar a frota de veículos, seja própria ou locada, com dispositivos especializados para receber informações de rota, distância e tempo gasto. Usar esses dispositivos para aumentar a segurança, informando situações de perigo com a mudança repentina de velocidade ou frenagens incomuns.

- Ter RFID (Radio Frequency Identification) nos ativos da empresa (móveis, equipamentos etc.) trará agilidade no momento de realizar o inventário físico, pois a tecnologia demonstra em relatório onde o bem se localiza.

Autora: Graziele M. Nardi

Artigo obrigatório para obtenção do Certificado de Conclusão do Curso de MBA em Gestão de Facilities da Faculdade de Tecnologia Senai “Anchieta”  (https://eletronica.sp.senai.br/ )

CONFIRA  AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP