3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Soluções para espaços corporativos e projetos de arquitetura

As últimas tendências do setor

CDB INAUGURA MODERNA UNIDADE

A acr arquitetura assina mais um projeto para o Centro de Diagnósticos Brasil, o CDB Morumbi. A nova unidade, uma das mais modernas e completas da rede, fica em um edifício de sete pavimentos com cerca de cinco mil m². Atualmente, o CDB é um dos maiores e mais completos centros de medicina diagnóstica da América Latina.

Um dos destaques do projeto arquitetônico é a fachada em pele de vidro de baixo índice de absorção solar, o que possibilita a iluminação natural nos ambientes ao máximo. Outra característica importante foi a criação de acessos estratégicos em desníveis para o estacionamento e a área de serviços, já que o terreno é irregular.

Desenvolveu-se, ainda, um pórtico na cor de aço corten que funciona também como “brise” para o controle solar, além de uma marquise metálica na entrada que ultrapassa para o interior, sob um enorme pé-direito duplo, que proporciona acolhimento e conforto aos clientes. Internamente, essa marquise, que é uma grelha metálica, transforma-se em uma imensa luminária e demarca os ambientes.

A iluminação ganhou destaque com o uso da tecnologia LED. Utilizou-se piso vinílico modelo madeira e alguns revestimentos no mesmo padrão.

Como em ambientes de saúde as necessidades de alterações no layout são frequentes, essa questão foi equacionada com medidas estratégicas como o fechamento com divisórias do tipo Drywall atrás da pele de vidro, janelas para tomada de ar e saída do tubo Quench das ressonâncias magnéticas e vedação do edifício com painéis do tipo Dânica – de aço zincado pré-pintado com isolante de lã de rocha (matéria-prima ecologicamente correta e de alta resistência ao fogo e isolante térmico), que tem montagem rápida, baixa manutenção e fácil desmontagem para a troca futura de equipamentos.

Duas circulações verticais, com elevadores e escadas, foram projetadas para serem utilizadas de formas distintas separando clientes e funcionários. Uma decisão importante, pois evita conflitos e transtornos com o transporte de macas, lixo, suprimentos e mudanças.

Segundo Antonio Carlos Rodrigues, Diretor da acr arquitetura, esse foi um projeto bastante complexo, com o total aproveitamento da área produtiva e com fluxo inteligente e amigável para que o cliente se localize com maior facilidade dentro da estrutura. “Consideramos isso fundamental para que o usuário se sinta seguro”, destaca.

De acordo com o arquiteto, os usos estratégicos de cada recurso precisam estar aliados a um fluxo bem planejado, que garanta acessibilidade e conforto – inclusive térmico e acústico, e a projetos esteticamente atraentes e com operações funcionais e seguras. Também é importante que estejam alinhados à filosofia do cliente e às normas vigentes do setor de saúde para a garantia de sucesso do empreendimento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP