Expo
 

Qual o custo de uma devolução mal planejada da área corporativa?

Cenários foram criados pela consultoria Cushman & Wakefield. Custo de ocupação pode aumentar mais de 13% em até 5 anos

Muito tem se discutido sobre o futuro das ocupações nos escritórios. As locações continuarão a acontecer no mesmo ritmo pré-pandemia ou tendem a arrefecer, à medida que mais empresas passam a adotar o modelo de home office de forma definitiva? Por outro lado, o tamanho dos escritórios vai aumentar, tendo em vista que, embora o adensamento seja menor, o espaçamento entre os profissionais tende a ser maior? São perguntas que ainda geram dúvidas e dividem opiniões.

A despeito de toda essa discussão sobre o que será o futuro, a Cushman & Wakefield chama a atenção para um ponto importante do presente: o custo envolvido em uma devolução de área corporativa mal planejada. De acordo com o estudo de cenários, essa cifra pode chegar a R$ 9,5 milhões em até 5 anos!

Sobre o estudo

A consultoria realizou o estudo baseado em um cenário hipotético, no qual a empresa que devolveu a sua área sem fazer um planejamento adequado necessite alugar novamente a área devolvida. Além disso, este cenário foi baseado na medida em que o empregador não se adeque ao modelo de trabalho remoto, digitalização exacerbada de sua cultura ou passe por uma retomada no volume de negócios mais rápida do que o esperado.

Para realizar tal estudo, foi adotado um contrato com início em setembro de 2018, com duração de 5 anos e foram calculados três cenários, nos quais se levou em consideração volumes financeiros como: "CAPEX 1" (custo inicial de mudança e reforma), multa por quebra de contrato, aviso prévio, custo de desocupação (remoção de mobília e readequação da área para entrega) e "CAPEX 2" (novo custo de ocupação da área previamente devolvida).

Como medida de controle, foi adotado um cenário base, no qual o inquilino ocupa cerca de 5.000 m² na região da Avenida Paulista, cumpre com o contrato corretamente durante o período pré-estabelecido. E, partir deste cenário, foi calculado percentualmente os custos a mais envolvido nas diferentes situações.

Cenário B: o inquilino devolve 40% no 24º mês de vigência do contrato (setembro/2020) e, após 12 meses (setembro/2021), entende que necessita retomar a antiga área na mesma região.

Cenário C:  o inquilino devolve 40% no 36º mês de vigência do contrato (setembro/2021) e, após 12 meses (setembro/2022), entende que necessita retomar a antiga área na mesma região;

Nota: os cenários citados acima são meramente ilustrativos e não garante o uso de 100% das despesas incorridas durante uma negociação ou processo de devolução. Cada inquilino tem particularidades distintas em seu contrato de locação, além do padrão adotado no custo de obra/adaptação do espaço físico.

Após analisar os dois cenários (B e C) no horizonte de 5 anos, pode-se observar que uma devolução feita sem a ajuda de um consultor para planejar a demanda por espaços corporativos pode levar a empresa a ter custos de ocupação entre 13% (Cenário B) e 13,3% (Cenário C) maior do que o cenário base, chegando à cifra dos 9,5 milhões de reais.

De acordo com Jadson Andrade, Head de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Cushman & Wakefield, o momento é de cautela e realização de estudos aprofundados para melhor entendimento dos possíveis cenários que a empresa enfrentará nos próximos anos.

"Por mais que a pandemia tenha afetado muito negócios, é importante observar que uma grande parte dos executivos (44%) espera que seus negócios voltem a crescer até o final de 2020, além de 32% que esperam esse retorno até o final de 2021. Levando em consideração que cerca desses 76% respondentes combinados esperam um aumento nos negócios no curto e médio prazos, o mais sensato é ter cautela e não tomar uma decisão precipitada visando uma economia de curto prazo em seu custo de ocupação. Isso porque de fato não há, quando dentro de 12 meses a mesma empresa retorna ao mercado buscando a área equivalente na mesma região de ocupação, sem contar com o risco de não conseguir mais área contígua no mesmo edifício de ocupação ou ser obrigado a ocupar edifícios distintos pelo baixo índice de vacância em algumas regiões prime. Em outras palavras, esse custo pode ser maior do que a economia do 1º ano que a empresa espera ter conseguido, sem contar nos desafios de mercado dos próximos anos", destaca.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Facilities e Covid-19

A responsabilidade frente ao retorno seguro e aos desafios da biossegurança

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP