Sorteios 11ª Expo
 

Cidade Center Norte: um time com orgulho do que faz

Conheça alguns projetos desenvolvidos pelo time da Cidade Center Norte, que em parceira com as demais áreas da empresa, atua com foco em entender a jornada do cliente e proporcionar a melhor experiência

Por Larissa Gregorutti

Foto: Divulgação

Ocupando uma área total de 642 mil m², a Cidade Center Norte é um dos complexos de negócios mais importantes da América Latina, localizado na Zona Norte de São Paulo.

Fazendo parte do Grupo Baumgart, um grupo multinegócios de capital privado, formado por empresas que atuam nos setores industrial, imobiliário, serviços e agronegócios, a Cidade nasceu a partir do Shopping Center Norte, um dos primeiros shoppings centers de São Paulo, e agrega ainda o Shopping Lar Center, primeiro shopping do país voltado ao segmento de decoração; o Novotel Hotel & Resorts, rede hoteleira de alto padrão; e o Expo Center Norte, centro de exposições e convenções que atende eventos de nível internacional.

Para compartilhar as ações desenvolvidas nesse complexo, o time de especialistas formado por Paulo Ponso, Gerente Executivo de Operações, Giuliana Alves Tavares, Gerente de Facilities Manager, e Alexandre Pereira Soares, Coordenador de Planejamentos do Shopping Center Norte; Deborah Cirino Bauer, Coordenadora de Segurança, e Fabiana Teixeira, Gerente de Marketing da Cidade Center Norte; Daniela Pavan, Head do Instituto Center Norte; Nelson Fernandez, Gerente de Operações do Expo Center Norte; e Emerson Santos, Coordenador de Manutenção do Novotel, se reuniu em um café da manhã com a INFRA para apresentar os resultados de trabalhos realizados em sinergia entre as equipes.

"O nome Cidade Center Norte sempre existiu, mas não era muito materializado. Cada empreendimento tinha uma vida própria, mas de uns três anos para cá, com a profissionalização da gestão em todos os negócios, a visão da Cidade ficou consolidada, e vem sendo trabalhada em grande sinergia. O cliente hoje já enxerga tudo como Center Norte, e cabe a nós integrarmos cada vez mais essa visão na nossa gestão", pontuou Paulo Ponso, que informou que todo esse trabalho só é possível com o treinamento constante das equipes.

Segundo o Gerente Executivo de Operações, as áreas terceirizadas de Limpeza, Segurança e Estacionamento são os três pontos de maior contato com o cliente. Só no Shopping Center Norte, são quase 500 pessoas que integram essas equipes, por isso, o formato de treinamento de 3h30 por mês, por exemplo, para os contratados do shopping, e os sete treinamentos por mês que acontecem no Novotel são alguns dos formatos utilizados para capacitar os fornecedores a internalizar o "Jeito Center Norte de Ser".

"É um grande desafio a comunicação para as áreas se integrarem. No nosso time orgânico, nós conseguimos tecer esse DNA, mas o que buscamos é passar esse formato de tratamento da jornada do cliente para a terceirização. Fazer com que as equipes tenham a mesma informação de forma coesa é um desafio diário enfrentado por todas as gestões", ressaltou Giuliana Alves Tavares.

E não é à toa que esse processo é intenso. Segundo dados volumétricos apresentados pelo grupo, a quantidade de público que frequenta esses estabelecimentos é de impactar.

No shopping Center Norte, somada a quantidade de funcionários de lojas, mais os da administração, terceiros e clientes, chega a bater um milhão de pessoas por mês. No Lar Center esse público é de 277 mil pessoas/mês; no Novotel, quase 10 mil hóspedes/mês; e no Expo, o número é em volta de 50 mil pessoas por evento, sendo que algumas feiras específicas, o complexo chega a receber um público de 350 mil pessoas em um único dia.

Nesse sentido, fica nítido que receber bem deixa de ser opção, e passa a ser o principal critério para a continuidade do negócio.

Giuliana Alves Tavares, Fabiana Teixeira, Alexandre Pereira Soares, Nelson Fernandez, Deborah Cirino Bauer, Paulo Ponso, Daniela Pavan, e Emerson Santos
Foto: Divulgação

Demanda estratégica de eventos

Para atrair esse público, o trabalho desenvolvido pela equipe de Marketing da Cidade Center Norte atua segundo o calendário de varejo, transformando datas tradicionais como dia das mães, namorados, dia dos pais, dia das crianças, natal e férias, em eventos para clientes e lojistas.

Também com o foco em proporcionar boas experiências, existem ações que são trabalhadas dentro de determinados nichos, como o apoio a Sessão Azul, que é uma sessão de cinema exclusiva para famílias com pessoas autistas. O shopping Center Norte foi o primeiro shopping em São Paulo a receber esse projeto, em que essas famílias não pagam pelo ingresso.

O CineMaterna é outro projeto realizado pelo shopping, que além da sessão, promove uma roda de conversa sobre temas relativos à maternidade, a volta ao mercado de trabalho, entre outros.

Já no Lar Center, um programa para reunir toda família é a Feira Orgânica, que acontece aos domingos, das 8h às 13h, com oficinas para diferentes faixas etárias.

O shopping também já realizou o Festival Artes do Mundo; o Petópolis, que é uma "cidade para os pets"; a Mostra Lar Center 4.0, que trouxe uma casa com o melhor da tecnologia e automação, toda adaptada para atender acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças; entre outros eventos.

"O shopping só como centro de compras não funciona mais. Ele é um centro de experiência, que começa desde quando a pessoa tira o cartão no dispenser do estacionamento até o momento que ela cruza com um dos nossos funcionários que diz 'bom dia' e oferece ajuda. Além disso, o nosso olhar é incluir todas as pessoas, e também seus pets, em todos os eventos. Por isso, trabalhamos constantemente para que o shopping seja um ambiente inclusivo", informou Fabiana Teixeira, Gerente de Marketing na Cidade Center Norte.

Então, com relação a pauta de eventos, a Cidade Center Norte promove dez feiras por mês nos shoppings, 13 eventos por mês no Expo, e mais de 150 eventos corporativos nas salas de convenções no Novotel. Ou seja, é uma cidade que pulsa de verdade.

Foto: Divulgação

O Expo Center Norte, por exemplo, segundo Nelson Fernandez, é um shopping center que monta e desmonta a cada evento. Enquanto o shopping Center Norte possui 350 lojas; o Lar Center possui 146; o Novotel conta com 344 quartos, mais 12 salas de eventos; esse número varia no Expo, tendo feiras que vão desde 300 até 900 estandes.

Além disso, em dias de grande movimento de carros e caminhões, a equipe de Operações do Expo se reúne com a CET para definir a melhor logística para o evento.

Todas essas ações são desenvolvidas de forma compartilhada com os demais empreendimentos do complexo, tendo em vista que o cliente circula por todos esses espaços.

Um case, que mostra a ação conjunta realizada por gestores do Cidade Center Norte, é o da Mobilidade, que o Shopping promoveu durante os dias de uma feira específica de grande movimento do público jovem no Expo Center Norte. Apesar de a Cidade oferecer o serviço de transfer do Terminal Rodoviário Tietê até o Expo Center Norte, Paulo compartilhou que é muito comum ver pessoas que não querem esperar o transporte, fazerem o trajeto a pé até o centro de exposições. Nesse sentido, a ação visou colocar placas de indicação de caminho no trajeto percorrido, e a disponibilização de time de segurança em todo o percurso, o que proporcionou ao cliente uma sensação de cuidado pensada nos detalhes.

Projetos do Instituto Center Norte

Organização sem fins lucrativos criada há 17 anos pela Cidade Center Norte, o Instituto Center Norte visa melhorar a qualidade de vida e renda dos moradores da Zona Norte de São Paulo, seguindo duas linhas: a Zona Norte Empreendedora e a Zona Norte Sustentável.

Quem compartilhou esse case foi a Daniela Pavan, Head do Instituto Center Norte, que informou que "a rede Zona Norte Empreendedora apoia diversos projetos que trazem capacitação no mercado de trabalho e empreendedorismo, principalmente para mulheres e jovens; e a Rede Zona Norte Sustentável, visa proporcionar dentro da sustentabilidade, um olhar mais saudável para essa região, apoiando projetos como a Virada Sustentável, entre outras ações".

O projeto Resíduo Zero, por exemplo, visa reduzir gradativamente a quantidade de resíduo que é mandado pelos shoppings Center Norte e Lar Center para os aterros sanitários. Então, à medida que os processos internos melhoram e aumentam a quantidade de material reciclado, 100% da receita gerada é destinada às ações promovidas pelo Instituto, destacou Paulo.

Um braço deste projeto desenvolvido em parceria com a Molécoola, instalou uma loja-container no estacionamento do Shopping Center Norte, que transforma os recicláveis em benefícios para os clientes.O Instituto também realiza projetos em parceria com a rede Asta, que capacita mulheres para empreender e melhorar seus negócios na parte de confecção de roupas; além disso, existem parcerias que visam a capacitação de jovens, como o Startup Varejo, que leva capacitação empreendedora para jovens, dentro de escolas públicas da Zona Norte.
Outras ações que vale mencionar:

 Parceria desenvolvida com o Instituto Entre Rodas, uma ONG que promove a transformação na vida de crianças e adolescentes com deficiência física, que resultou na arrecadação de uma tonelada de lacres de alumínio nos pontos de coleta espelhados pela Cidade, proporcionando a entrega de cadeira de rodas no dia do deficiente físico.

 O Festival Tinta Loka aconteceu por iniciativa do shopping Center Norte, trazendo mais cor, vida e cultura para o entorno. Após receber mais de 450 inscrições para o Festival, 60 artistas foram selecionados, na sua maioria moradores da Zona Norte, que tiveram como inspiração a primavera e os pontos icônicos da região, como a Cantareira e o Horto Florestal. O projeto visou a realização de uma obra de arte urbana desenvolvida a céu aberto, sendo que todos os resíduos produzidos durante o evento tiveram seu descarte correto, gerando renda destinada para o Instituto Center Norte para promover ainda mais desenvolvimento para a região.

Análise volumétrica de FM

Todos esses projetos realizados em parceria com a área de Facilities, só se tornaram possíveis, por conta da manutenção e operação feita com com eficiência na infraestrutura desses espaços.

Mas para entender a real dimensão do trabalho diário enfrentado pela equipe de FM, confira a seguir alguns números que impactam diretamente no gerenciamento de suas atividades.

Área de telhado

 40 mil m² no shopping Center Norte.

 18 mil m² no shopping Lar Center.

 5.700 m² no Novotel.

 88 mil m² no Expo Center Norte.

Resultado: 152 mil m² de área de telhado.

"Nós temos uma equipe fixa, que é responsável por fazer observação com drone do telhado. Ela identifica problemas e realizar a manutenção preventiva de vedação de calha, condutor, solucionando toda a dinâmica do que acontece no telhado", informou Paulo.

Quantidade de resíduos gerados

 200 toneladas/mês no shopping Center Norte.

 30 toneladas/mês no shopping Lar Center.

 14 toneladas/mês no Novotel.

 175 toneladas/mês no Expo Center Norte.

Resultado: aproximadamente 410 toneladas de resíduos que vai para o aterro por mês.

 

Gestão de estacionamento

 10 mil vagas de estacionamento em toda a Cidade.

 43 cancelas de entrada.

 42 cancelas de saída.

 32 caixas de cobrança de estacionamento.

 

Volume de veículos

 300 mil/mês no shopping Center Norte.

 140 mil/mês no shopping Lar Center.

 2.800 mil/mês no Novotel.

 Número que varia entre 35 a 500 mil/mês no Expo Center Norte.

Resultado: o volume/mês de veículos que circulam na Cidade Center Norte é maior que o volume/mês que circula no estacionamento do Aeroporto de Guarulhos.

 

Frotas operacional

1 veículo, 3 motos e 5 segways no shopping Center Norte.

 1 veículo, 2 motos e 2 segways no shopping Lar Center.

 2 motos e 2 segways no Expo Center Norte.

 

Câmeras de CFTV

 289 no shopping Center Norte.

 185 no shopping Lar Center.

 146 no Novotel.

 256 no Expo Center Norte.

 

Área verde

 196 vasos com 60 tipos de espécies nos shoppings Center Norte e Lar Center.

"Além disso, a Cidade Center Norte fez a adoção dos canteiros, localizados na Avenida Otto Baumgart, como também da praça conhecida como Praça do Deic, que somados a área verde do complexo, resultam em 15 mil m² gerenciados por nossa equipe de paisagismo", compartilhou Giuliana.

 

Escritório novo

Por fim, com a profissionalização da gestão como parte do negócio, o projeto que fez parte da mudança cultural que aconteceu dentro da Cidade Center Norte foi o recém-inaugurado escritório administrativo, com um ambiente de trabalho inovador, mais inteligente, sinérgico e que respeita mais as pessoas.

Incentivando um novo mindset, um novo jeito de pensar e agir, o novo escritório veio fortalecer a história, valorizar a cultura e os valores da organização, além de reforçar a visão de futuro e a maneira de cuidar das pessoas através dos detalhes, pensados na melhoria do bem-estar de todos os colaboradores.

Antes, o escritório convencional era ocupado por mesas grandes, posições fixas, que não permitiam a flexibilidade do negócio. Hoje, os colaboradores podem utilizar estações de trabalho compartilhadas, mesas de reuniões móveis, mobilidade interna entre os andares estimulando uma forma de trabalhar inovadora, colaborativa e criativa.

O ambiente chamado internamente de "Nosso Espaço" fortalece comportamentos, como agir como dono do negócio, proporcionando abertura para inovar.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP