Sorteios 11ª Expo
 

Dafiti Group inaugura CD com exército de 300 robôs

Maior centro de distribuição automatizado do setor na América Latina conta com solução capaz de separar 5.000 produtos por hora


O ano de 2021 chega para o Dafiti Group como um período de comemoração: o grupo líder online de moda e lifestyle reportou expressivo crescimento nos últimos trimestres e está celebrando 10 anos dando um salto para o futuro. Em um mercado com enorme potencial de crescimento na região e visando entregar a melhor experiência de compra para os clientes, a empresa acaba de inaugurar o maior centro de distribuição do setor de e-commerce de moda na América Latina; o espaço conta com a maior solução de automação (AutoStore) do mundo, elevando a empresa a novos patamares de logística com benefícios também para seus parceiros.

A nova unidade, batizada de LEAP - um salto para o futuro, está localizada em Extrema (MG). O município, que já contava com um centro de distribuição da companhia, possui localização estratégica para distribuição logística. O centro de distribuição ocupa uma área de 54.000 m² em um terreno de aproximadamente 250.000 m² (dimensão correspondente a cerca de 30 campos de futebol) e abriga o inovador sistema de automação controlado por inteligência artificial que tem capacidade para a separação de 5.000 produtos por hora.

O forte investimento em tecnologia é parte da estratégia do Dafiti Group para permanecer na liderança do setor e continuar a revolucionar o ecossistema da moda, propósito da empresa, daqui para a frente. "Os 10 anos são um marco para a história de uma empresa; para nós, é momento de focarmos ainda mais em nossos diferenciais e acelerarmos nosso impacto positivo no ecossistema. Queremos nos tornar o ponto de partida da moda na América Latina, alavancando nossa plataforma e promovendo uma experiência inspiradora para nossos clientes e parceiros. Estamos colocando a nossa expertise à serviço de nossos parceiros: queremos apoiá-los com dados e soluções logísticas e operacionais para que nosso crescimento movimente o de toda a nossa rede. Tanto o Brasil quanto os demais países em que atuamos na região ainda possuem um amplo potencial de crescimento para o varejo online de moda, e o cenário é favorável para alçar o desenvolvimento do setor a um novo patamar. O LEAP é chave para esse movimento e para fortalecer a aceleração que o grupo vem apresentando nos últimos anos." reforça Philipp Povel, cofundador e CEO do Dafiti Group.

Essa orientação está em linha com o Global Fashion Group, holding da qual Dafiti Group é parte, destino líder de moda e lifestyle online em mercados emergentes. "Com uma década de crescimento acelerado, as operações no LEAP simbolizam um marco para os negócios do GFG na América Latina e no Grupo. Continuamos a ser a única plataforma online focada em moda e lifestyle operando de forma escalável em nossos mercados. O LEAP abriga a maior instalação desse tipo no mundo e o maior projeto operacional do grupo até o momento. Sua escala e sofisticação expressam a transformação e o crescimento do setor de e-commerce de moda, impulsionando nossos próximos dez anos de crescimento na região " enfatiza Christoph Barchewitz, Co-CEO do Global Fashion Group.


A solução AutoStore: automação no estágio máximo de inovação

A solução tecnológica utilizada no novo centro de distribuição é o AutoStore, um sistema integrado de armazenamento habilitado pela Bastian Solutions, com estruturas modulares e flexíveis que armazenam os produtos em caixas organizadas verticalmente em grades, e os produtos são coletados por robôs que se deslocam na parte superior do sistema. Todo esse processo é operado por um software que combina inteligência artificial e análise preditiva para mapear produtos e criar rotas eficientes para os robôs realizarem a coleta. A solução acelera em até três vezes o tempo de separação de cada item.

Atualmente, estão em plena operação no LEAP cerca de 450 mil caixas, que são manipuladas e organizadas por quase 300 robôs. Com isso, a capacidade de armazenamento dentro do sistema automatizado chega a 3.6 milhões de produtos. Para abastecer essa operação exponencial, o CD tem uma movimentação de 100 caminhões por dia, em média. Trata-se da maior automação de e-commerce de moda do Brasil.

"O Dafiti Group nos apresentou o desafio de projetar um dos maiores e mais avançados sistemas de automação do mundo. Avaliamos inicialmente muitas tecnologias diferentes antes de selecionar o AutoStore como a melhor solução para atingir os objetivos operacionais de longo prazo da empresa. A flexibilidade da solução AutoStore, a facilidade de expansão da tecnologia e sua capacidade de fornecer ao Dafiti Group um armazenamento extremamente denso de SKUs foram apenas algumas das muitas vantagens que contribuíram para esta escolha. É extremamente gratificante ver o impacto positivo que o novo sistema está gerando no Dafiti Group e em suas marcas parceiras, e só temos a agradecer ao Dafiti Group pela oportunidade de fazer parte deste projeto de muito sucesso ", enfatiza Greg Conner, Vice-Presidente da Vendas globais na Bastian Solutions, companhia da Toyota Advanced Logistic e líder global na integração de tecnologia de automação da cadeia de suprimentos.


Um salto sustentável

Além de toda a tecnologia, o projeto também foi pensado para oferecer soluções de sustentabilidade, que se apoiam nos quatro pilares do grupo: comércio ético, meio ambiente, comunidade e ambiente de trabalho.

Entre as iniciativas implementadas estão: redução do uso de plástico; utilização de lâmpadas Led e reaproveitamento da luz natural; estação própria para tratamento de esgoto; estrutura pronta para receber painéis solares; e horta orgânica utilizada na alimentação dos funcionários.

Outras parcerias

Além da Bastian Solutions e Autostore, outros parceiros foram essenciais para o desenvolvimento de um projeto com tamanha magnitude quanto o LEAP: LOG Commercial Properties, BTS Properties, Planservice, EREA Advisory, Marcos e Farina Arquitetos, Connexxion Consulting, Mundie Advogados e Tauil & Chequer Advogados, além de todo apoio da Prefeitura Municipal de Extrema.

Segundo a companhia, para o consumidor, a principal vantagem de um modelo operacional como o LEAP se traduz em uma experiência cada vez mais conveniente de compra: diminui-se o tempo total de separação dos produtos, de 24 para 2 horas, em média. Isso resulta em uma entrega ainda mais assertiva e rápida. Essa nova experiência de compra solidifica a visão orientada para o cliente que, ao longo dos últimos anos, foi fundamental ao Dafiti Group para o seu pioneirismo - e continuará sendo prioridade nessa nova década.

FAÇA UM TOUR 360 PELO LEAP:

IFrame













Fotos: Rafael Roncato | Divulgação Dafiti Group

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP