3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Arquitetura & Workplace

Soluções para espaços corporativos e projetos de arquitetura

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

Hospital CEMA está de casa nova

O Hospital CEMA nasceu há 43 anos e começa 2019 em casa nova, na Rua Padre Adelino, 333, no bairro do Belém, região Leste da capital Paulista. A partir do dia 2 de janeiro, os quase 350 médicos, enfermeiros, atendentes e 3 mil pacientes que todo dia se movimentam em busca de soluções para a saúde dos olhos, ouvidos, nariz e garganta mudaram para o moderno prédio de 24 mil m e 7 andares, construído a partir de um projeto tecnológico, planejado para dar todo conforto ao cliente, garantindo a humanização do atendimento.

O novo prédio do Hospital CEMA representa uma história de sucesso que começou em um pequeno sobrado da Rua do Oratório, na Mooca. Ali, em 1975, o patriarca Ângelo Aquino e seus três filhos médicos, sendo dois oftalmologistas e um otorrinolaringologista, Guido, Antônio e Roberto, abriram uma clínica nas respectivas especialidades.

O novo CEMA tem 24 mil m2 de área construída e sete andares. “O moderno projeto contempla todas as normas técnicas de construção, conceitos de sustentabilidade e relacionada à acessibilidade, fazendo da tecnologia uma aliada no uso racional dos recursos naturais”, explica o Engenheiro Marco Antonio Gouvêa Pedro, responsável pela obra. Um exemplo é o sistema HeatRecover, uma tecnologia que garante economia da energia elétrica utilizada para fornecer água quente ao Hospital. Essa economia é obtida através do aproveitamento da energia cinética (oriunda dos motores que abastecem o sistema de ar-condicionado), transformada em energia elétrica. As lâmpadas LED que iluminam todo o interior do edifício são 12 vezes mais eficientes e 90% mais econômicas. Os seis elevadores funcionam em grupo, distribuindo as demandas automaticamente, para gerar economia.

Mas o foco principal foi o conforto para o paciente, a começar pela localização com acesso facilitado. Para garantir a hospitalidade, desde a entrada, o novo Hospital CEMA fez uma recepção com pé direito de 7,5 metros de altura, decorada com móveis em tom madeira e bege, luminárias com design artístico, paredes de vidro que integram as recepções do térreo ao 1º andar com entrada de luz natural, muitas floreiras e um vídeo wall com múltiplas telas de TV agrupadas, dando um toque dinâmico e moderno ao ambiente. A locomoção interna dos pacientes e acompanhantes é feita por meio de escadas rolantes, ligando os andares térreo, onde ficam a recepção, a lanchonete – Dona Deôla – e o laboratório de análises clínicas, aos 1º e 2º andares.

O novo edifício do Hospital CEMA aumenta substancialmente a capacidade de atendimento atual, em número de consultórios (81), salas cirúrgicas (14), salas de exames (21), leitos (200) e até do auditório (70 pessoas), onde são ministradas conferências e aulas para os residentes. O novo prédio do Hospital CEMA marcará o início de uma nova fase na história do Belém, levando a excelência no diagnóstico e tratamento de doenças de olhos, ouvidos, nariz e garganta para o bairro.

Sicredi faz uso de contêineres para agências

Além de investir em novas tecnologias com foco na experiência digital do associado, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de quatro milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – tem realizado a modernização das agências físicas, levando em conta conceitos de sustentabilidade. O Sicredi inaugurou, recentemente, a primeira agência sustentável da Paraíba, uma obra com conceito de arquitetura contemporânea que integra a lista de outras quatro agências já modernizadas pela instituição nos últimos meses, no Paraná e em São Paulo.

O projeto para construção da agência Epitácio Pessoa, na capital João Pessoa, foi criado pelo arquiteto chileno Igor San Martin, que atua há cerca de trinta anos na área da construção e há quase 15 anos com contêineres – equipamento utilizado para transportar cargas – no Brasil e em outros países. Além disso, é professor acadêmico na área de técnicas alternativas da construção. A agência foi construída a partir de 22 contêineres, gera sua própria energia elétrica, capta água da chuva e está em processo de certificação para obtenção do Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), selo de maior reconhecimento internacional de sustentabilidade. Dos dois mil m2 do terreno, o prédio ocupa 700 m2 e tem o piso elevado, permitindo que a água da chuva escoe e seja absorvida pelo solo.

A obra é mais uma iniciativa do projeto Smart Sicredi, que propõe um novo conceito de arquitetura sustentável mediante a reutilização de contêineres. “Esse tipo de material permite o reuso, torna a construção muito mais rápida, é mais limpo e economiza recursos naturais, pois usa menos areia, tijolo, água e ferro, podendo baratear a construção em até 30%”, explica João Bezerra Junior, Presidente da Sicredi João Pessoa.

Seguindo o conceito do projeto, a Sicredi recentemente modernizou outras quatro agências. No Paraná, nos municípios de Assis Chateaubriand (no distrito de Bragantina), Candói e Cafeara; e no estado de São Paulo, em Fernandópolis, a instituição instalou agências contêineres com energia fotovoltaica e coletor de água da chuva, além de aplicar o conceito cashless, isto é, com transações financeiras sem circulação de papel moeda.

MedicMais inaugura 30 unidades até o fim do ano, totalizando mais de 130 clínicas no País

A rede de clínicas médicas e odontológicas MedicMais, fundada em 2015, promove saúde com qualidade e preços acessíveis, unindo atendimento médico, odontológico e exames em um só local. A rede criada em Patos, Minas Gerais, realizou mais de 100 mil consultas e atendimentos nos dois primeiros anos de atuação. Atualmente em expansão no franchising associada ao grupo 10x, oferece mais de 20 especialidades e cerca de 1000 tipos de exames. Somente no mês de abril, a rede de franquias inaugurou cinco novas unidades, marcando expansão principalmente na região Sudeste do país.

 A rede de franquias MedicMais, iniciou 2019 em ritmo de consolidação da marca, após ter fechado o ano anterior com um faturamento de R$ 30 milhões. Em apenas dois anos de atuação no franchising, a marca já conta com mais de 130 unidades vendidas e mantém metas ousadas de expansão no mercado. A expectativa é que, com as inaugurações, somente no primeiro semestre do ano, o faturamento chegue a R$ 20 milhões. Ainda no mês de maio, sete novas unidades começarão a funcionar, ampliando a atuação da rede em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Roraima.

WEX inaugura novo escritório em Salvador

A WEX, uma das líderes globais em soluções de pagamentos corporativos, anunciou em 25 de março uma nova unidade em Salvador. O espaço abrigará o Centro de Inovação e Tecnologia da companhia, responsável pela criação e pelo aprimoramento de sua plataforma de pagamentos que atende clientes de diversos setores.

Um dos fatores que motivou a expansão na capital baiana foi a grande oferta de profissionais qualificados na região, com expertise em cloud computing, tendências mobile, User Experience (UX), DevOps, além do desenvolvimento de softwares. Com capacidade para 200 colaboradores, a empresa oferece um ambiente de trabalho diferenciado para estimular a criatividade e, para isso, apostou em elementos como iluminação natural, design descontraído e projeto arquitetônico baseado no modelo Scrum de metodologia ágil, que promove um espaço ideal para a criação e o planejamento de softwares.

“O clima organizacional e a qualidade de vida influencia diretamente na produtividade e é determinante para o resultado da companhia”, comenta José Roberto Kracochansky, CEO Latam da WEX. “Não se trata apenas de implantar um projeto arrojado, mas oferecer um local com recursos que fomentem um comportamento colaborativo e criativo em todos os níveis organizacionais”, explica.

A WEX mede anualmente a Felicidade Interna Bruta (FIB), por meio da pesquisa Great Place to Work, sendo certificada há dois anos. “Comunicação, colaboração, descentralização, descontração, troca de conhecimento, motivação e agilidade são alguns dos valores que queremos fortalecer em todos os nossos escritórios”, destaca Kracochansky.

Método entrega obra do Hospital Samaritano Paulista

O Hospital Samaritano Paulista, do UnitedHealth Group, começou a funcionar em 15 de abril. Localizado na região central da capital paulista, o empreendimento tem 27 mil m2 de área construída. O projeto foi executado pela Método Engenharia.

O complexo conta com dez andares e está equipado com centros cirúrgicos, salas de ressonância, tomografia, angiografia e neuronavegador. Além disso, possui 96 apartamentos individuais, seis apartamentos VIPs, um apartamento máster, 32 leitos enfermarias, 27 boxes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 12 boxes de terapia semi-intensiva, área de reabilitação e fisioterapia com piscina, além de restaurantes.

“Estamos muito orgulhosos por ter tido a oportunidade de executar uma obra tão complexa e de alta tecnologia embarcada, que trará muitos benefícios para os clientes do UHG. Projetos complexos como este reforçam o posicionamento e tradição da Método na execução de obras consideradas como referência”, afirma Jorge Almada, Diretor de Operações da Método e responsável pelo projeto.

O sucesso da construção do empreendimento é reflexo da elevada capacitação de seus colaboradores, bem como da gestão de projetos moderna e consistente da companhia.

A Método possui uma grande expertise no segmento de saúde, tendo atuado em obras importantes como o Hospital Sírio Libanês e o Sabará Hospital Infantil, em São Paulo, bem como o Hospital Mãe de Deus e o Hospital Moinho de Ventos, no Rio Grande do Sul.

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