Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Jovem, descolada, colorida

Nova sede da Decolar.com ganha projeto conceitual baseado em curvas para permitir conexões fluidas e em sintonia com a agilidade inerente ao core business da marca

Notícia publicada em 6 de junho de 2019

“Jovem, descolado e colorido. Curvas nortearam todo o projeto da nova sede da Decolar.com, em Alphaville, permitindo conexões fluidas e em sintonia com a agilidade que a empresa trabalha. Muita brasilidade nas luminárias, paisagismo e cores vibrantes fizeram parte do conceito deste projeto”.

Assim a Pitá Arquitetura traduz o projeto e a recente instalação da Decolar.com em 3.500m2 na cidade de Barueri (SP). Segundo Nico Salto del Giorgio, arquiteto e sócio da Pitá Arquitetura, buscou-se criar todo um “urbanismo orgânico” onde os departamentos se tornaram vilas e as áreas transformadas em bairros e praças. O foco psicológico dos colaboradores foi a premissa conceitual para esta arquitetura corporativa com perspectivas bastante diferentes. O colaborador vem antes da ‘forma’ arquitetônica e o resultado é um enorme ganho de produtividade para a empresa.

Este conceito de realização de projetos corporativos a Pitá Arquitetura chama de “criação imersiva”, em que o ser humano é o centro da abordagem para atender a real necessidade de quem habitará os espaços. Todo o processo é de conexão e cocriação com os clientes.

Neste case específico, o cliente propôs a realização de um workshop com 100% dos colaboradores da Decolar.com, aproximadamente 450 pessoas, em que todos puderam apresentar seus desejos e críticas sobre os espaços corporativos. Neste processo de “criação imersiva” é possível então criar novas maneiras de trabalhar em espaços não lineares, flexíveis e colaborativos.

Conferir mais brasilidade às instalações de uma companhia argentina foi também um desafio. Soma-se a isso o desejo de evitar a criação de um espaço para uma “empresa de viagens”, mas sim uma “empresa de tecnologia” – a melhor tradução para o território da marca.

Desde a recepção encontram-se traços e elementos desta brasilidade: cestos, tapetes, cortinas, caixas de madeira, jardins amazônicos, murais e grafites de artistas que trouxeram a diversidade e o retrato do Brasil contemporâneo.

O mobiliário corporativo Operis, colaborativo e decorativo FK Grupo e lockers Biccateca, comercializados pela Operis Design SP, foram definidos desde o início como estratégicos para este projeto, pois além da diversidade de opções a escolha trouxe uma série de facilidades para a Decolar.com, que pôde comprar todos os itens de mobiliário de um só fornecedor. 

Além disso, a Pitá Arquitetura encontrou na parceria com a Operis Design SP a possibilidade de propor mudanças e personalizações nas peças colaborativas / decorativas e até no mobiliário corporativo, em que, por solicitação dos arquitetos, foram adicionadas bordas de BP madeirado nas superfícies brancas de trabalho – plataformas Just da Coleção Operis.

A grande opção na gama de produtos, assim como na diversidade nas cores dos tecidos das Coleções que a Operis Design SP representa, possibilitaram ao escritório de arquitetura regionalizar os “bairros” levando em conta o conceito de “urbanismo orgânico”. As áreas da empresa foram definidas com base em um código de cores. 

De acordo com o arquiteto Nico Salto del Giorgio, não há um elemento fora desta diversidade harmônica. Uma única poltrona recebeu até dois tecidos para se encaixar às setorizações. 

Este trabalho conjunto da Pitá Arquitetura com um fornecedor único capaz de atender as expectativas do cliente nas etapas de demonstração, negociação de preços e atendimento de prazos de entrega e montagem, faz da Operis Design SP a escolha ideal para as soluções corporativas para instalações de todos os portes, desejos e necessidades.

Ficha Técnica

Case: DECOLAR.com

Projeto: Pitá Arquitetura

Equipe Responsável: Isabela Cencini, Rafael Urbonas, Paola Martuscelli, Fabio De Bem, Daniela Morais, Juliana Loss, Amanda Toranzo, Michelle Macorin, Antonio Mantovani e Nico Salto del Giorgio

Gerenciadora: Colliers

Construtora: ACE ISG Engenharia

Mobiliário e Coleções Operis Design SP neste Projeto:

Plataformas de trabalho: Linha Just / Operis

Cadeiras executivas: Linha Addit / FK Grupo

Colaborativos e Decorativos: Cadeiras Appia e Stratos, Estofados Poe, Mesas Note, Pic e Plato Poltronas Betty, Betinha e Dino, Puffs Square / F.Way e Maxdesign, FK Grupo

Armazenamentos: Lockers / Biccateca

Foto: Marcelo Magnani

Clique aqui para conferir a versão digital

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP