Por Léa Lobo
Com foco em atender às necessidades dos clientes e apoiar o crescimento da empresa, Frank Smith foi nomeado o novo Diretor Executivo da Otis para a América Latina, responsável pelas áreas de novos equipamentos e serviços da Otis, incluindo a América do Sul e América Central. Smith foi anteriormente Diretor Executivo da Otis para a América do Sul. Ele se reporta a Jim Cramer, Presidente da Otis Américas. Otis (NYSE:OTIS) é a empresa líder mundial em fabricação, instalação e serviços de elevadores e escadas rolantes que está no mercado há mais de 167 anos.
O Diretor Executivo começou sua carreira na Otis em 2006 e ocupou cargos de Gerente Geral e de Vendas nos Estados Unidos antes de ser nomeado Diretor Geral da Otis na Colômbia em 2016. Smith tornou-se Diretor de Transformação da Otis Américas, antes de aceitar seu cargo mais recente na América Latina. Smith é formado em Finanças e Negócios Internacionais pela Florida State University. Para falar um pouco mais sobre sua nova função, o jovem e muito experiente Frank Smith (38) concedeu uma entrevista online e exclusiva para a INFRA FM, acompanhe:
Qual será sua atribuição nesta nova função?
Primeiro, eu e minha família estamos muito felizes com nossa mudança para São Paulo a partir de 2021 e o meu objetivo agora é expandir a participação da Otis em novas instalações, modernizações, serviços e reparos na região por meio do foco na qualidade e no atendimento ao cliente. Além disso, também sou o responsável pela direção da fábrica brasileira da Otis em São Bernardo do Campo/SP, que está crescendo bastante e que é o ponto focal de atendimento para toda a América Latina. Estou ansioso para continuar fazendo parcerias com nossos clientes e animado para apresentar as mais recentes soluções tecnológicas da Otis para a região.
Em abril de 2019, quando a United Technologies Corp. (UTC) aprovou o spinning off, transformando a Otis em uma empresa independente, foi um movimento positivo para a companhia?
Desde esta época, a transformação foi muito positiva sim, pois nos deu mais autonomia, agilidade e empoderamento para melhorar ainda mais o uso dos recursos da companhia, bem como entender melhor as tecnologias e inovações em que temos que nos adequar para ter direcionamento e entendimento das demandas e necessidades de nossos clientes.
Qual sua expectativa com o mercado brasileiro?
Nossas operações estão crescendo em vários mercados com vendas novas, modernização e serviços, principalmente em prédios comerciais, shoppings center, entre outros. Além disso, temos a área residencial em ascensão, um segmento muito importante para nossos negócios.
Os resultados da companhia são promissores?
Os resultados são muitos bons nos 200 países e territórios que atendemos, a exemplo do Brasil que é responsável por boa parte do faturamento da região da América Latina. Inclusive, a Otis Worldwide Corporation (NYSE: OTIS) informou os resultados do terceiro trimestre de vendas líquidas de 2020 de US$ 3,3 bilhões, com redução de 1,2% organicamente em relação ao ano anterior, em consequência do momento global da Covid-19. Nossos serviços são essenciais, ganhando ainda maior amplitude durante a pandemia e, por isso, esses resultados demonstram a resiliência de nosso negócio, a força de nossa estratégia e a dedicação de nossos colaboradores ao redor do mundo para fornecer serviços essenciais aos nossos clientes.
Quais as soluções inovadoras que estão disponibilizando?
Queremos sempre expandir nossos negócios e para isso estamos acelerando muito as tecnologias que disponibilizamos, a exemplo de nossa solução para smartphones eCall Plus™, que permite aos passageiros fazer as chamadas dos elevadores diretamente de seus smartphones, e nossa oferta de IoT Otis ONE™, que melhora o tempo de atividade do elevador e será testado na América Latina em breve. Destacamos que além da venda de produtos, temos soluções para retrofit de elevadores e soluções para a manutenção dos elevadores da nossa fabricação e de outras marcas do mercado. Nossos sistemas permitem acompanhar a vida do elevador da data em que ele nasce (sai da fábrica) até toda a sua vida útil. Cada intervenção ou diagnóstico realizado por nossos especialistas fica registrado em nossos sistemas de acompanhamento de gestão, facilitando inclusive o dia a dia de nossas equipes de campo. Ressalto ainda que há retrofit de elevadores, onde é possível realizar a instalação de um novo sistema que pode gerar redução de até 40% no consumo de energia elétrica. Mas se este novo sistema utilizar nossa solução de regeneração de energia, esta economia pode chegar a 70% quando comparado aos sistemas convencionais antigos.
Transportar pessoas é sinônimo de segurança, certo?
Sem dúvida. A Otis foi fundada em 1853 após ter inventado o sistema de segurança do elevador. Hoje, somos a empresa líder mundial em produção, instalação e prestação de serviços para elevadores e escadas rolantes. Nós movemos mais de 2 bilhões de pessoas por dia e mantemos mais de 2 milhões de elevadores e escadas globalmente, o maior portfólio de manutenção da indústria.
Qual sua orientação para os profissionais que compram soluções e serviços de transporte vertical?
Primeiramente o olhar para a segurança, que é crítica e muitas vezes não há consciência de que pode haver um acidente, se não houver o olhar de prevenção para riscos. Eu diria tomar uma decisão de contratação apenas baseada em preço, pode ser um risco. É importante sim observar a questão dos preços praticados no mercado, mas é mais importante considerar o valor da vida das pessoas que são transportadas diariamente. Nós temos soluções e tecnologias para atender qualquer perfil de edificação e para cada tipo de cliente, que demandem cuidados em transporte vertical.
CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL.
Foto: Divulgação