Sorteio Nespresso
 

HOME OFFICE: durante a pandemia e isolamento social

Atenção a prevenção de queimaduras deve ser redobrada

No dia 6 de Junho foi comemorado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Por isso, esse mês é marcado pela campanha "Junho Laranja" que, há quase 10 anos, visa alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes com queimaduras. Como forma de apoio à campanha, a Rede Mater Dei de Saúde iluminou as fachadas de seus três hospitais com a cor que simboliza a causa.

Com o atual cenário de isolamento social é importante redobrar a atenção principalmente com as crianças para evitar acidentes com queimaduras. Fatalidades do tipo ocorrem com frequência nas residências, se caracterizando como um dos principais riscos de acidentes domésticos. Apesar de todos estarem sujeitos a esses acontecimentos, houve um preocupante aumento no número de casos, de acordo com informações expostas pelo Portal dos Hospitais Brasil, onde registra-se uma alta de 303% nos atendimentos ambulatoriais por acidentes domésticos no SUS em crianças de 0 a 15 anos, desde o início do isolamento social até outubro de 2020.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), acidentes com queimaduras em crianças equivalem a 30% do número de internações anuais no país. Esses dados comprovam a importância da prevenção e vigilância contra esse tipo de acidente que pode ser ainda mais frequente durante a pandemia, não apenas pelo aumento do tempo que as pessoas se encontram em suas residências, mas, principalmente, pelo uso mais frequente de substâncias voláteis, como álcool líquido e em gel, bem como uso de produtos de limpeza com composições químicas que requerem precauções no uso devido ao grande potencial intoxicável.

Como prevenir acidentes com queimaduras em casa? Com passos muito simples é possível prevenir acidentes com queimaduras e manter seguro você e as pessoas que ama. Confira algumas dicas:

- Ao cozinhar mantenha os cabos das panelas virados para trás. Isso evita que alguém esbarre nas mesmas e derrube o conteúdo quente;

- Mantenha as crianças longe da cozinha durante o preparo das refeições;

- Não deixe objetos quentes como ferro de passar, misteira e prancha de cabelos no alcance das crianças ou onde você possa encostar em momento de distração;

- Sempre confira a temperatura de bebidas e alimentos antes de dar às crianças;

- Não deixe fios elétricos desencapados e tomadas baixas sem proteção;

- Desligue o chuveiro antes de mudar a temperatura;

- Não deixe produtos voláteis como perfumes, álcool e produtos de limpeza próximos às crianças e fontes de calor;

- Sempre que possível, prefira água e sabão ao invés do álcool para higienização das mãos;

- Mantenha fósforo, isqueiros e outras fontes de energia e calor fora do alcance de crianças;

- Acenda velas em recipientes com profundidade e mantenha longe de colchões, móveis de madeira e roupas;

-  Evite vazamento de gás e sempre confira se a saída de gás pelas bocas do fogão está fechada;

- Em caso de incêndio, saia imediatamente da residência e só depois ligue para a emergência 

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP