3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Inovação & Transformação

DECLARAÇÃO DE RESÍDUOS TORNA-SE OBRIGATÓRIA NO RJ

Conforme anunciado pela Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), o governo estadual do Rio de Janeiro tornou obrigatória a declaração de geração, transporte e destinação de resíduos para as empresas fluminenses e para as companhias que pretendem levar seus resíduos para dentro do estado.

Trata-se da Resolução n. 79 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cosema), que aprova a Norma Operacional 35 do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea-RJ), que prevê a obrigatoriedade do sistema declaratório de resíduos industriais e comerciais. A ferramenta de controle foi implantada pelo Inea e cedida pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), com o apoio Abetre.

Desde março deste ano, todas as empresas geradoras são obrigadas a declarar no site do Inea a movimentação e o destino final de seus resíduos. O sistema de controle on-line já funciona em caráter voluntário desde setembro do ano passado e conta até o momento com a adesão de mais 20 mil empresas, entre geradores, transportadores e destinadores de resíduos.

O Presidente da Abetre, Carlos Fernandes, lembra que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), bem como diversas leis estaduais, estabelece que o sistema declaratório é uma obrigação legal do poder público. “O sistema declaratório permite o monitoramento em tempo real de todas as etapas da cadeia de resíduos sólidos no estado fluminense, incluindo a geração, o armazenamento, o transporte, o tratamento e a disposição final, mesmo quando a origem ou o destino dos rejeitos for fora do território estadual. Isso representa um importante avanço no cumprimento da PNRS”, comenta Fernandes.

USINA DE ENERGIA FOTOVOLTAICA NO DATA CENTER DE SÃO PAULO

A Ascenty, empresa líder no mercado de Data Center com foco na América Latina, anuncia a implementação de uma usina de energia fotovoltaica em sua unidade em Osasco. O projeto foi desenvolvido pela Mendes Holler e a Santa Paulina Engenharia, empresas parceiras na construção dos Data Centers da Ascenty.

Para operar em projetos de geração de energia limpa como os da Ascenty, a Mendes Holler, buscou no mercado internacional a tecnologia de placas fotovoltaicas com alto rendimento e eficiência, bem como certificadas pelo Inmetro. A instalação da usina solar, além de proporcionar melhora no índice de Power Usage Effectiveness (PUE), que mede a eficiência energética do projeto do Data Center, otimizou os custos com energia elétrica, uma das grandes preocupações das empresas de TI.

“Estamos focados em reduzir a geração de resíduos e prevenir a ocorrência de danos ambientais. Utilizamos procedimentos e tecnologias ambientalmente adequadas no gerenciamento dos produtos e serviços, visando à melhoria contínua do desempenho ambiental”, comenta Roberto Rio Branco, Diretor de Marketing e Institucional da Ascenty.

“No Data Center São Paulo, a Mendes Holler projetou uma usina fotovoltaica com capacidade de geração de 70 MWh/ano, proporcionando para a Ascenty redução de despesas de energia com a concessionária já no primeiro dia de operação” explica Sérgio Colhado, Gerente de Operações do Grupo MH. Eduardo Mendes, CEO do Grupo MH, comenta que “a principal vantagem de uma usina solar é ser renovável e possuir baixo custo de manutenção, proporcionando retorno do investimento a curto prazo”.

TECNOLOGIA EM PISTOLA DE LAVADORA DE ALTA PRESSÃO

A Kärcher, líder mundial em soluções de limpeza, apresenta nova tecnologia revolucionária em pistola de lavadora de alta pressão. A EASY!Force reduz 100% a força de empunhadura desempenhada na mão do operador e traz nova dimensão em ergonomia para lavadoras de alta pressão. A nova tecnologia foi criada com o objetivo de oferecer conforto ao usuário, aliviando o impacto causado pela utilização do equipamento nos músculos da mão, antebraço, braço e ombro. Robustez, duplo sistema de segurança – que em caso de acidente a pistola para de funcionar automaticamente – e maior estabilidade. “Os diferenciais do produto foram confirmados após 24 meses de testes de campo feito com 70 clientes, em estudo ergonômico aprofundado. A nova pistola EASY!Force foi criada com esse foco em inovação e conforto, e chega ao mercado para aprimorar o amplo portfólio da companhia”, afirma Rafael Ferrari, Gerente da Divisão Profissional da Kärcher Brasil.

INFRAESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO MODERNA E AVANÇADA

Inaugurada em fevereiro nas instalações do histórico Edifício Othon, no Centro da capital paulista, a nova sede da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo abriga uma infraestrutura de comunicação moderna e avançada, preparada para dar suporte às atividades desse importante órgão de gestão da maior metrópole do Brasil, entre elas, o atendimento aos cidadãos. “Tecnologia é fundamental para a eficiência administrativa e a gestão do orçamento da cidade de São Paulo, que é da ordem de R$ 50 bilhões por ano”, afirma Luciano Felipe de Paula Capato, Coordenador de TI da Secretaria Municipal da Fazenda. “Por isso, adotamos uma rede com o que há de mais atual do ponto de vista tecnológico”, acrescenta.

Como o prédio, originalmente era de um hotel – o luxuoso Othon Palace Hotel, que funcionou entre 1954 e 2008 –, foi preciso realizar reformas e adaptações para o uso administrativo. Um moderno Data Center, com cerca de 140 m2 de área, foi instalado em um dos dois subsolos do edifício – que tem mais 25 andares. O Coordenador de TI explica que, para conectar o Data Center a cada um dos andares, foi implantada uma estrutura de cabeamento vertical em fibra óptica fornecida pela Furukawa Electric – por intermédio da Tuigo Instalações e Tecnologia da Informação, integradora responsável pelo projeto e instalação. Nos andares, uma estrutura horizontal de cabeamento estruturado, também da Furukawa, faz a distribuição da conexão para os diversos pontos de rede.

Por enquanto, a Secretaria ocupa os espaços até o 10º andar do prédio (a mudança está sendo feita por etapas). Segundo Marcos Antonio de Oliveira, Diretor da Tuigo, quando a implantação estiver completa, estarão disponíveis cerca de 2.050 pontos de rede para atender os postos de trabalho (serão 1.500 servidores aproximadamente), salas de reuniões, auditórios e outros ambientes. O backbone óptico, que interliga o Data Center às salas técnicas em cada andar, utiliza conexão em fibra óptica a 10 Gb/s. “Essa infraestrutura dará suporte a todas as aplicações que envolvem transmissão de dados, acesso a sistemas e consultas a bancos de dados e à internet”, conclui Oliveira.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP