Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Edifício Pátio Victor Malzoni conclui sua Estação de Tratamento de Efluentes

Sistema vai tratar 100% do esgoto do empreendimento e reduzir em 50% os gastos com serviço público de água e esgoto


O Edifício Pátio Victor Malzoni, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo, concluiu a ampliação de sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e passa agora a tratar a totalidade do seu esgoto. Com isso, 100% da água com impurezas gerada no empreendimento passa a ser severamente tratada e despoluída para ser reutilizada para fins menos nobres, zerando o fluxo de esgoto enviado pelo edifício para a rede pública de coletores.

A ETE do Pátio Victor Malzoni tem capacidade para tratar 5.500m³ de esgoto por mês e utiliza processo aeróbio que, além de não gerar odores, é o mais moderno que existe. O sistema é totalmente automático e o monitoramento dos parâmetros de qualidade são realizados online de forma a garantir a qualidade no fornecimento da água resultante do processo.

De acordo com Flávio Engel, Gerente de Operações Prediais da CBRE - administradora do condomínio -, além do enorme ganho ecológico, a conclusão da ETE vai proporcionar redução de gastos no médio prazo para o empreendimento. "Com o sistema totalmente em operação, além de contribuirmos com a proteção ambiental, vamos ter uma economia de cerca de 50% dos nossos gastos com a concessionaria de serviço público de água e esgoto", diz.

A Estação de Tratamento de Esgoto do edifício está integrada à Estação de Tratamento de Água (ETA), implantada desde 2015, que permite a coleta de água da chuva e do lençol freático, de condensação (ar-condicionado) e água cinza (pias e lavatórios de banheiros) para o reuso não potável. A água tratada tanto na ETE quanto na ETA tem como destino o reuso em descarga sanitária, irrigação de jardins, lavagem de pisos etc.

A iniciativa faz parte do programa EcoMalzoni implantado em outubro de 2015 no empreendimento, que tem como mote 'Transformar Espaços e Pessoas', diminuindo desperdícios e aumentando a conscientização e o envolvimento dos usuários do condomínio para questões de qualidade de vida e sustentabilidade. Além das duas estações de tratamento, o edifício tem um programa de gerenciamento de resíduos para geração de adubo orgânico (horta subterrânea), usina termoelétrica própria, tomadas para 30 carros elétricos e 141 híbridos e serviços para estimular o uso de bicicleta.

Comentário(s):

Gabrielli Fonseca de Oliveira - [email protected]
Olá, tudo bem? Eu tenho 16 anos, sou estudante do Ensino Médio, bolsista do Colégio Bandeirantes e estou desenvolvendo um projeto junto com mais duas amigas. Nós estamos projetando a criação de um sistema de tratamento de esgoto adaptável e ecológico nas residências da cidade, com um enfoque para as comunidades carentes, que muitas vezes não têm acesso a uma rede de tratamento de esgoto e acaba por tê-lo despejado em rios e córregos das proximidades, poluindo-os. Atualmente, o nosso projeto está na fase de intensa pesquisa. A Estação de Tratamento de Efluentes criada no Edifício Malzoni, num sistema aeróbico e 100% sustentável atraiu nossa atenção. Mais que isso, nos identificamos com o sistema criado. Sendo assim, ficamos muito inspiradas e engajadas em conhecer o funcionamento deste de perto. Por conta disso, gostaria de perguntar se podemos agendar uma visita para observarmos o funcionamento do sistema e, claro, o citaríamos em nossa Pesquisa Bibliográfica. Também gostaríamos de pedir, se possível, o contato com o responsável pelo sistema e/ou edifício, pois também teríamos a oportunidade de explicar o nosso projeto com mais detalhes. Desde já, muito obrigada pela atenção! Atenciosamente, Gabrielli.
Maria Aparecida Baciglieri - [email protected]
Gostaria de conhecer o Patio Malzoni e o processo de tratamento de esgoto se for possível. Interessante esse sistema de tratamento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP