Sorteio Nespresso
 

Mais de 130 profissionais prestigiaram o evento

6º INFRA FM Hospitais contou com 9 horas de muito conteúdo e 2 visitas técnicas, e ainda teve transmissão ao vivo pelo YouTube

Por Léa Lobo e Érica Marcondes

A retomada que todos estavam esperando! Assim podemos resumir o INFRA FM Hospitais, encontro realizado pela Revista INFRA FM nos dias 14 e 15 de outubro, em São Paulo.

Com duas visitas técnicas (AIS Unimed e Fleury Unidade Ponte Estaiada) e cerca de 9 horas de conteúdo técnico, que também foi transmitido ao vivo pelo YouTube, o evento reuniu no Milenium Centro de Convenções, mais de 130 profissionais gestores de infraestrutura e serviços de importantes instituições de saúde do Brasil.

Quem esteve por lá também pôde realizar networking de qualidade, confraternizar e ainda conhecer as tecnologias, produtos e serviços compartilhados pelos nossos patrocinadores: 3M, Grupo Albatroz, Conforlab, Elite Professional, Gocil, Construtora Linc, Midea Carrier, Grupo Paineiras, RL Higiene, Seguridade, Vivante e W-Energy.

Se você não conseguiu participar ou deseja rever algum conteúdo/momento, confira a cobertura especial que fizemos em nossas redes sociais e a gravação de todo o conteúdo. Basta buscar a página da Revista INFRA FM no YouTube e assistir todo o conteúdo programático do 6º INFRA FM Hospitais, que até o fechamento desta edição já apontava mais de 700 visualizações. Acompanhe agora alguns insights do evento.

VISITAS MONITORADAS

CLÍNICA PERSONAL

Referência no Sistema Unimed no modelo Atenção Primária à Saúde, a Clínica Personal foi a nossa primeira parada na programação de visitas técnicas. Tudo foi pensado cuidadosamente para acolher o usuário, aumentar a sensação de bem-estar e reduzir a percepção de clínica médica. Os 786 m2 abrigam oito consultórios, espaço fisioterapia, espera infantil e adulto, salas de acolhimento, coleta e vacina, sala de amamentação, medicação, áreas administrativas e até farmácia.

Obrigada, Paula Vasconcelos, Janaína Garcia e equipe, pela oportunidade!

FLEURY: UNIDADE PONTE ESTAIADA

Localizada na Brigde Tower (região da Berrini, em SP), a Unidade Ponte Estaiada é um Centro Integrado Cardiológico e Neurovascular e Espaço de Saúde da Mulher para o seu bem-estar. Mensalmente, fornece atendimento para cerca de 4.000 pessoas.

Nesse passeio pelos bastidores, visitamos os ambientes como recepção, áreas de coleta, medicina nuclear, ressonância magnética, tomografia computadorizada etc., e as áreas técnicas, responsáveis por suportar toda a operação com a excelência que já é sinônimo da marca Fleury.

Nosso grupo pôde ver de perto a central de geradores de energia, torre de resfriamento e chillers, e ficar por dentro do modelo de gestão da manutenção.

Agradecemos ao Gerente Corporativo de Facilities do Grupo Fleury, Levy Patriani, e toda equipe por nos receber.

HIGHLIGHTS DAS PALESTRAS

LÉA LOBO
DIRETORA DE CONTEÚDO | INFRA FM

Capacite-se ao máximo em tudo que puder sobre tecnologia e lembre-se da importância de realizar um curso sobre Inteligência Emocional, considerando que hoje cerca de 80% dos profissionais que serão escolhidos para se manter nas organizações serão aqueles que sabem se relacionar, uma competência ainda mais importante do que o próprio conhecimento técnico. Outra dica é fazer uso da norma ISO 41001:2018 Facility Management – Management Systems, como uma ferramenta essencial para o sucesso da implantação e certificação de um sistema de gestão.

CÉLIA BERTAZZOLI
ESPECIALISTA EM ARQUITETURA HOSPITALAR | NUPEHA - NÚCLEO DE PESQUISA E ESTUDOS HOSPITAL ARQUITETURA

Design Empático traduz uma abordagem centrada no usuário, onde é necessária a compreensão das necessidades do usuário para desenhar ambientes capazes de deixar uma impressão duradoura. Compreensão profunda de como as pessoas vivenciam os espaços em todos os momentos, desde a recepção até a etapa que avalia a assistência recebida, considerando preferências pessoais para níveis variados de ruído e outros estímulos, criando zonas tranquilas e propiciando áreas de conversação onde as famílias possam estar juntas sem interferências de estranhos.

RODRIGO CARÁ MONTEIRO
DIRETOR DE ENGENHARIA | ATHIÉ WOHNRATH

Considerando que o Hospital Vera Cruz foi fundado em 1943 e, ao longo dessas quase oito décadas de existência, passou por uma série de reformas e expansões. Para muita gente é difícil imaginar como seria o processo de modernização em um hospital, que funciona 24 horas por dia e abriga pacientes que precisam de tranquilidade para uma pronta recuperação. Neste case os motivos para a modernização permitiram uma ampliação dos espaços, relayout para alteração do fluxo operacional, inclusão de serviços e tecnologias, valorização dos espaços do paciente e unificação de guideline da rede. Uma revitalização que gera vida!

ANA PAULA ARAÚJO SANTOS
GERENTE DE FACILITIES | HOTELARIA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

A forma de gerenciar a Covid-19 e colocar as medidas em prática, foi por meio do Planejamento de Squads, formado por equipes multidisciplinares que contaram com a unificação e somatória da expertise dos profissionais de diversas áreas. Entre as lições aprendidas: valorizar mais momentos especiais; cuidar da saúde física e mental o ano inteiro; podemos trabalhar em home office e ter aulas virtuais; assistência remota e a telemedicina como meio de relacionamento entre o médico e paciente e inteligência emocional. Já para o futuro melhorar as competências digitais, pensamento ágil, mindset de crescimento, criatividade, inovação, big data, enfim a necessidade de acelerar os processos de transformação digital.

LINCOLN ARAGONI GOMES
GERENTE DE FACILITIES | SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA ALBERT EINSTEIN

Liderança FM 4.0 conectado com as mudanças de mercado. Propósito é tudo, pois as empresas que de maneira autêntica estão considerando o senso de propósito estão mudando a natureza de seus negócios. Construção de confiança nas relações de trabalho e na guarda de informações de clientes, funcionários e parceiros. Empresas estão modificando suas propostas de valor para criação de uma oferta baseada em experiência. Presença da tecnologia em todos os aspectos da vida humana eleva a necessidade de conexão humana. Ampliar o processo de empatia com funcionários e parceiros de maneira a elaborar uma proposta de valor realmente baseada em experiência. A inclusão de diversidade no ambiente de trabalho favorece a criação de modelos de negócios mais bem-sucedidos e adaptáveis às exigências do mercado.

PAULA VASCONCELOS PEREIRA
UPERINTENDENTE ADMINISTRATIVA | CENTRAL NACIONAL UNIMED

Clínica Personal é uma referência no Sistema Unimed no modelo Atenção Primária à Saúde e pensada cuidadosamente para acolher o usuário, aumentar a sensação de bem -estar e reduzir a percepção de clínica médica. Este modelo de cuidado coloca a pessoa no centro de toda a atenção. Muitos falam que ele proporciona uma visão 360 graus do indivíduo, onde o paciente está sempre em primeiro lugar e recebe acompanhamento contínuo para a manutenção da sua saúde, buscando reduzir riscos e o adoecimento com adequada assistência. Os 786 m2 da clínica abrigam oito consultórios, espaço fisioterapia, espera infantil e adulto, salas de acolhimento, coleta e vacina, sala de amamentação, medicação, áreas administrativas e até farmácia.

LEVY PATRIANI
GERENTE CORPORATIVO DE FACILITIES | GRUPO FLEURY

Em casos de M&A (Merger and Aquisition), momento em que se faz uma Due Diligence, é importante a participação de um especialista de facilities, pois quanto mais detalhada a diligência for, menor o grau de “surpresas” no momento da incorporação. Há um case real do Grupo Fleury, que declinou de uma negociação por recomendação da área de FM. Dicas importantes: atenção no mapeamento dos processos e peculiaridades regionais, busque a maior quantidade possível de informações e histórico de prestadores, analise criteriosamente os contratos e fornecedores, procure conhecer o negócio, clientes, colaboradores e histórico da empresa e, por fim, faça um planejamento completo do processo de integração e migração.

ANDRÉA VAINE
GERENTE OPERACIONAL | HOSPITAL VILA NOVA STAR – REDE D’OR

Estrutura de primeira linha com equipes renomadas e preparadas para acolher os clientes de forma exclusiva com conforto, segurança e tecnologia. O Vila Nova Star é uma opção diferenciada em serviços hospitalares, com relacionamento focado em pessoalidade, prontidão, desburocratização e customização. Para garantir a exclusividade no atendimento ao paciente, o hospital possui 89 leitos de internação e conta com um andar exclusivo para tratamento com radioterapia, que inclui o CyberKnife, primeiro equipamento do Brasil de radiocirurgia para procedimentos intra e extracranianos. O atendimento é personalíssimo, focado no relacionamento com a sua comunidade, tecnologia e automação, serviços padrão hoteleiro, incluindo culinária com um importante chef francês.

VITOR SILVA
COORDENADOR DE GOVERNANÇA | HOSPITAL 9 DE JULHO

O tema do Hospital 9 de Julho traz o case de redução de tempo em limpezas, através de indução eletrostática, que é um sistema eletrônico que realiza a indução eletrostática de desinfetante hospitalar específico no ambiente para desinfecção, utilizando produto à base de dióxido de cloro, sem danificar os equipamentos. Com esse processo é possível eliminar a necessidade de ação mecânica para a desinfecção em pontos definidos do leito durante a limpeza terminal. Além disso a gestão da limpeza é pautada por indicadores de tempo de limpeza, tempo de leito parado por motivo específico, tempo de retirada de pertence e tempo de defeito no telefone.

DEPOIMENTOS

"Trabalho na área de Gestão de Facilities no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas/MG. É a minha primeira vez em um evento da INFRA. Estou muito satisfeito com o altíssimo nível dos conteúdos. Os palestrantes e participantes têm uma bagagem gigantesca. Deixo aqui registrada a minha sugestão de evento de alta qualidade. Parabéns a toda equipe da INFRA!”. Ezequiel Pedroso, Hospital Nossa Senhora das Graças

"Sou Gestor de Manutenção do Hospital Carlos Chagas, em Guarulhos. Fui convidado pela Conforlab, nossa parceira em alguns hospitais do UnitedHealth Group. Estou gostando muito do evento, tem sido muito produtivo. Estou adquirindo muito conhecimento com as experiências de gestores de outras áreas, gerentes de facilities. Está sendo muito agregador para mim”. Albert Fochi Insfran, Hospital Carlos Chagas

"Sou farmacêutica de Poá/SP, do Hospital Municipal Guido Guida. Represento aqui a Secretaria Municipal de Saúde. O que me motivou a estar aqui foi a necessidade de aprimoramento, mudanças e melhorias para a nossa estrutura, para que nós possamos inovar, principalmente agora na realidade que a pandemia nos trouxe de forma exponencial. Queria elogiar o evento e agradecer a oportunidade, porque ele realmente acrescentou muito nessa vertente que estávamos procurando explorar: aprimorar e trazer novas formas de empreender dentro da nossa realidade”. Ana Padilha, Hospital Dr. Guido Guida

"Sou Coordenador de Facilities do Hospital Albert Einstein. É terceira vez que participo do evento da INFRA. Essa troca de experiências e tendências do mercado ajuda muito no nosso dia a dia a enfrentar os desafios. Estou muito feliz, também, de poder sair um pouco dessa questão do home office, da pandemia, desse distanciamento, para encontrar pessoas, porque, por mais que a tecnologia venha avançando, o contato humano é muito importante”. Fernando Buniotti, Hospital Israelita Albert Einstein

"É a minha primeira vez aqui no evento. Estou adorando, até porque estou iniciando no setor de manutenção, onde estou começando a conhecer a área, e, por esse motivo, vim participar do evento para agregar mais conhecimento”. Glaucia Lopes, Hospital Infantil Darcy Vargas

"Sou Coordenadora de Apoio do Hospital São Vicente de Paula, de Jundiaí/SP. É a primeira vez que participo da feira e das palestras. Estou gostando bastante. As palestras estão sendo muito produtivas, o networking aqui é muito bacana. Também estávamos à procura de alguns fornecedores, e aqui a gente conseguiu identificar alguns. Inclusive a empresa Carrier, que traz uma tecnologia da qual estávamos precisando para inaugurar uma área de tomografia. Parabéns pelo evento, está tudo muito bem atrativo. Vale a pena participar. Voltarei em uma próxima edição, com certeza”. Ana Paula Sasarrão, Hospital São Vicente

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A VERSÃO DIGITAL

Fotos: Koi Films


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP