NEOWRK
 

Encontro dos mercados imobiliário e turístico

Estratégia de investimentos imobiliários e turísticos no Brasil foi tema do seminário da ADIT Invest

Conteúdo publicado em 25 de setembro de 2019

Por Léa Lobo 

O ADIT Invest, ponto de encontro entre os setores imobiliário e turístico com o mercado de capitais, aconteceu no dia 6 de agosto, no Secovi-SP. Promovido pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), o seminário chegou à sua 14ª edição como referência na geração de negócios e palco de discussões sobre as principais estratégias para captação de recursos para o desenvolvimento de novos projetos no País.

O evento, que contou com mais de 280 executivos de construtoras, incorporadoras, loteadoras, fundos de investimentos e private equity, instituições financeiras, redes hoteleiras, proprietários de terrenos, consultorias, entre outros, trouxe palestras e painéis divididos em perspectivas de mercado, captação de recursos, governança corporativa, Fundos de Investimento Imobiliário (FII) e turismo compartilhado. Assuntos como projeção de mercado, gestão de carteira, rating, captação de recursos, boas práticas para a multipropriedade, tendências de investimento e loteamentos também fizeram parte do programa.

A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da ADIT Brasil, Caio Calfat, que ressaltou seu otimismo referente ao mercado. Para ele, o Brasil começa a apresentar sinais positivos de recuperação. O Executivo disse que todos estão esperando para voltar a investir no Brasil: “Os estrangeiros estão esperando as aprovações das reformas. Elas estão demorando, mas vão acontecer. Acredito que serão ainda este ano”, disse o Presidente da ADIT Brasil. Segundo ele, os hotéis de lazer são sazonais, já a multipropriedade não, porque vende o ano inteiro. Isso resolve uma série de questões, pois equilibra a vida dos municípios, porque recebe gente o ano inteiro, movimentando todo o setor turístico.

Na sequência, o Presidente do Secovi-SP, Basílio Jafet falou sobre a projeção do mercado imobiliário brasileiro e reforçou a questão da recuperação do setor prevista para este ano. Ressaltou que o número de unidades vendidas, no Brasil, é maior do que as lançadas. “Em São Paulo, estamos com um número de estoque em equilíbrio e a tendência é aumentar as vendas e, com isso, um possível aumento de preço por metro quadrado”, disse Jafet.

Durante o seminário, a ADIT Brasil fez homenagem a Romeu Chap Chap, que afirmou: “Estamos finalmente entrando no começo da retomada profissionalizada do mercado imobiliário brasileiro e os eventos, como este seminário, contribuem para isso”, comentou.

Na homenagem intitulada “Uma vida que vale a pena ser vivida”, o Conselheiro e Presidente de Honra da ADIT Brasil fez sua homenagem a Chap Chap, dizendo que ele é o sinônimo do mercado imobiliário brasileiro. “Com 60 anos de profissão, é um homem vencedor de batalhas, poderoso, agradável, gentil, humilde e que se doa para o setor. É um líder que inspira. Construiu mais de cem prédios, mas nunca construiu muros”, falou emocionado Felipe Cavalcante.

Outro tema debatido no ADIT Invest foi sobre o crowdfunding, que é regulamentado no Brasil pela CVM por meio da instrução CVM 588. Pelas regras atuais, empreendedores podem captar até R$ 5 milhões iniciais em seus projetos por meio de crowdfunding.

“O crowdfunding oferece uma possibilidade também de envolver logo no início do investimento clientes futuros e a comunidade impactada pelo projeto, facilitando não apenas a obtenção de recursos, reduzindo riscos, mas também facilitando a venda e o uso do projeto futuramente junto aos clientes investidores”, disse Rony Stefano, CEO da Sanctuary Properties.

Ele, ainda reforça que a economia compartilhada também traz uma forma muito mais simples e inteligente de financiar projetos. “O crowdfunding imobiliário funciona da mesma forma que os de empreendedores de startups, que buscam investidores na fase inicial do projeto em troca de participação em seus negócios. Não podemos esquecer que os projetos imobiliários também são startups”, completa Stefano.

O palco do ADIT Invest contou com a presença de 37 experts dos mercados financeiro, imobiliário e turístico. Entre os nomes presentes, destacam-se: o CEO da MaxCap Real Estate Investment Advisors, José Paim Andrade Jr.; a CEO and Co-founder da Captalys, Margot Greenman; o Professor e Colunista do InfoMoney, Arthur Vieira de Moraes; o Diretor Executivo do BTG Pactual Digital, Fernando Crestana; o Head de Investimentos da Votorantim Asset, Mário Okazuca Junior; o Diretor-executivo do Ourinvest, Rossano Nonino, entre outros.

“O ADIT Invest é ponto de encontro entre empresários e investidores para a geração de negócios. Além de muito networking, esta edição contou com painéis alinhados com as principais demandas do mercado. Ao longo de todos esses anos, já impactamos mais de quatro mil pessoas de diferentes regiões do País. Com isso, fomos crescendo e agregando, cada vez mais conteúdo qualificado em nossa programação, fazendo com que cada evento seja melhor do que o anterior”, resumiu o Presidente da ADIT Brasil, Caio Calfat.

Clique aqui para conferir a versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP