Sorteio Nespresso
 

IFMA´s World Workplace 2019 Conference and Expo

Os keynotes speakers compartilharam ideias sobre formação de equipes, bem-estar no ambiente de trabalho e sobre como estar preparado para viver (e sobreviver) as mudanças radicais no mundo de hoje

Por Léa Lobo

A IFMA’s World Workplace 2019 Conference and Expo, realizada de 16 a 18 de outubro em Phoenix, Arizona, EUA, convidou quatro keynote speakers renomados para iluminar o palco do evento com insights sobre a criação de equipes de classe mundial, melhorando o bem-estar no ambiente de trabalho e para se preparar para viver (e sobreviver) a mudanças radicais nos dias de hoje.

John Carrillo, IFMA Chair disse que a cada ano, a entidade convida palestrantes renomados para o seu principal evento educacional e de networking para fornecer aos participantes novas perspectivas sobre liderança, orientação especializada sobre desafios específicos ao gerenciamento de facilidades e ideias inventivas para alcançar objetivos pessoais e profissionais.

No grid das sessões educacionais foi disponibilizada 106 palestras com temáticas que passaram por Recursos Humanos, Operações e Manutenção, Sustentabilidade, Finanças e Negócios, TI, Carreira, Workplace, Tendências, Tecnologias, Projetos e muitas outras que contemplam o Facilities Management. Já a Expo trouxe 285 expositores do mercado fornecedor para FM, proporcionando aos visitantes conhecer novidades e tecnologias em produtos e serviços.

O evento também contou com um grupo de brasileiros que participaram ativamente de muitas sessões educacionais e dos eventos que proporcionaram muito networking entre os congressistas, a exemplo da concorrida festa da Caterpillar, que há anos faz parte do calendário do evento, sem contar com as celebrações da Cort, milliCare, entre outras.

A abertura do evento foi realizada por Robyn Benincasa, uma palestrante motivacional premiada, triatleta, Ironman dez vezes, autora de um best-seller do The New York Times, orgulhosa proprietária de dois quadris biônicos de metal, e fundadora e CEO da Project Athena Foundation, que ajuda sobreviventes a viverem um sonho de aventuras como parte de sua recuperação. Benincasa explanou sobre a criação de sinergia humana: “aquela mágica que permite que grupos de pessoas comuns realizem coisas extraordinárias juntas”.

Já Rex Miller e Mim Senft compartilharam estratégias para melhorar o bem-estar no local de trabalho com pouco ou nenhum custo para a empresa, considerando que hoje os empregadores enfrentam uma crescente crise nos custos de saúde que ameaça engolir lucros e drenar a vitalidade da força de trabalho dos colaboradores. O absenteísmo, o afastamento e a rotatividade custam às empresas cerca de US$ 1,2 trilhão por ano, e o trabalho se tornou a quinta principal causa de morte no mundo. Adotar uma solução diferente da saúde e bem-estar no local de trabalho pode ajudar as organizações a evitar a fazer parte desta trágica estatística.

Peter Hinssen é autor de quatro best-sellers e é palestrante sobre inovação, liderança e o impacto das ferramentas digitais na sociedade e nos negócios. Sua palestra de encerramento trouxe o pensar sobre “O dia depois de amanhã”, que é um tempo e um lugar onde novas ideias, tecnologias e conceitos poderão mudar os negócios para sempre. É onde estão enormes quantidades de valor no longo prazo; no entanto, a maioria das empresas vê o amanhã pelo que sabe hoje. Hinssen falou sobre um mundo em rápida transformação e os modelos de negócios, estruturas organizacionais, talentos, mentalidades, tecnologias e culturas necessárias para maximizar nossas chances de sobrevivência. Ele mostrou exemplos dos pioneiros que conseguiram ir além do amanhã e foram capazes de mudar o curso de indústrias inteiras.

Segundo Hinssen, a maioria de nós se concentra no hoje: nas reuniões que teremos, nos e-mails aos quais responderemos, nas ofertas de preços que precisamos enviar enquanto os prazos expiram ou diminuem. “Pensamos muito no amanhã, em nosso valor futuro e em como nossa empresa sobreviverá à ruptura. Amanhã é o que nos mantém acordados à noite. Mas vamos ser sinceros, a maioria de nós não pensa muito sobre isso”, alerta.

“Os verdadeiramente grandes, os gigantes, aqueles que ditam o mercado são os que ousam imaginar “O dia depois de amanhã”. Porque é aí que estão enormes quantidades de valor a longo prazo. As ideias, conceitos, noções ou inspirações radicais que se concentram no dia depois de amanhã são as que mudam empresas, indústrias e até o mundo inteiro”, instiga o speaker.

O World Workplace é um evento abrangente de aprendizado e networking focado na gestão de FM. O evento agrega valor para os profissionais de FM em todos os níveis de suas carreiras e em todos os tipos de empreendimentos e continua sendo ícone para descobrir novas ideias e tecnologias que afetam o setor.

Participantes brasileiros

Para mim, foi a 5ª participação, porém já presenciei eventos bem maiores e também menores que o IFMA World Workplace. O deste ano recebeu cerca de quatro mil profissionais, sendo nove brasileiros: Andrei T. de Freitas (Hyundai), Cesar Santos (Hyundai), Cristiano Gimenes (CI&T), Fátima Sousa (FS Educa Cursos e Consultoria em Facilities), Felipe Magalhães (Petrobras), Lincoln Aragoni (Hospital Israelita Albert Einstein), Léa Lobo (Infra), Raimundo Damasceno (PD Serviços de Internet) e Wagner Lamarca (Vivante). Veja quais foram as impressões de três desses profissionais que lá estiveram:

“Este ano decidi participar de um congresso internacional de Facilities Management para saber o que o mercado mundial está falando e para onde estão caminhando. Após um papo com a Léa, ela me indicou o IFMA World Workplace 2019. O evento é enorme, com muitas palestras simultâneas e a feira de exposição com mais de 250 expositores. Sobre a feira, vi pouca novidade. Posso dizer que o mercado nacional está muito atualizado e sintonizado com o que acontece lá fora. Durante a feira ocorreram algumas pequenas palestras educacionais bastante voltadas para os produtos e serviços dos expositores. As palestras com os keynotes Robyn Benincasa e Peter Hinssen, na abertura e no encerramento, foram espetaculares. As demais palestras ocorreram em momentos em que a feira não estava aberta. Eram cerca de 15 palestras simultâneas e a escolha cuidadosa foi importante para garantir uma boa palestra. Gostei muito, pois além dos temas tradicionais de FM, existiam outros temas como Liderança, Lean Quality e User Experience. Para mim valeu muito a pena, apesar de pouca novidade foi importante ver o que está acontecendo lá fora nesse fascinante mundo de FM. Trago comigo alguns insights e inspirações para continuar experimentando e fazendo diferente aqui dentro da CI&T”, disse Cristiano Gimenes, Executive Manager na CI&T.

“Foi a minha terceira participação neste evento e confesso que esperava mais. A Expo que costuma ser um diferencial estava muito pequena, com a metade dos expositores, se comparada aos anos anteriores. A qualidade das palestras estava muito boa, mas a concentração de muitas delas nos mesmos horários fez com que tenhamos deixado de assistir e debater temas interessantes! De qualquer forma acredito que o saldo foi positivo, pois além do aprendizado, fiz novos amigos e dei muitas risadas com o grupo de brasileiros presentes. Que venha Chicago em 2020!”, destacou Wagner Lamarca, Diretor de Operações da Vivante.

“Foi minha primeira vez no evento do IFMA (International Facility Management Association) e eu estava muito ansiosa e com grandes expectativas com relação ao conteúdo programático do Congresso como a Exposição. Gostei muito do formato e de conviver com tantas culturas diferentes em poucos dias. Conheci profissionais de Facilities Manager da Nigéria, Costa Rica,  Austrália... Foi um grande aprendizado! Já quero me programar para estar em Chicago no próximo ano!”, disse Fátima Sousa, CEO da FS Educa.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP