3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Um dia na vida de um trabalhador de uma smart city

Direto da Redação | [email protected]

Nesta edição, voltamos a falar das cidades inteligentes e por que o sucesso desse conceito depende das atividades que incluem o mundo de FM. Para quem não leu, essa é mais uma oportunidade.

Imagine que, essa manhã, o despertador de seu celular tocou dez minutos antes do habitual. O acesso a algumas regiões da cidade está fechado por causa dos preparativos para uma badalada festa de fim de verão, por isso se espera que os congestionamentos sejam maiores que o normal. Vai ter de pegar o ônibus mais cedo para chegar a tempo ao trabalho enquanto caminha em direção ao ponto de ônibus, seu celular sugere um pequeno desvio depois de sua caminhada, você se sente zerado e cheio de energia. Faz log-in no ponto de ônibus, dotado de conexão wi-fi e bluetooth, e o motorista do próximo ônibus é informado quando o ônibus chega, o embarque é feito com fluidez. Quase todos os passageiros usam bilhetes armazenados em seus celulares, então a perda de tempo se limita a um caso de pagamento em dinheiro. No ônibus, você saca um tablet da bolsa para ficar a par de diversas notícias e dos seus e-mails, usando o wi-fi de bordo, gratuito. De repente, percebe que esqueceu de carregar o celular, então o conecta ao ponto de carga USB que há junto de seu assento. Embora o tráfego seja muito lento, você consegue preparar a maioria dos seus e-mails de trabalho, então o tempo de viagem não foi perdido.

Você desce do ônibus na frente do seu escritório, e minutos depois seu chefe lhe informa sobre uma visita imprevista a um determinado lugar, por isso, você faz reserva em um programa de aluguel de veículos por horas. Pede um carro para o mesmo dia, com uma bicicleta dobrável no porta-malas.

Seu destino fica bem no centro da cidade. Por isso, quando chega em um bairro próximo, você deixa o carro compartilhado em um estacionamento e pega a bicicleta com a qual passará o resto do dia, economizando tempo e evitando congestionamentos. Seu aplicativo de deslocamentos lhe dá instruções pelo fone de ouvido bluetooth e oferece conselhos sobre como adaptar a velocidade na bicicleta a sua condição física. Como você sofre de asma, o aplicativo sugere uma rota que evita uma área especialmente poluída.

Esse relato feito por Marcin Budka, Pesquisador Principal de Ciência de Dados da Universidade de Bournemouth (Reino Unido), ao jornal espanhol El País em julho de 2017, é um exercício de imaginação sobre um dia na vida de um trabalhador de uma cidade inteligente (do inglês, smart city), um conjunto de tecnologias integradas para fornecer ao cidadão os meios para que sua vida se torne mais segura, rápida e barata.

Boa leitura!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP