Sorteio Nespresso
 

Gestão de custos é o desafio das transportadoras

Uso de tecnologias é a principal medida adotada pelo setor para diminuição de gastos

O transporte rodoviário é o principal modal no Brasil, de forma que mais de 65% de toda a carga transportada no país utiliza este sistema, de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Por isso, os custos logísticos, relativamente altos, envolvidos nos processos afetam diretamente o setor de transporte rodoviário de cargas (TRC). Segundo o Plano de Transportes e Logística da CNT, os custos com a logística nesse modal representam 11,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

No entanto, o setor não é apenas o único a ser prejudicado, já que esta situação implica também no aumento do preço final das mercadorias, de modo que as empresas precisam estar bem gerenciadas.

O setor trabalha com altos custos em suas operações, por isso é extremamente essencial que eles sejam controlados de maneira constante e

precisa. Deste modo, percebo como os softwares de gestão são fundamentais nestas ações. Ainda que determinadas tecnologias demandem grandes investimentos para as transportadoras, suas implantações continuam sendo altamente vantajosas. Gerenciamento de custos é um fator chave em qualquer negócio e uso de novas tecnologias tem se mostrado um aliado cada vez mais presente para atingirmos esse objetivo.

Há uma série de custos que influenciam a gestão financeira do setor, sendo eles variáveis, isto é, aqueles que são alterados conforme a quilometragem rodada, ou fixos, aqueles que não sofrem variação de acordo com a distância percorrida. Combustível, despesas relacionadas à segurança, equipamentos, pneus e mão de obra são os principais custos que exercem maior influência no cotidiano do setor. Outros fatores logísticos também interferem nas operações dentro das transportadoras. A demora no carregamento ou recebimento de uma carga ou a forma como a armazenagem e o estoque são direcionados, por exemplo, geram consequências que podem aumentar o custo do transporte.

Algumas atividades podem auxiliar neste controle de gastos nas transportadoras, como adotar rotinas padronizadas, automatização de tarefas, conhecer a estratégia do cliente, adotar estratégias de armazenagem e distribuição das cargas e utilização de sistemas integrados.

Por isso, as empresas precisam estar sempre buscando soluções a fim de oferecer serviços cada vez melhores. Como parceiros estratégicos, temos o objetivo de manter nossos custos muito bem controlados para não impactarmos nossos clientes, e consequentemente, a sociedade como um todo.


Gislaine Zorzin é formada em logística pela Uniradial São Paulo e atua como diretora administrativa e de novos negócios na Zorzin Logística. Além disso, faz parte do Projeto 25, desenvolvido pela Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Transporte de colaboradores

[Vitrine Facilities] Redução de até 50% de custos e otimização completa com o Fretadão

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP