Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Natália Nespatti

Como a tecnologia pode auxiliar na melhoria de processos de Gerenciamento de Facilidades

Benefícios do curso - O MBA/USP - GF possibilitou-me, além de ampliar meu networking, ter aulas com profissionais referência em suas respectivas áreas, o que é imprescindível em um MBA, afinal, o investimento não é pequeno e não se espera nada além de professores com bagagem profissional e estudos de caso reais e atuais. Iniciei o curso com 26 anos, relativamente nova e contrariando as indicações profissionais, de somente fazer MBA com uma carreira mais estabelecida, eu possuía um cargo (e também uma visão de mercado bem operacional). Hoje em dia presto consultoria de processos e de qualidade para uma empresa do ramo de transportes e divido minha carreira com o esporte (também sou lutadora de MMA, tenho quase 12 campeonatos agendados este ano), ou seja, posso dizer que o MBA mudou minha vida, auxiliou-me a crescer profissionalmente, ter o tempo livre que precisava para dar início ao meu sonho, deixar de trabalhar operacionalmente para utilizar meu capital intelectual. Como um de meus professores dizia, o caminho de um Gestor de Facilidades deve ser from basement to base, ou seja, o MBA pode possibilitar ao profissional desenvolver-se ao ponto de sair da operação e fazer parte de uma direção ou uma consultoria.

Tese da monografia - O meu tema foi bem inovador: “Como a tecnologia pode auxiliar na melhoria de processos de gerenciamento de facilidades”, pois há pouco referencial teórico em português. Faço parte da geração Y e tive meu primeiro computador aos nove anos. Apesar de não ter cursado tecnologia da informação, sou muito curiosa, inclusive sobre programação. Foi por meio de um projeto que encabecei na última construtora na qual trabalhei, uma implantação de tablets para substituição de planilhas para checklist de obras, que percebi que algo tão simples e com investimento baixo poderia trazer muitos resultados, principalmente se levarmos em consideração a mobilidade e redução de custos que este projeto trouxe. Como disse anteriormente, a falta de referencial teórico sobre tecnologia e sobre GF talvez se dê porque poucos profissionais possuem tempo hábil para se enveredar de forma acadêmica e também pela resiliência que os mais maduros tendem a ter quando falamos de tecnologia como coadjuvante do gestor de facilidades para os processos operacionais.

Perfil

Sou formada em Hotelaria pela UNIP, fiz curso de GF antes de iniciar o MBA com a Facilities Services e outras centenas de cursos de hospitalidade e línguas. Em síntese, presto consultoria de processos e de qualidade para uma empresa do ramo de transportes e atuei como GF em uma empresa do ramo de construção civil e em Property Management na CBRE e na Cyrela.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP