Sorteio Nespresso
 

W-Energy auxilia a economizar milhões de litros de água

Medida utiliza tecnologia oriunda de sonar de submarinos

O que antes era comum em grandes empresas do Vale do Silício já é realidade no Brasil. Nos últimos 12 meses, o empresário da sustentabilidade, Wagner Cunha Carvalho, à frente da W-Energy, empresa voltada a soluções de combate ao desperdício de água, atingiu resultados empolgantes, somando um total de 413 milhões de litros de água em prol do meio ambiente e da saúde financeira de seus clientes. Num comparativo, esse número corresponde a 20.650 caminhões-pipa, 330 piscinas olímpicas e 17,5 dias de abastecimento da cidade de São Caetano (SP).

Para atingir esses números foi utilizada uma tecnologia IoT, oriunda de sonar de submarinos, que monitora, em tempo real, a quantidade de água que uma empresa consome, 24 horas por dia, e emite relatórios virtuais sobre a regularidade desse consumo. Caso algo saia dos padrões, apontando irregularidades como vazamento invisível, mau uso ou vandalismo em equipamentos de saída de água, um alarme é emitido para a empresa, que se prontifica imediatamente a verificar e corrigir o ocorrido.

O desperdício de água ainda atinge números alarmantes no Brasil: segundo o ranking do saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil (2020) e a consultoria GO Associados, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS - base 2018), a quantidade chega a mais de um terço da água tratada. Em termos percentuais, isso significa 38,5% da água tratada desperdiçada antes de chegar aos destinatários finais, ou seja, quase 40 litros se perdem a cada 100 litros de água captada da natureza.

Dentre os serviços oferecidos pela W-Energy, que atende clientes como universidades, hospitais, redes de fast food, rede de supermercados, call centers, etc., também está um conjunto de ações realizadas para essa transformação sustentável das empresas que buscam o monitoramento de água, como a implantação de tecnologias economizadoras, que poupam cerca de 10 litros de água por minuto em relação as torneiras comuns (até 98%), localização e inspeção de todos os vazamentos com tecnologia semelhante à uma endoscopia, que filma por dentro da tubulação para otimizar reparos, além de instalação de comunicação visual e treinamentos para todos os colaboradores sobre o consumo sustentável e melhores práticas.

"Com visão do futuro, buscamos ir além. Focamos em investimentos constantes e na humanização de nossas ações, tudo para conquistarmos métodos sustentáveis e, assim, ajudarmos nossos clientes e o meio ambiente. O principal poder para promover mudanças necessárias, reside no amor pelas gerações futuras", diz Wagner.

O CEO, que começou com poucos recursos, se tornou uma das principais vozes do setor de investimentos em sustentabilidade com foco em economia de água e energia do país. Foi reconhecido pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), em Manaus (AM), como personalidade Protetora da Natureza, por sua dedicação e envolvimento no fomento a Educação Ambiental e na promoção de ações em Preservação e Defesa do Meio Ambiente, para as presentes e futuras gerações.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP