Sorteios 11ª Expo
 

Como manter sua equipe segura no retorno ao escritório com a ajuda da tecnologia

[Vitrine Facilities] Gratuito para todas as organizações, o Zoho BackToWork ajuda empresas globais que não podem operar totalmente remotas

Muitos países já estão voltando às suas atividades normais e algumas regiões brasileiras também estão adotando esse ritmo com a abertura de escritórios e estabelecimentos comerciais, embora as taxas de contágio da COVID-19 continuam altas. Os gestores estão em uma posição difícil, tendo que ponderar os prós e contras de retornar ao escritório, enquanto se adaptam às políticas governamentais em constante mudança em torno da crise. O que está na balança é o futuro do trabalho e, para os brasileiros, se esse futuro envolve ou não o trabalho remoto (home-office), ainda é incerto. Segundo Relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), 77% dos empregos na região não podem ser realizados remotamente, devido ao limitado acesso à infraestrutura tecnológica e às poucas habilidades digitais dos trabalhadores.

Pensando nisso, a Zoho Corporation, empresa global de tecnologia que oferece um completo conjunto de softwares de negócios, anuncia o lançamento do BackToWork, uma solução totalmente integrada e abrangente que permite que empresas e organizações façam uma transição segura do trabalho remoto para os escritórios. Disponível gratuitamente até o final de 2020, o BackToWork é o mais recente programa a ser introduzido como parte dos esforços de ajuda contínua da Zoho aos negócios afetados pela crise da COVID-19.

"Agora que as organizações planejam reabrir seus escritórios em várias partes do mundo, queremos ajudá-los a ressurgir, desta vez através BackToWork, uma aplicação que permite às empresas manter a segurança de ponta a ponta no local de trabalho. O aplicativo de gerenciamento de segurança no local de trabalho reforçará efetivamente a higiene do local, minimizando os riscos e cumprindo as regulamentações governamentais", disse Raju Vegesna, evangelista-chefe da Zoho.

Em uma pesquisa recente da Zoho, encomendada à Toluna, com 850 brasileiros sobre continuidade de negócios, trabalho remoto e o futuro do home-office, 49% dos entrevistados disseram que as empresas ainda não decidiram se seus funcionários poderão trabalhar remotamente após período de isolamento social acabar e 17% revelaram que retomarão a rotina de escritório quando possível.

O BackToWork controla todo o acesso das pessoas às instalações de acordo com o histórico de cada trabalhador, além de acompanhar sua temperatura, realizando monitoramento permanente através de autoavaliações, onde o foco é garantir o bem-estar de cada um dos colaboradores, e monitorar o fluxo de pessoas em cada parte das instalações. Também gera notificações automáticas para a organização desinfetar locais com mais pessoas.

Além disso, como outra preocupação dos trabalhadores é ter as ferramentas certas para se protegerem, o conjunto de aplicativos BackToWork mantém o controle de tarefas administrativas críticas, como limpeza profunda, recarga de desinfetantes e garantia de que máscaras faciais e lenços de papel estejam disponíveis. Além disso, é possível monitorar o progresso de cada tarefa usando o painel codificado por cores e realizar verificações de auditoria após a conclusão.

Os recursos do aplicativo estão organizados em seis módulos que abordam todo o processo de reentrada no local de trabalho, em uma solução segura e fácil de navegar, sendo eles:

- Entrada segura: controla o acesso às instalações com base na saúde dos funcionários e seu histórico de viagens, por meio de um sistema de cadastro ponta a ponta e sem contato (por meio de códigos QR), para definição de múltiplos edifícios e localizações.

- Avaliação de bem-estar do funcionário: monitora a saúde no local de trabalho definindo políticas de autoavaliação, entrada segura e viagens. Os funcionários podem enviar com segurança e privacidade um formulário relatando seu histórico de viagens, histórico médico e histórico de exposições potenciais.        

- Manutenção e ativos: gerencie ativos e crie solicitações de manutenção para funcionários. Os pedidos de reparo ou substituição podem ser tratados no aplicativo.        

- Painel de administração: exibe uma visão de 360 graus das condições do local de trabalho, usando painéis pré-configurados. Permite gerenciar funcionários e definir diferentes funções, tarefas como aprovações ou contatos de emergência, entre outras.  

- Voluntário: agrega e gerencia os programas de voluntariado e responsabilidade social da empresa.

- Comunicação: gerencie anúncios, perguntas frequentes e melhores práticas, políticas e documentos de segurança e compartilhe esses materiais com os funcionários facilmente.   

A solução promete alto nível de confidencialidade nos dados da organização e dos seus colaboradores, para se manter em conformidade com legislações. Com versões para navegador da web, iOS e Android, o Back to Work atualmente está disponível em inglês, português, francês, japonês, chinês, árabe, espanhol e alemão e será gratuito ao longo de 2020 e após esse período terá o valor de US$ 2 por usuário.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP