3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Inspirar e valorizar o profissional por trás das cenas

Reforçar a importância dos chefes de Manutenção deu o tom do 2º Accor Property Meeting Behind The Scenes

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

Por Érica Marcondes

Valorizar a área de Manutenção Predial, cujo papel é fundamental para impactar positivamente na jornada do hóspede e na performance da edificação, e dividir as novidades do Grupo foram os objetivos centrais do 2º Accor Property Meeting Behind The Scenes, realizado em 16 de abril, no Novotel Center Norte São Paulo, um intenso evento organizado pela equipe de Paulo Mancio, SVP Design, Technical & Construction da AccorHotels para América do Sul.

Cerca de 350 participantes – a maioria profissionais de property management dos hotéis do Grupo – ouviram sobre tecnologias e melhores práticas em segurança e manutenção, além de temas como sustentabilidade, acessibilidade e inovação.

Logo na abertura, Paulo Mancio destacou o protagonismo do time. “O nosso trabalho envolve manter as propriedades seguras, acessíveis, modernas, mas sobretudo sustentáveis e valorizadas, e esta equipe tem esta responsabilidade. Nossos homens de operações táticas são os verdadeiros heróis da hotelaria. Vocês são muito importantes!”, disse ele antes de chamar ao palco Patrick Mendes. CEO da AccorHotels na América do Sul, o executivo compartilhou alguns números da operação brasileira, que representa 8% do Grupo e detém um portfólio de mais de 60 mil quartos e a abertura prevista de mais cem mil quartos ainda em 2019.

“Nunca tivemos um crescimento tão forte. Por isso, temos uma responsabilidade ainda maior de garantir a satisfação e a segurança dos clientes e colaboradores diariamente, dos ativos e do patrimônio da marca”, ressaltou.

Raimundo Ribeiro, Senior Manager da LG Business Solutions, falou sobre as tendências do mercado de ar condicionado, com destaque para a experiência ímpar do VRF Multi V. “A solução minimiza perdas de eficiência e oferece benefícios de energia sustentável, além de conforto excepcional, eficiência de energia e confiabilidade, proporcionando ainda um ótimo custo/benefício e facilidade de instalação”.

Em seguida, iniciou-se o primeiro painel, moderado por Zilca Saldanha, Gerente Sênior de Implantação da AccorHotels. Participaram: o engenheiro Carlos Rodriguez, responsável por implantações e reformas de mais de 80 empreendimentos do Grupo; Dionísio Campos, Gerente de Gestão e Riscos com mais de trinta anos de experiência na área; e Marcelo Salomão, responsável pela área de TI.

Ao tratarem da pauta principal – segurança e riscos iminentes –, citaram os pontos que mais merecem atenção quanto ao princípio de incêndio: cozinhas/fritadeiras, onde os sistemas de exaustão precisam ser devidamente limpos e estarem em pleno funcionamento; instalações elétricas, onde se deve ter atenção para o ar condicionado e equipamentos elétricos – notebooks ligados e deixados em cima da cama, por exemplo, podem superaquecer e iniciar um incêndio; e torres de resfriamento, que podem ser superaquecidas. “São as pequenas pedras que nos derrubam”, lembrou Rodrigues, que falou ainda como a nova lei de acessibilidade está sendo aplicada nos hotéis já em operação e como a AccorHotels tem inovado nesse sentido. No Pullman Guarulhos Airport, a barra que auxilia na locomoção transita por todo o quarto – desde o banheiro –, desempenhando o papel de conferir um design diferenciado ao mesmo tempo em que atende às normas exigidas.

O segundo Painel lembrou que acessibilidade, além de ser “um tema espinhoso que vai além do cumprimento de normas, é um diferencial estratégico e uma prática contínua. E as pessoas são a chave para que a sensibilidade aconteça”, disse Bruno Mahfuz, cadeirante há 17 anos e sócio-fundador do Guiaderodas.

E como acessibilidade e sustentabilidade andam juntas, Felipe Faria, Diretor-executivo do Green Building Council Brasil (GBC Brasil), e a PhD em Engenharia Civil, Daniela Abreu, tiveram o papel de fazer com que todos refletissem sobre o assunto. Faria destacou o Brasil como quarta posição em projetos certificados Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), nos 1.400 projetos em certificação e no desafio multisetorial e multidisciplinar. Ou seja: de que os projetos ganhem cada vez mais escala em múltiplos segmentos. “Ao otimizar os custos com investimentos e colaborar para que o produto imobiliário ofereça conforto, bem-estar e saúde para as pessoas, verificamos que a sustentabilidade tem total sinergia com a hotelaria”, disse.

Para Daniela, trata-se inclusive de mostrar para o investidor que o foco está na valorização do seu ativo. “A maior oportunidade está nas reduções energéticas e hídricas”, concluiu ela.

Deivison Pedroza, CEO da Verde Ghaia, abordou o tema eficiência energética, lembrando que a boa gestão e boa eficiência energética geram, além de ganhos consideráveis, respeito e boa reputação às marcas e empreendimentos.

Já Fernando Mariante, Gerente de Propriedade e Manutenção da AccorHotels, destacou a importância dos treinamentos frequentes, de olho na segurança de todos e na otimização da experiência do hóspede.

“Desenvolvimento pessoal” também ganhou espaço na agenda do evento, com o palestrante Andrei Alves. Advogado, pós-graduado em Direito do Trabalho, Teólogo e Diretor-executivo do Instituto Propósitos de Ensino (IPE), ele pediu para os ouvintes: “Reprograme sua mente”, ressaltando que “o seu mundo é o tamanho da sua mente. O ponto mais importante da sua vida é quando você entende onde quer chegar, conhecendo os seus potenciais. A sua mente é o seu desafio”.

Olivier Hick, COO Midscale e Econômicos da AccorHotels, também participou da programação e destacou o crescimento das operações no território brasileiro, o plano audacioso de 103 inaugurações até 2022 (totalizando 395 hotéis no País) e o crescimento nos últimos três anos em qualidade, puxada pelo forte investimento e valorização da manutenção, da limpeza e de outros quesitos que fazem parte dos bastidores.

“Estamos falando de um novo posicionamento que é impulsionado por novos serviços e instalações que suportam essas mudanças”, explicou ao reforçar a importância do evento quando se fala em operação e qualidade de tudo o que é oferecido aos hóspedes e visitantes.

Carlos Jacob, especialista em Inteligência de Mercado e Diretor do Grupo Capitale Energia, levou aos presentes cases de sucesso quanto a energias renováveis. Explanou sobre a Zero Emissão de Carbono (ZEG) e a criação de energia a partir de elementos naturais. “Hotéis precisam estar preparados para o crescente número de carros elétricos em seus estacionamentos, uso de patinetes e cozinhas cujos equipamentos conversam com outros equipamentos. Mas tudo isso só faz sentido se for com energia renovável. É preciso reduzir custos e olhar para a sustentabilidade”.

Destacando os desafios em garantir a melhor experiência aos hóspedes da categoria Luxo Premium, Philippe Trapp, COO Luxe & Lifestyle da AccorHotels América do Sul, fechou a programação ressaltando a importância dos investimentos da empresa na aquisição de marcas, além da qualidade dos produtos e serviços ofertados, incluindo medidas ambientais importantes para a consolidação mundial neste segmento. “Um hotel pode impactar negativamente outros cinco mil”, lembrou ele.

Homenagens

Ao final do dia, Paulo Mancio homenageou profissionais e entidades relevantes que têm contribuído para o desenvolvimento e qualidade do mercado de Facilities e Property Management no País. Léa Lobo, Diretora de Redação da Revista INFRA, foi protagonista, assim como a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), representada por Luciano Brunherotto, Presidente Gestão 2017/2018; Bruno Mahfuz, fundador do Guiaderodas; e Luiz Puglia, responsável pela implantação do PMP – Plano de Manutenção na AccorHotels.

Os melhores líderes de Manutenção

O encontro contou ainda com a Premiação dos Chefes de Manutenção AccorHotels, avaliados com base no Score PMP 2018 – Segurança e Gestão. São eles:

Troféu Top Five

1º lugar: Alexandre Alves | Ibis São Paulo Expo

2º lugar: Alex Marques | Ibis Budget São Paulo Paulista

3º lugar: Gilberto Djalma da Silva | Ibis Budget São Paulo Jardins

4º lugar: Bruno Silva Dias | Mercure Santo André

5º lugar: Klaus Leppaus Ataide | Ibis Vitória Praia de Camburi

Menção honrosa

Antônio Carlos | Ibis Styles Curitiba Centro Cívico

Natanael Dantas Siqueira | Mercure São Paulo

Ederson Goulart Batista | Ibis Budget Curitiba Aeroporto

Marcos Santos | Mercure São Paulo Boa Vista

Emerson Santos | Novotel Center Norte São Paulo

Clique aqui para conferir a versão digital.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP