3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Higienização incorreta pode danificar elevadores e causar até incêndios

Confira as dicas da associação do setor

Com a pandemia da Covid-19 a limpeza dos elevadores nos condomínios passou a se tornar mais frequente e reforçada. Por ser um espaço fechado e de alta frequência, esses equipamentos merecem atenção à higienização para evitar possíveis riscos de contaminação. Por isso, a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) alerta aos usuários de elevadores, aos síndicos e administradores de condomínios: é preciso cuidado na limpeza desses equipamentos.

Nenhum produto de limpeza deve ser utilizado diretamente sobre peças e componentes do elevador. Aplicar spray com produtos químicos diretamente sobre as botoeiras dos elevadores pode provocar acidentes. Esses produtos contém elementos inflamáveis, que penetram diretamente pelas frestas danificando o equipamento, com o uso contínuo podem ocasionar curto-circuito e até incêndio.

"Quisemos fazer esse alerta porque na ânsia de limpar e higienizar os elevadores os condomínios podem provocar acidentes", afirma Marcelo Braga, presidente da Abeel e do Sindicato dos Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp).

Não é necessário utilizar mangueira com água corrente, o que pode acumular água no poço do elevador e danificar os componentes do equipamento. Também não se deve utilizar produtos químicos agressivos (ácidos, água sanitária, removedores de tinta etc.) ou abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas etc.).  Marcas de dedos podem ser removidas com um pano macio ou toalha de papel umedecidos em álcool isopropílico.

Outra solução ideal é muito simples e acessível. São os protetores para os botões e componentes eletrônicos do elevador facilmente encontrados no mercado. Esses acessórios protegem o usuário e permitem a higienização dos botões sem riscos.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP