O uso do gás natural como alternativa de energia competitiva na operação

Por Larissa Gregorutti

Para economizar e evitar a falta de luz, estabelecimentos comercias, industriais e residências têm optado pelo uso do gás natural como fonte alternativa, prática e segura de consumo de energia.

Os números apontam que empreendimentos que fazem o uso desse insumo energético tem redução média de até 30% do custo em relação à eletricidade. Mas segundo Pedro Luiz Mendes da Silva Júnior, Gerente de Geração Distribuída e Aplicações da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás), a redução pode ser ainda maior, dependendo da manutenção e operação adotada no edifício e do seu tempo de vida útil.

A realidade é que o uso do gás natural proporciona inúmeros benefícios, tais como:

• fornecimento contínuo e ininterrupto;

• mais segurança – por ser mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento e não requer estocagem;

• pagamento de acordo com o consumo;

• melhoria da mobilidade urbana, por dispensar o uso de caminhões para entrega;

• melhoria do meio ambiente, por emitir menos poluentes na atmosfera.

Nesse sentido, por ser uma fonte de energia limpa, que não falta e não acaba, o gás natural é um grande aliado do meio ambiente, por reduzir em mais de 50% a emissão de CO2 durante a queima, resultando em baixa emissão de poluentes. Além disso, ele tem aproveitamento total, sem perdas residuais.

Suas aplicações podem ser diversas, sendo que tanto na indústria como em empreendimentos corporativos, seu uso pode se dar através da energia térmica, da climatização, da geração de energia e da cogeração.

“No comércio, por exemplo, existe uma ampla utilização do gás natural porque ele é muito abrangente: pode ser aplicado em um hospital, pois é riquíssimo em termos de soluções; na gastronomia, para alimentar fogões, fritadeiras, lava-louças e fornos combinados; em residências, utilizado em lareiras e aquecimento de piscinas, entre outros investimentos com características diferentes”, destaca o Gerente de Geração Distribuída.

Uma solução adotada por duas grandes redes de academias em São Paulo e fornecida pela Comgás, é o Combined Heat Power (CHP), que combina calor e energia em um único equipamento de cogeração.

Segundo Paulo Freitas, Gerente Regional de Manutenção da Bodytech Company, desde novembro de 2016 o sistema CHP está em funcionamento na unidade Bodytech Vila Olímpia, em São Paulo. Todavia, outros três projetos foram elaborados e estão em fase final de estudos e viabilidade para instalação agora em 2018 nas unidades Bodytech e unidades Fórmula Academia.

“A Bodytech Company possui um comitê de gestão energética que atua ativamente, com intuito de buscar novas tecnologias e sistemas que possam agregar às nossas academias, visando à eficiência energética e à melhoria na qualidade dos nossos serviços, com a economia de insumos e de valores, garantindo maior vida útil das instalações”, informou Freitas.

A solução CHP possibilitou aquecer as piscinas, a água dos chuveiros e gerar energia elétrica para entregar no quadro da academia, atingindo duas energias a partir de uma fonte primária: o gás natural.

Nesse caso, a redução de todo consumo de operação da Bodytech Vila Olímpia chegou a 48%, além da redução dos custos com manutenção dos equipamentos, que anteriormente eram usados para aquecimento das duchas e piscinas.

Além disso, ele reduz o alto custo do aluguel pago no espaço utilizado pela tancagem, afinal, por ser encanado, o gás natural não precisa de espaço de armazenamento quando comparado com as fontes alternativas do mercado, como o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Então, além de a academia ter eficiência operacional e o fornecimento contínuo, que não acaba no meio da operação, evitando o desconforto dos usuários durante o banho, na piscina ou durante as aulas, essa solução proporciona segurança por eliminar a possibilidade de vazamentos com a entrega subterrânea e dispensa a gestão de logística.

Outros dois cases de sucesso que aderiram a solução a gás, foi a rede de franquias de restaurantes Coco Bambu, que instalou uma lava-louça a gás em sua nova unidade na Zona Norte de São Paulo.

Loja modelo a gás natural, aderiu a solução devido à redução de custos e à alta produtividade, pois a lava-louças é mais rápida do que a máquina utilizada anteriormente, resultando na melhor operação do restaurante, com maior eficiência.

Outro modelo de sucesso foi a instalação do primeiro gerador a gás no edifício Platano, um residencial de alto padrão, localizado no Alto de Pinheiros.

Por ser uma região que sofre frequentemente com a falta de energia, o gerador de energia anteriormente utilizado atendia apenas as áreas comuns do edifício, como o portão da garagem, iluminação, equipamentos de segurança, câmeras e o elevador de serviço.

Mas por ser um edifício de alto padrão, em que os moradores optaram por não sentir a falta de energia, o empreendimento realizou em parceria com a Comgás o modelo de geração full, tanto para as áreas comuns como para áreas privativas, que são atendidas através de gás natural na falta de energia elétrica. Essa solução eliminou toda a necessidade do empreendimento em manter combustível armazenado, que era utilizado no antigo gerador de energia, evitando o risco de acidentes e o desconforto da operação por insalubridade.

Segundo Silva Júnior, as operações realizadas pela Comgás, proporcionaram que a Companhia se posicionasse em um novo momento de mercado, passando a oferecer atendimento especializado por segmentos. Com mais de 15 mil quilômetros de rede de distribuição em 88 municípios, a Companhia decidiu focar sua atuação por gerências especializadas, atuando nos segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração.

“A empresa passou a oferecer orientação técnica para cada área de negócio, de tal forma que o cliente não precise mais buscar no mercado conhecimento para implantar a melhor solução dentro do projeto ou do edifício existente. A Comgás passou a proporcionar estudos e cenários de alternativas, para que o cliente possa ter sempre o melhor uso do gás natural.” E tudo isso, finaliza o Especialista, visando prover os maiores índices de competitividade na operação.

 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP