Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Mauro Sérgio Kyriazi Campos

Gestão de riscos para operações de FM

Benefícios do curso - Quando decidi fazer o MBA/USP - GF atendi a um chamado íntimo que dizia que somente por meio da educação formal é possível dar um salto qualitativo real na profissão. Naquele tempo, um profissional da área de serviços, com tantas e diferentes atribuições, era muito difícil e quase ninguém se interessava em saber. Com esse pano de fundo, iniciei o curso e dediquei-me ao estudo  e esse comprometimento fez muito bem para mim e a empresa onde trabalho. Não somente fui reconhecido internamente como também pude organizar melhor as minhas aspirações profissionais ao tomar contato com um mundo de possibilidades e ampliar meu networking. Ter o conhecimento formal e estruturado possibilitou expandir minha atuação dentro da empresa e ocupar uma posição de destaque. Foi muito gratificante, apresentar ao CFO da empresa, vindo de Genebra, o conceito de Facilities e os benefícios de se organizar uma estrutura. Para minha surpresa, no ano seguinte, era anunciada uma estrutura global com vice-presidente e fui alçado a um posto regional, assumindo enormes responsabilidades. Só tenho a agradecer tudo que o MBA em Gerenciamento de Facilidades fez por mim como profissional e por consequência refletiu na minha vida privada.

Tese da monografia - A tese da minha monografia, defendida e aprovada, foi sobre “Gestão de Riscos”. Neste trabalho busquei alertar para a constante necessidade de avaliarmos os riscos a que a operação de FM está sujeita e investiguei as ferramentas que existiam na época para fazer um levantamento de riscos de forma estruturada. O tema é muito vasto mas, para exemplificar, vejamos uma operação de shopping center, onde um dos riscos pode ser o de uma pessoa se ferir enquanto faz compras (como por exemplo, quando uma parte do teto de um famoso estabelecimento caiu sobre uma pessoa) e isso pode afetar muito a imagem e a rentabilidade daquele local. O profissional de Facilities deve mudar o olhar com que administra suas instalações. Mas, como saber o que oferece risco às pessoas, mapear e organizar um plano de ação? Pois bem, isso é o que a gestão de riscos tem a contribuir para o FM e isso é muito sério e impactante para ser negligenciado.

Perfil

Sou Engenheiro Civil pela Poli-USP, com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela Poli-USP e Especialização em Ciclo de Vida do Ambiente Construído pela University of Salford (Inglaterra). Fundador e atual Conselheiro da Abrafac (Associação Brasileira de Facilities) onde venho trabalhando pela valorização do profissional e desenvolvimento do setor. Ganhei o Prêmio Abrafac “Melhores do Ano 2008”. 

Com 17 anos de vivência em Facilities Management em empresas de grande porte, atualmente trabalho na Firmenich, multinacional de origem Suíça, como Diretor de Facilities e Real Estate para a América Latina e estou iniciando um novo e amplo projeto como Diretor de Melhoria Contínua dentro da divisão global de Facilities. Dentre os inúmeros projetos desenvolvidos destacam-se a gestão operacional de Facilities em 6 localidades diferentes, abrangendo escritórios, laboratórios e fábricas no Brasil, Argentina, Colômbia e México, garantindo que o edifício colabore com o trabalho e os objetivos da empresa, que o ambiente esteja adequado e alinhado para o sucesso de todos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP