Empresa socorre clientes sem infraestrutura para home office

Desktops virtuais permitem acessar remotamente todos os aplicativos e dados do computador do trabalho

​Com origem na cidade de Wuhan, na China, a Covid-19 já se espalhou por mais de 199 países e territórios, tendo contaminado mais de 2 milhões e levado à morte, até agora, cerca de 128 mil. Infectologistas alegam que, por não haver ainda uma vacina que ofereça imunidade contra o vírus, a melhor medida a ser tomada é o isolamento. Nesse sentido, empresas do mundo todo estão estimulando o trabalho home office sempre que possível.

Há algumas semanas isso já vem sendo feito em São Paulo, mas a iniciativa tem esbarrado num problema sério: muitos funcionários não têm notebooks em suas casas e praticamente não há mais bons equipamentos à venda, uma vez que grande parte vem da China e o risco é grande. Como resultado, muitos empresários estão prevendo queda brusca de receita, perda de clientes e demissões. Alguns anteciparam férias coletivas, mas todos seguem em busca de soluções para evitar o colapso econômico.

Comprometida com a situação dos clientes e do país, uma equipe da Online Data Cloud, empresa que atua há 25 anos no segmento de TI, ressuscitou uma solução que não é nova, mas estava esquecida pela facilidade com que as pessoas têm hoje de adquirir um computador pessoal: o desktop virtual. "Essa solução não atende somente a falta de notebooks no mercado, mas principalmente permite ao colaborador acessar o ambiente da empresa com todas as aplicações existentes. Ou seja, mesmo remotamente, ao olhar para a tela do computador, é como se ele estivesse em sua mesa de trabalho, com todos os dados de que precisa para dar continuidade a suas atividades de rotina. E o melhor: as equipes internas de TI não precisam se deslocar para realizar a instalação", diz Adriano Filadoro, especialista em Cloud Computing e diretor-presidente da Online Data Cloud.

Filadoro explica que o desktop virtual pode ser entregue em qualquer dispositivo e em qualquer lugar do planeta, favorecendo muito empresas com unidades em outros países. "Com essa solução, mais as ferramentas de colaboração que permitem reuniões virtuais, praticamente inexistem curva de aprendizado e período de transição. É possível trabalhar efetivamente de casa desde já. O cliente cria uma máquina-padrão, com todas as aplicações e dados da empresa, e ela poderá ser duplicada em quantas máquinas for necessário. Também podemos deixar desktops em nuvem em compasso de espera, para que sejam ativados de acordo com a necessidade dos clientes. Isso é especialmente importante para aquelas pessoas que ainda estão trabalhando em posições-chave dentro das organizações. Com esse recurso, elas podem deixar o escritório e continuar seu trabalho perfeitamente de casa, de onde pararam, sem perdas de dados ou problemas de continuidade".

De acordo com o executivo, assim que a ameaça deixar de existir e as pessoas retornarem ao ambiente corporativo, nada do que fizeram em sistema home office será perdido. "Com esse nível de segurança e eficiência, é o melhor que se pode oferecer em momentos de crise como o atual".

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP