Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Lidia de Oliveira Guimarães Moraes

Estudo da estrutura da informação no processo de gerenciamento da manutenção de edifícios de escritórios

Benefícios do curso - A área de Facilities demanda um conhecimento e imediatismo diferentes de outros setores da Engenharia e Administração. Normalmente, o tempo não é uma alternativa. Os resultados esperados são para curtíssimo prazo, com retornos significativos em operacionalidade e custo. Ainda somos vistos como “despesa”, “mal necessário” e “subserviço” por grande parte dos clientes para os quais prestamos atendimento como área colaborativa.

O MBA/USP - GF fez com que eu pudesse ampliar o conhecimento dos processos e sistemas que envolvem a área e o meu entendimento em todos os setores que podem servir como facilitadores em qualquer tipo de corporação. Consegui ter uma visão holística e agregar diferentes formas de compreender as operações FM, tanto na parte teórica quanto no compartilhamento com pares do setor que estavam na minha sala, durante o período do curso. Foi gratificante e encorajador, para um novo modelo de projeto profissional e plano de carreira, além de entender como tornar o FM um processo que agregue valor e vantagem competitiva ao nosso cliente e à nossa empresa.

Tese da monografia - Meu trabalho foi intitulado “Estudo da estrutura da informação no processo de gerenciamento da manutenção de edifícios de escritórios”  e a ideia da monografia foi estudar uma ferramenta estratégica e de suporte para decisão do Gerente de Facilidades em operações de manutenção de edifícios de escritórios. Principalmente, para que este profissional reconheça a informação como elemento de decisão em processos de gerenciamento e consiga mapear o conjunto de informações que deve ser priorizado pelos responsáveis pelo Gerenciamento de Facilidades de edifícios de escritórios. Além disto, também foi discutida a necessidade da análise das características destas informações. O gerenciamento da informação contribui para que se possa tomar decisões mais coerentes, assertivas, ágeis e confiáveis. Foi desenvolvida uma matriz de relevância x dificuldade de obtenção das informações como resultado da análise de pesquisa encaminhada a diversos Gerentes de Facilidades do mercado.

Perfil

Sou Engenheira Civil formada pela Universidade de Taubaté, Designer de Interiores pela Escola Panamericana de Artes e MBA em Gerenciamento de Facilidades pela USP. Tenho 17 anos de experiência na área de Facilities e contratos de terceirização. Atualmente trabalho na Sodexo do Brasil como Consultora de Desenvolvimento Técnico em Facilities Management, sou responsável pela elaboração de equipe e planos de manutenção predial, contratação de parcerias e orçamento técnico para proposta em hard e soft facilities. Anteriormente, trabalhei na Cushman & Wakefield como Gerente de Operações dos contratos Serasa Experian e Brazilian Financial Center. Na Envision PM fui engenheira responsável pelo controle financeiro, gestão de contratos do cliente (Incorporadora Squarestone) e pelo acompanhamento do desenvolvimento de projetos da parte civil e instalações prediais da construção do Golden Square Shopping em São Bernardo do Campo. Também fui Engenheira de Manutenção da Concessionária Ecovias dos Imigrantes e Gerente da Área de Serviços Urbanos da Prefeitura Municipal de Taubaté por duas gestões.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP