Expo
 

Densidade da espuma: como escolher a cadeira ideal?

Tão importante quanto o design, a definição do assento de escritório precisa necessariamente passar pelo conforto

Notícia publicada em 7 de março de 2019

Tão importante quanto o design, a escolha da cadeira de escritório precisa necessariamente passar pelo conforto. Nela, passamos sentados grande parte do nosso dia, especialmente durante a jornada de trabalho. Por isso, uma cadeira com um assento de qualidade pode garantir o aconchego e a rigidez necessária.

Disponíveis nos mais variados tipos e qualidades, as espumas podem ser mais duras ou mais macias, densas ou espessas. Segundo Paulo Cristiano Bonatelli, consultor técnico do FK Grupo, não existe uma densidade ideal, tudo vai variar de acordo com a necessidade. "Para trabalhos em que é necessário passar muito tempo sobre a cadeira, a escolha deve ser entre 40 e 50 kg/m3. Já em outras modalidades, densidades maiores do que 50 kg/m3 podem ser usadas, desde que propicie uma maciez adequada", completa. Ele destaca que a suavidade da espuma não está diretamente relacionada à densidade, mas da relação entre os principais reagentes da espuma (Poliol e Isocianato).

Essa consistência que determina o suporte de carga, ou seja, quanto peso uma espuma consegue suportar durante um determinado tempo sem que ocorra uma deformação permanente. Detentor das marcas F.Way, Maxdesign e Sittz, o FK Grupo fabrica cadeiras e poltronas a partir de expansão moldada (dentro de um molde), também popularmente conhecida no mercado como 'espuma injetada'. As empresas utilizam dois padrões principais de densidade, sendo uma com 45 kg/m3 e outra com 55 kg/m3. Confira algumas dicas para escolher a cadeira com ideal.

Quais os tipos de espumas?

Também conhecida como espuma expandida por conta do seu processo de fabricação, a espuma laminada expande-se após a mistura da matéria-prima, produzindo um grande bloco que posteriormente será fatiado, extraindo lâminas, que serão utilizadas como estofado.

Ao contrário da espuma laminada, a injetada é fabricada no tamanho exato. Os componentes são introduzidos em um molde, que depois de pronto já estará no formato desejado. Assim, é possível controlar melhor a densidade e evitar desperdício.

Existe uma densidade ideal para os assentos?

Segundo o consultor técnico, não há uma densidade ideal. Porém, algumas portarias exigem determinadas medidas. "Para a cadeira de Teleatendimento, o ideal é estar entre 40 e 50 kg/m3. Já para postos de trabalho de expedientes prolongados que não estejam sob estas orientações, densidades maiores do que 50 kg/m3 podem ser usadas, desde que a formulação da espuma propicie uma maciez adequada", alerta.

Há diferenças entre poltronas e sofás?

"Existe diferença na maneira de se obter a espuma", afirma. Segundo ele, geralmente o material empregado em sofás são oriundos de expansão livre, enquanto o mais comumente utilizados em cadeiras e poltronas de escritório têm sua fabricação a partir de expansão moldada.

É relativamente comum ter no mercado sofás cuja densidade é menor do que o indicado para poltronas e cadeiras de escritório.

Existe diferença entre a espuma do encosto e do assento?

Bonatelli alerta que isso não é uma regra. Mas existem fabricantes que optam por utilizar espumas mais macias no assento para ampliar o fator de conforto sensitivo, enquanto melhora a modelagem do encosto com um material um pouco menos fofo. Ou mesmo, pode utilizar densidades distintas (geralmente maior no assento do que no encosto) para ampliar a durabilidade do assento, em função de fatores de deformação permanente, fadiga dinâmica e perda de espessura ao uso prolongado.

Como é escolhida a espuma para o cada tipo estofado?

"Critérios como geometria da peça, fatores de suporte de carga, maciez, modelagem do revestimento, entre outros, são requisitos considerados essenciais para a escolha da melhor formulação de espuma para um estofado em específico". Tais critérios, segundo ele, têm como objetivo sempre garantir a melhor experiência de conforto, bem como ampliar a qualidade e durabilidade do estofado ao longo do uso do assento.

Quais as dicas para manter a vida útil por mais tempo?

Aqui alguns cuidados devem ser tomados. "As espumas possuem células permeáveis ao ar e, por isso, são muito suscetíveis à grandes variações de temperatura e umidade". Para ele, é importante que o ambiente de trabalho esteja com uma temperatura próxima aos 25° Celsius (com variação de mais ou menos 5 graus) para garantir a preservação das características físico mecânicas das espumas.

Entre os principais cuidados devem ser manter os estofados longe de umidade excessiva, altas temperaturas, ou fogo e fagulhas. Pressionar as cadeiras ou sofás em uma pequena área com uma força por um longo período de tempo também pode promover uma deformação permanente, que é quando uma espuma já não retornar mais à sua espessura original por uma compressão.

Fotos: Divulgação FK Grupo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Mercado

Property Manager compartilha atuação em país destruído pela guerra

Diego Mitrovich Rienzi, Gestor Patrimonial do Family Office Ernesto Zarzur, compartilha trajetória profissional com detalhes sobre atuação na Angola no pós-guerra.

Carreira

Nove em cada dez empresas brasileiras adotam híbrido, aponta pesquisa

Estudo da JLL revela que modelo mais popular é de dois dias de trabalho no escritório e três dias remotos por semana.

Mercado

Uma nova era na gestão inteligente do Workplace: Neowrk recebe aporte de R$10 milhões

Startup utiliza tecnologia que une hardware, software e AI para revolucionar o gerenciamento dos espaços corporativos; foco é no crescimento e expansão local e internacional.

Operações

A palavra "gerenciamento" te impede de enxergar lacunas na operação?

Profissionais da Planoa comentam quais os aspectos negligenciados em operações de obras.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP