Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

A nova era do facility management

Vai além da manutenção e atinge as áreas mais estratégicas das corporações

Por Sérgio Salomão*

Conforme a atividade econômica se recupera, as companhias precisam encontrar soluções para se manterem competitivas no mercado, e uma das formas de enxugar receita e diminuir os riscos é investir na contratação de mão de obra terceirizada. Quando se fala em facility management, em geral, as empresas pensam em serviços de manutenção, no entanto, este segmento vai além, atingindo áreas mais estratégicas dentro das companhias, chegando a ser entendido como fornecimento de expertise e tendências de mercado.

Tendo chegado ao Brasil nos anos 1990, o entendimento do serviço da área de facility management vem ganhando popularidade entre as empresas. No atual cenário de crise econômica, esse recurso é o mais indicado para aquelas companhias que desejam reduzir custos e garantir eficiência operacional, sem que isso interfira na qualidade do serviço prestado ao seu cliente final, gerando um impacto no bolso da empresa contratante de até 20% de economia com infraestrutura.

Ao terceirizar tarefas, a qualidade do serviço prestado pela empresa contratante pode ser melhorada, pois ela passa a focar apenas em sua própria especialidade. Portanto, ao contratar empresas de facilities, as companhias ganham com uma gestão mais dinâmica, efetiva e coesa. Tanto assim, que de acordo com a Associação Brasileira de Facilities (ABRAFAC), o setor movimentou, só em 2016, 100 bilhões de reais.

Todas essas práticas juntas são capazes de ajudar sua empresa a desenvolver qualquer projeto. No entanto, é preciso sempre estar atento à história da empresa e a sua integridade. As empresas de facilities precisam de qualidade, eficiência e agilidade, uma vez que o setor demanda um trabalho assertivo, habilidoso e competente, principalmente, em um cenário competitivo como o atual. A IMC Saste, por exemplo, uma das referências no segmento, possui 25 anos de atuação no mercado, oferecendo serviços para diversos segmentos, entre os principais atendimentos prestados estão os de facilities, logística, manutenção industrial, construção e montagem, e suporte à gestão. A companhia soma mais de 2,4 mil profissionais e colaboradores em atuação em projetos pelo Brasil.

* Sérgio Salomão é Presidente e Fundador da IMC Saste, Técnico em Contabilidade, Economista e Administrador de Empresas pela Faculdade de Economia São Luis.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP