Sorteios 11ª Expo
 

Limpeza profissional, um setor que não para de evoluir

Acompanhe a cobertura completa da 25ª edição da Higiexpo e do 26º Higicon, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo

Por Larissa Gregorutti

Organizada a cada dois anos pela (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a Higiexpo, maior evento de limpeza profissional da América Latina aconteceu em São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Em sua 25º edição, a feira atraiu um público de doze mil visitantes e 97 expositores. Veja na seção TPS (págs. 84 e 85) alguns produtos que estavam na exposição. 

Além disso, o evento contou com atrações de destaque, como a Área do Conhecimento, espaço destinado a cursos gratuitos e exclusivos sobre tendências, tecnologias e as principais demandas do setor de Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, e que estiveram lotados todos os dias da feira; o Higiexpo Fashion, com desfiles de uniformes e EPI’s com o objetivo de homenagear simbolicamente as equipes de limpeza; o espaço Destaque Inovação; e os eventos simultâneos das entidades parceiras.

Em paralelo à feira, aconteceu também o 26º Higicon – Congresso Internacional do Mercado de Limpeza Profissional, apresentando as principais tendências de mercado, inovações tecnológicas, além de conteúdos relevantes com temas globais e sustentáveis.

Segundo Sandro Haim, presidente da Abralimp, “A ideia da Higiexpo é realizar em conjunto, eventos simultâneos de facilities, de hospitais e de empresas de terceirização, que agreguem valor à feira, promovendo o conhecimento específico ao setor da limpeza. Além disso, por ser uma feira que acontece a cada dois anos, ela acontece com uma força maior, pois o público comparece com mais vontade de conferir as novidades do setor, o que é extremamente positivo para nós”.

Realizando a cobertura do 26º Higicon, a Revista INFRA acompanhou as palestras de renomados profissionais nacionais e internacionais. Confira!

Para falar sobre o que é preciso saber para sobreviver, crescer e prosperar no mundo de hoje, Francisco Alberto Madia de Souza, Diretor Presidente e Sócio do MADIAMUNDOMARKETING, explicou que o segredo do sucesso é o branding, para que produtos, serviços, instituições, celebridades, convertam-se em uma marca de qualidade, que more na mente no coração das pessoas e da sociedade. Que para isso, é preciso realizar o planejamento estratégico e se preocupar com a maneira que se apresenta para o mercado. E finalizou com o termo walk the talk, que significa que não importa como você vai andar, desde que o que você falou, corresponda com o seu caminhar.

Com o crescimento acelerado das cidades, favorecendo muitas vezes as infestações por animais exóticos perniciosos que causam prejuízos sociais e econômicos a toda população urbana, Randy Baldresca, Biólogo, Pesquisador, Professor da Academia de Engenharia e Arquitetura (A.E.A.) abordou a importância de agir com responsabilidade, para saber com qual espécie de animal se está lidando, no caso de infestações. Comentou que é preciso ter conhecimento no momento de realizar o diagnóstico, pois o combate feito de forma errada, pode até triplicar o número de animais exóticos no ambiente. Que a medida profilática deve ser tomada em sinergia entre a empresa contratada e o cliente, garantindo assim o melhor resultado.

Sobre como fazer negócios com essa nova geração de clientes, mais conhecedora sobre o negócio do seu interesse do que nunca, Ron Segura, Fundador e Presidente da Segura & Associates, empresa de consultoria de zeladoria sediada nos Estados Unidos, comentou que quanto mais informações, melhores negócios podem ser feitos e melhores decisões podem ser tomadas. Mas os clientes querem mais! Eles esperam serviços de excelência; esperam que os vendedores ofereçam conselhos e informações que irão ajudá-los; querem além de resultados imediatos, que lhe tragam ideias inovadoras; esperam que as empresas sejam capazes de fornecer informações que economizem seu tempo e esforço; querem negociar com empresas que tratem seus problemas pessoalmente; e muito mais atitudes, que superem as suas expectativas.

Com o tema “Tecnologia e informação: o poder da informação em suas mãos”, Leandro Karnal, Historiador, Doutor em História Social pela USP e Professor na UNICAMP, comentou que vivemos o desafio de uma crise econômica, em que o País enfrenta um pessimismo dominante. Todavia, esclareceu que é preciso ser realista, ouvindo um pessimista, porém agindo como um otimista. Que há uma inversão de valores, em que é a primeira vez que os mais jovens sabem mais que os mais velhos, no caso da tecnologia. Todavia, segundo Karnal, o futuro é nebuloso. A abundância de informação, não substitui a formação. Que é preciso usar a tecnologia, ser o protagonista e não ser uma extensão da tecnologia. Ressaltou que as escolhas são livres, mas as consequências não são, que não é possível não guardar dinheiro e ter dinheiro guardado. É preciso voltar ao foco, ser disruptivo, pensar diferente, usar a criatividade e ser corajoso. Tudo é uma questão de escolha, por isso é preciso ousar. Enquanto o mundo está andando, você está parado. É preciso administrar o tempo. E por fim, quem falar melhor inglês, for mais estratégico, estar mais atualizado, dominar mais técnicas, estará melhor.

Para falar sobre limpeza verde, Stephen Ashkin, considerado o “pai” da limpeza verde nos EUA, que trabalha na indústria de limpeza profissional há mais de 35 anos, comentou que a maior dificuldade do mercado é em definir o que é verde, que o foco não é apenas proteger o meio ambiente, mas que a chave é proteger a saúde das pessoas, pois muitos produtos tecnologicamente avançados, que dizem proteger o meio ambiente, podem causar problemas crônicos de saúde, como o câncer. Mencionou que os selos e as certificações tornam a escolha dos compradores mais fácil, com a garantia de que os produtos sejam realmente verdes. Além disso, é preciso que os equipamentos sejam ergonômicos. Tudo isso para que o mercado possa focar em sua atividade, e a limpeza seja bem-feita.

O setor de FM também marcou presença na Higiexpo

Evento simultâneo à Higiexpo, o Encontro Nacional de Facilities contou com a presença de um público de 200 profissionais da área de FM. Durante as palestras, Luciano Brunherotto, presidente da Abrafac e convidados falaram sobre a participação da ABRAFAC na Conferência Europeia de FM 2017, e apontaram como estamos e onde podemos chegar; Sandro Haim, presidente da Abralimp falou sobre a tendência do mercado de limpeza; Juliana Dias, da 99 Taxi e Marco Vasquinho da Smart Facilities falaram sobre indicadores da área de FM na visão do tomador e do prestador de serviços; e por fim, o evento contou com a participação da Master NeuroCoach Marynes Freixo Pereir, que abordou sobre o tema do seu livro, No Brain, No Gain -  O que ninguém conta sobre sucesso e fracasso.

“A ABRALIMP sempre esteve ao lado dos Facilities por entender que o serviço de limpeza e sua cadeia, tem um peso importante na administração de serviços de Facilities. Em retribuição e fortalecimento à essa parceria, oferecemos um espaço aos principais Grupos de Facilities, Real Estate, e Associação, a oportunidade de compartilhar conhecimentos e promover integração dos setores.

Esse ano as inscrições tiveram que ser encerradas antes de prazo pela enorme procura que tivemos. Parabéns aos Grupos, CORNET, GAS, GRUPO DE MULHERES de FACILITIES, GRUPAS, FACILITIES SERVICES e a ABRAFAC, por juntos realizarem esse brilhante Encontro Nacional de Facilities. Nos vemos em 2019! ” Clara Barreiros, Diretora de Facilities da ABRALIMP

Confira o depoimento dos representantes das entidades que apoiaram o evento.

“O Grupo Mulheres de Facilities é provavelmente a caçulinha dos grupos que participaram do Encontro Nacional de Facilities e certamente temos muito a aprender. Mas podemos já ver nesses quase 6 anos de existência o quanto o mercado evoluiu e como se posicionou. Como grupo fomos de 11 participantes em novembro de 2011 a 547 hoje e isto nos traz muita responsabilidade. Poder participar e agregar em um evento como esse onde reunimos tantas pessoas e foi possível contribuir com o crescimento e conhecimento destes profissionais nos dá muito orgulho e a certeza que estamos seguindo no caminho certo. ” Andrea Cerqueira, Presidente do Grupo Mulheres de Facilities

“O Encontro Nacional de Facilities deste ano foi um sucesso! Primeiro, pela disponibilidade da Abralimp em nos oferecer o espaço e segundo pela união dos grupos e algumas empresas do mercado para fazer acontecer.

E por incrível que pareça, isto mostra que o mercado ainda está carente de eventos, mas eventos com valores acessíveis, pois neste caso a inscrição era gratuita para quem participava de algum dos grupos organizadores.

Atualização e networking foram os benefícios deste evento. Inclusive já recebi várias mensagens solicitando a data do próximo. #juntossomosmaisfortes” Fátima Sousa, do Grupo Facilities Services

“Me senti honrada em participar do Encontro Nacional de Facilities, que foi extremamente bem organizado e contou com o apoio dos maiores nomes do nosso setor. Tivemos a oportunidade de falar da importância do fator humano nas operações, e perceber que uma vez já implantados os processos que tanto discutimos em outras oportunidades, estamos nos voltando para as pessoas. Gente merece atenção! Saúde, bem-estar, qualidade de vida e felicidade passam a fazer parte de nossa equação como gestores de facilidades, mas principalmente de pessoas, e os painéis refletiram essa evolução." Gabriella Marques, Diretora de Eventos Corenet Global

“A essência do GAS é a troca de experiências, melhores práticas, benchmarking entre as empresas integrantes do Grupo, desta forma, a participação nos eventos da área é de suma importância e relevância para todos. Nesse aspecto, participar do Encontro Nacional de Facilities trouxe ao GAS a oportunidade de estar em sintonia com as novas ideias e práticas de importantes companhias envolvendo a necessidade diária de inovação para fazer frente a realidade cada vez mais desafiadora no mundo dos facilities. Com certeza o GAS saiu fortalecido do Encontro levando na bagagem ótimos conteúdos para discussões e reflexões. ” José Pedro C. Perozzi, Presidente do GAS

“Casa cheia e satisfação estampada no rosto, desde a abertura ao encerramento, são registros inconfundíveis de que o Encontro Nacional de Facilities 2017 superou as expectativas de todos os presentes. Este sucesso só foi possível graças à iniciativa ABRALIMP, da efetiva contribuição do GRUPAS e demais entidades parceiras, na co-formatação e organização do evento, da criteriosa escolha dos temas, e da qualidade e conteúdo apresentados pelos palestrantes. O que vivenciamos neste dia foi exemplo vivo de que precisamos comungar forças, em múltiplas mãos e bandeiras, para o contínuo fortalecimento e emancipação estratégica do profissional de FM nas estruturas organizacionais.” José Severiano D. Santos, Presidente do GRUPAS - Grupo de Gestores de Facilities.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP